Nelson Évora regressou às competições.
Neste primeiro dia, destaque para as vitórias de Marco Fortes (Peso) e Ana Cabecinha (10000 metros marcha). Não aconteceram novos mínimos.
O Campeonato de Portugal regressou a Leiria na edição de 2010 e teve uma primeira jornada morna, mas sem deslumbrar. O sector masculino foi mais forte que o sector feminino e os atletas com mínimos para o Europeu de Ar Livre, na generalidade, cumpriram. A surpresa foi mesmo o regresso de Nelson Évora, numa altura em que tal não se fazia esperar.
O REGRESSO DE NELSON, O PODEROSO MARCO FORTES E O EXPERIENTE JOSÉ RAMOS
Marco Fortes (Benfica) protagonizou uma das melhores provas da tarde, depois de se ter sagrado campeão nacional com a marca de 20.57 metros. Começou o concurso de forma poderosa, com dois lançamentos a 20.57 metros, marca com que terminaria. Com três lançamentos acima dos 20 metros e dois acima de 19.50 metros, Marco Fortes apenas anulou um ensaio. “Faz tudo parte de um plano e tem tudo corrido bem”, considerou no final, embora sinta falta de rimo. O atleta, que apenas irá para Barcelona a 28 de Julho, com o grupo dos fundistas, pretende ainda melhorar durante os seus treinos.
Uma das provas mais surpreendentes da tarde foi a do triplo salto, onde Nelson Évora (Benfica) esteve presente, apesar de nada o fazer esperar. O atleta que havia declarado só competir para a próxima época, foi derrotado pela falta de adrenalina e veio a Leiria “divertir”. Improvisando uma corrida mais curta que o habitual, mais preocupado com os aspectos técnicos, Nelson Évora foi campeão nacional com 16.36 metros, ficando a boa notícia de ausência de dores, após a cirurgia que o tem mantido fora das pistas. “Já estava a treinar e o meu treinador viu que estava a treinar sem dores”, disse Nelson Évora, justificando a sua presença em Leiria. “Agora é férias e recuperar o tempo perdido”, completou o campeão olímpico que em breve recomeçará a treinar com vista à participação no Europeu de Pista Coberta, do próximo ano.
Vitorioso nos 100 metros, Francis Obikwelu (Sporting) correu em 10,30 segundos, ficando a ideia que podia até ter sido melhor, depois de um pior momento no meeting de Barcelona. “Estou muito contente e estou a recuperar bem”, disse o velocista português que recupera de uma contractura na parte anterior da coxa, de 5 milímetros. Quanto ao Europeu de Ar Livre, Obikwelu participará nos 100 metros e também nos 200 metros, confirmou hoje o atleta, que apostará tudo nos 100 metros em Barcelona.
Já perto dos 42 anos, José Ramos (Conforlimpa) foi uma das surpresas da competição, já que conquistou o seu oitavo título nacional em Campeonatos de Portugal, o sexto em 5000 metros e é agora o segundo mais vitorioso de sempre na distância, apenas batido por Manuel Dias, que possui 8 títulos. O tempo de 13.57,81 minutos não esperado pelo fundista português : “É uma sensação óptima, não estava à espera! O Campeonato de Portugal é uma prova sempre especial”. O atleta que faz os 42 anos no próximo dia 28 deste mês, não colocará para já um fim à sua carreira e garante que continuará a sua preparação “ano a ano”.
Nos 1500 metros, Hélio Gomes (Sporting) esteve longe dos seus objectivos, correndo em 3.45,48 minutos, mas nesta prova outro atleta brilhou. O juvenil Emanuel Rolim (Benfica), quarto classificado, correu a distância em 3.47,57 minutos, novo recorde nacional, com quase um segundo de melhoria. O anterior recorde estava na mão de Paulo Estiveira, desde 1987, aquele que era o mais antigo recorde nacional de juvenis em provas oficiais.
De resto, resultados regulares, com destaque para a surpresa da vitória de Diogo Ferreira (Benfica), no salto com vara, destronando Edi Maia (Sporting) com o mesmo registo, 5. 20 metros, beneficiando de um concurso todo ele certinho, sem falhas.
10000 METROS MARCHA, DESTACARAM-SE...NA MEDIOCRIDADE
A marcha acabou por ser uma das provas de destaque já que Ana Cabecinha (CO Pechão) lutou até final pelo título feminino e obteve-o com uma das melhores marcas da sua carreira nos 10000 metros marcha (43.19,51), a 11 segundos do seu recorde de Portugal. A disputa foi feita com Inês Henriques (CN Rio Maior) que foi segunda classificada (43.38,64), enquanto Vera Santos sofreu hoje uma derrota menos habitual, ao terminar no terceiro lugar (43.52,73).
Sara Moreira (Maratona CP) fez uma das melhores marcas da tarde, ao correr os 1500 metros no registo de 4.14,63 minutos, embora longe do melhor desta época, de 4.07,11 minutos.
Patrícia Mamona (JOMA) esteve no Triplo salto, onde venceu com 13.44 metros, uma vantagem que só obteve no quinto ensaio, numa altura em que estava em disputa directa com Marta Godinho (Porto) que fez uma grande prova.
Nos 3000 metros obstáculos, Clarisse Cruz obteve hoje uma vitória importante na sua carreira, já que assim passa para a frente da lista das mais campeãs neste evento em Campeonatos de Portugal, com a quarta vitória. Hoje correu em 10.04,49 minutos, a sua segunda melhor vitória em Campeonatos de Portugal, depois dos 10.04,44 minutos em 2005.
ATLETA-DIGITAL FAZ HISTÓRIA NA COBERTURA DE EVENTOS
Estes Campeonatos de Portugal trouxeram uma inovação que marcou a história da cobertura deste evento online. Além dos resultados online (produzidos para a FPA pelo Atleta-Digital), foi feita uma cobertura do evento com os Live Comments e ainda com a inovação, de transmitir o Campeonato de Portugal em vídeo, para a internet. Em tempo real, os utilizadores do Atleta-Digital tiveram oportunidade de acompanhar com vídeo esta competição, mais um marco histórico alcançado por este projecto, o Atleta-Digital. Obrigado pelas vossas preferências.
 Francis Obikwelu poderá ter feito o último Campeonato de Portugal de Ar Livre.
 O regresso "descontraído" de Nelson Évora, no triplo salto.
 Com quase 42 anos, José Ramos foi uma surpresa nos 5000 metros.
 Sara Moreira, na companhia de Sandra Teixeira, a meio da prova de 1500 metros.
 Nos 10000 metros marcha só faltou o recorde de Portugal para Ana Cabecinha.
Enviados Especiais : Edgar Barreira, Filipe Oliveira, Joana Oliveira (fotos) e Pedro Moreira
|