[BCN10] Portugal pode ir às medalhas

Domingo, 25 Julho 2010
[BCN10] Portugal pode ir às medalhas

Atletas femininas detêm as esperanças nacionais.

Este Europeu de Ar Livre apresenta uma selecção nacional com baixas de vulto, mas ainda assim com hipóteses legítimas de alcance de medalhas. 

Na última edição do Europeu de Ar Livre, disputada em 2006 na cidade de Gotemburgo (Suécia), Portugal chegou às quatro medalhas : Francis Obikwelu com o Ouro nos 100 e 200 metros, Naide Gomes com a Prata no salto em comprimento e João Vieira com o Bronze nos 20 Km Marcha. Apresentando estes mesmos três atletas, Portugal só deverá ser legítimo candidato às medalhas com Naide Gomes, que volta a representar-se no salto em comprimento, com uma das melhores marcas entre as inscritas.Francis Obikwelu, que só objectiva a final e João Vieira, regressado de uma lesão, não deverão conseguir os feitos de Gotemburgo.

Na luta pelas medalhas estarão outros atletas, que desde Gotemburgo melhoraram ou entretanto se estrearam em competições internacionais. Jéssica Augusto e Sara Moreira são favoritas à medalha nas provas de 5000 e 10000 metros, com as duas fundistas portuguesas num bom momento de forma. Dulce Félix poderá funcionar como um auxílio extra a estas duas atletas portuguesas. A turca Elvan Abeylegesse será a grande adversária das portuguesas, com melhor registo nesta época.

Nas provas de marcha, nos 20 Km femininos, Vera Santos é uma clara candidata às medalhas, apesar de no Campeonato de Portugal ter sido superada por Ana Cabecinha e Inês Henriques, as duas que poderão até ser outsiders nesta competição, não só pelo momento de forma, como também pelo historial apresentado, Ana Cabecinha foi 8ª nos Jogos Olímpicos, por exemplo.

Também Marisa Barros poderá eventualmente pensar nas medalhas, uma aspiração razoável se tivermos também em conta o 6º lugar alcançado nos passados Mundiais de Ar Livre, como também a sua época, este ano. Fernanda Ribeiro, na sua sexta participação em Europeus, Ana Dias e Mónica Rosa serão o quarteto que poderá lutar para um bom resultado colectivo, a contar para a Taça da Europa de Maratona. Com iguais aspirações a um resultado positivo para a Taça da Europa de Maratona deverão estar os maratonistas masculinos, com uma equipa coesa e com bons resultados passados, composta por Alberto Chaíça (oitavo em Gotemburgo), José Moreira e Luís Feiteira (top-10 no passado Mundial) e ainda Fernando Silva e Hermano Ferreira. Resta saber se o colectivo funcionará como em Berlim, já que é de esperar que alguns dos portugueses tentem lutar pela classificação individual, exagerando ritmos de corrida.

Podem-se ainda esperar surpresas noutras provas, embora esta seja uma possibilidade mais reduzida. Casos de Marco Fortes (Peso), Francis Obikwelu (100 m), António Pereira (50 Km Marcha), podem ser uma surpresa positiva, embora seja sempre com uma probabilidade mais reduzida de acontecer.

Entretanto está definido quem levará a bandeira de Portugal na cerimónia. Naide Gomes, uma das mais experientes atletas do grupo e das maiores candidatas a medalha, levará a bandeira nacional, face à ausência de Fernanda Ribeiro nos primeiros dias de competição, já que os fundistas e alguns dos lançadores só deverão chegar a Barcelona a meio da semana.

Enviados Especiais : Edgar Barreira, Filipe Oliveira e Pedro Moreira

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2