O Centro de Alto Rendimento do Atletismo inaugurado.
Foi ontem que uma história de muitos anos foi concluída. A nave coberta do Jamor finalmente foi inaugurada e equipara-se às melhores infra-estruturas mundiais.
Cerca de 4.5 milhões de euros, foi o que custou a Nave Coberta do Jamor, uma nave só para o atletismo, que servirá, essencialmente, os atletas de elite, com estatuto de Alta Competição. Inaugurada pelo ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, naturalmente acompanhado pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, a inauguração foi assim o marco histórico de um projecto que se arrastou ao longo dos anos.
Desde há duas décadas que o atletismo tem esta infra-estrutura programada como eixo do seu desenvolvimento e foi apenas com o actual governo que a infra-estrutura começou a ser, de facto, projectada. Junto da pista nº2 do Complexo Desportivo do Jamor, onde se situavam as antigas bancadas, está agora erguida uma estrutura moderna e aprovada pela maioria dos atletas de Alta Competição. Nelson Évora, Naide Gomes, Francis Obikwelu, entre outros, várias vezes reclamaram esta infra-estrutura, pela dificuldades de treino no Inverno.
A nova Nave Coberta possui seis corredores de 60 metros, para o treino de velocidade e barreiras, caixas de areia e corredores de balanço para os saltos horizontais, um sector para o salto em altura e outro para o salto com vara e ainda um sector para os lançamentos. Além disso, esta nave coberta tem ainda locais para análises biomecânicas, além de vários tipos de tecnologia, onde se incluem câmaras de vídeo de alta velocidade e definição, ecrãs de projecção, entre outros. Também um ginásio de musculação e para exercícios gímnicos básicos estarão à disposição dos melhores atletas do país. Incluídos neste projecto está o melhoramento e apetrechamento das pistas nº1 e nº2, além do Departamento Médico.
Assim a aposta desta Nave Desportiva é fundamentalmente direccionada para os principais atletas portugueses e também para os treinadores, onde a Federação Portuguesa de Atletismo, através dos seus Centros de Formação, espera dinamizar uma melhoria técnica das formações de treinadores. Também a visita das escolas está no roteiro dos objectivos deste CAR, que será dirigido por Jorge Vieira, que já executou as funções de Director Técnico Nacional e está na actual estrutura directiva da Federação Portuguesa de Atletismo.
|