Campeonato de Portugal - dia 2

Domingo, 18 Julho 2010
Campeonato de Portugal - dia 2

Dulce Félix e Sandra Tavares destaques da segunda jornada.

Neste segundo dia de campeonatos, o sector feminino melhorou, em relação ao primeiro dia. 

Este segundo dia de provas do Campeonato de Portugal trouxe mínimos, europeus, para o próximo Europeu de Ar Livre, sem que fosse obtido qualquer recorde nacional ou mínimos nacionais. O dia foi ainda marcado por um pequeno incidente no lançamento do disco.

PEDRO RIBEIRO E GASPAR ARAÚJO GARANTIRAM BARCELONA

Os 3000 metros obstáculos eram uma das provas mais aguardadas neste Campeonato de Portugal, já que estavam em disputa mínimos para os Europeus de Ar Livre por parte de dois atletas: Pedro Ribeiro (Maia AC) e Mário Teixeira (Sporting). Ao longo da prova os dois correram juntos, mas com Pedro Ribeiro a destacar-se e acabar por triunfar com o tempo de 8.37,85 minutos, contra os 8.39.26 minutos de Mário Teixeira, ambos mínimos internacionais mas não mínimos portugueses. Se o primeiro garantiu a presença em Barcelona, juntando-se a Alberto Paulo, Mário Teixeira terá de esperar pela saída da convocatória para o saber.

No salto em comprimento, Gaspar Araújo, que havia alcançado mínimos internacionais na semana que passou, triunfou com 7.62 metros, uma marca que em conjunto com a que tinha como melhor, terá permitido que o Seleccionador Nacional confirmasse a sua presença em Barcelona.

As restantes marcas alcançadas não tiveram uma grande expressão, embora tenham existido outras provas interessados. Foi o caso dos 800 metros masculinos, onde João Brás (Torreense) surpreendeu os principais candidatos e, aproveitando uma corrida muito táctica, apareceu nos metros finais com um ataque à corda, sagrando-se campeão nacional com 1.52,28 minuto. Uma luta interessante ocorreu, também, no salto em altura, com vitória de Roman Gulyi (Sporting) a 2.11 metros, mas com uma boa marca de Ricardo Nunes (Benfica) que ultrapassou a fasquia a 2.08 metros.

A última prova do programa-horário foi a do Disco masculino, onde Jorge Grave (Sporting) triunfou com um lançamento de 56.91 metros, a melhor marca nacional do ano. Contudo o que marcou o concurso foi o atingir de um disco em uma medidora dos lançamentos. Marco Fortes (Benfica), no seu segundo ensaio, fez um lançamento para lá dos 50 metros, que atingiu a zona peitoral da referida medidora, que foi prontamente assistida, embora aparentemente sem consequências de maior.

O REGRESSO DE DULCE FÉLIX E A HOMENAGEM A CÉU NUNES

As provas femininas acabaram por brilhar bem mais que ontem e o regresso de Dulce Félix (SC Braga), logo com mínimos internacionais nos 5000 metros, foram uma mais valia. A bracarense, que parece já ter recuperado de uma lesão que contraiu em Março passado, mostrou-se num bom nível de forma, ao ganhar em 15.44,89 minutos, a quase 12 segundos dos mínimos nacionais, mas dentro dos mínimos internacionais. Já com mínimos nos 10000 metros, Dulce Félix deverá seguir a mesma tendência que Sara Moreira e Jéssica Augusto, apostando na dupla distância (5000 e 10000 metros), no Europeu de Ar Livre.

Um excelente concurso de salto com vara, provavelmente um dos melhores disputados em Portugal, só com portuguesas, teve como vitoriosa Sandra Tavares (Porto), que voltou a confirmar os mínimos para Barcelona, saltando 4.30 metros. A saltadora portuguesa ainda tentou os 4.42 metros, sem efeito, na sua investida para bater o recorde nacional. Com 4.20 metros terminaram Elisabete Ansel (2ª) e Eleonor Tavares (3ª), embora Elisabete Ansel não tenha conquistado o seu objectivo, os mínimos para Barcelona.

Apagada, pelo aparente cansaço, esteve Naide Gomes (Sporting), que apenas realizou um salto válido, na prova de salto em comprimento, conseguindo ser campeã nacional com 6.53 metros, seguida por Marta Godinho (6.06 metros). Sílvia Cruz (Sporting), no lançamento do dardo, fez a melhor marca nacional da época ao lançar 55.87 metros.

Maria do Céu Nunes, hoje quinta classificada nos 800 metros (2.11,67 minutos), recebeu uma homenagem das suas colegas de especialidade, uma homenagem pela sua carreira de mais de 20 anos que hoje terminou, num ano em que completa 34 anos de idade. Foi aliás a própria que entregou as medalhas a Sandra Teixeira (2.08,39), Joana Costa (2.10,53) e Neide Dias (2.10,71), numa prova onde Jéssica Augusto foi quarta classicada com o tempo de 2.10,97 minutos.

SELECCIONADOS SAEM AMANHÃ

São esperados entre 39 a 40 atletas para o Europeu de Ar Livre, uma das maiores participações portuguesas nesta competição, onde alguns atletas portugueses serão candidatos a medalhas. José Barros, seleccionador nacional, esteve ao longo do fim-de-semana em Leiria a acompanhar as competições e já terá uma lista mental de todos aqueles que irão a Barcelona. A dúvida será o levar de atletas com mínimos internacionais, apesar de não terem cumprido os mínimos portugueses, avaliação que terá decorrido da observação das provas que se disputaram este fim-de-semana em Leiria.

TECNOLOGIA MELHOROU COBERTURA DESTE CAMPEONATO DE PORTUGAL

Uma das maiores coberturas de Campeonatos de Portugal foi realizada, este fim-de-semana, em Leiria. A transmissão televisiva do evento, em directo, para o Estádio Dr. Magalhães Pessoa, com reprodução dessas imagens também em directo para a internet, bem como comentários escritos e resultados automáticos, tornaram esta numa experiência óptima para próximas ocasiões.

Vencedores

Masculinos

200 metros (v:+0,3): André Bivetti, Sporting 21,82
800 metros: João Brás, SCUT 1.52,28
3000 metros obstáculos: Pedro Ribeiro, Maia 8.37,85
400 metros barreiras: Ricardo LimaM Sporting 52,95
Altura: Roman Guliy, Sporting 2,11
Comprimento: Gaspar Araújo, Sporting 7,62 (-0,6)
Disco: Jorge Grave, Sporting 56,91
Martelo: Dário Manso, Sporting 70,73
4x400 metros: Gira Sol 3.25,52

Femininos
200 metros (v:+0,6): Carla Tavares, Sporting 24,45
800 metros: Sandra Teixeira, Sporting 2.08,39
5000 metros: Dulce Félix, SC Braga 15.44,89
400 metros barreiras: Patrícia Lopes, Sporting 58,81
Vara: Sandra Tavares, FC Porto 4,30
Comprimento: Naide Gomes, Sporting 6,53 (+0,3)
Peso: Antónia Borges, Sporting 15,85
Dardo: Sílvia Cruz, Sporting 55,87
4x400 metros: Benfica 4.00,11

Ana Dulce Félix
Após lesão, Ana Dulce Félix fez um regresso às pistas em muito bom estilo.

Naide Gomes
O único salto válido de Naide Gomes, que teve uma prestação menos conseguida.

Céu Nunes
Homenagem à carreira de Céu Nunes, com a presença do presidente da FPA, Fernando Mota.

Gaspar Araújo
Gaspar Araújo foi o vitorioso no salto em comprimento masculino e garantiu presença para Barcelona.

800 m Masculinos
A vitória surpreendente de João Brás, nos 800 metros masculinos.

Enviados Especiais : Edgar Barreira, Joana Oliveira (fotos) e Pedro Moreira

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2