Votação de melhor atleta português do mês de Junho.
Patrícia Mamona (24.62%) e Marco Fortes (26.04%) foram os mais fortes da votação de melhor atleta português do mês.
Junho foi um mês de provas decisivas, principalmente em provas de pista, pelo que a maioria dos nomeados eram atletas de disciplinas técnicas. Pelo terceiro mês consecutivo, uma atleta da JOMA triunfou nesta votação, pertencendo esse lugar a Patrícia Mamona, que venceu pela primeira vez, muito pelo seu título universitário norte-americano. Marco Fortes, tal como Patrícia Mamona, também alcançou o recorde nacional na sua disciplina, além do Ouro nos Iberoamericanos

O mês de Junho foi um mês feliz para o triplo salto feminino português, que pela primeira vez teve uma atleta acima dos 14 metros. O feito foi obtido por Patrícia Mamona, que obteve a marca de 14.01 metros nos NCAA, competição máxima do atletismo universitário norte-americano. Foi nesta competição que a saltadora portuguesa se sagrou campeã universitária norte-americana, com mínimos para o Europeu de Ar Livre e com recorde de Portugal. Esta foi a primeira vez que a saltadora portuguesa conseguiu triunfar nesta votação, após nesta época já ter obtido dois segundos e terceiros lugares.

O recorde nacional obtido por Marco Fortes no lançamento do peso, foi coroado com vitória nesta votação. O atleta benfiquista arremessou o peso a 20.69 metros, um novo recorde de Portugal, que lhe deu a vitória nos Campeonatos Iberoamericanos, prova que foi disputada em San Fernando (Espanha). Mais consistente perto e acima dos 20 metros, Marco Fortes afigura-se assim como um dos candidatos à presença na final da disciplina, no próximo Campeonato da Europa de Ar Livre. Esta é a segunda vez que Marco Fortes saiu vitorioso nesta votação, apesar de já várias vezes ter figurado em segundos e terceiros lugares.
Nos restantes lugares da votação ficaram Jéssica Augusto (22.10%) e Vera Santos (16.31%), em femininos, e Marcos Chuva (21.52%) e Edi Maia (15.53%), em masculinos.
Mais uma vez é de referenciar que esta é uma votação que tem quatro grupos distintos (Público, Media, Treinadores e Atleta-Digital), sendo os três últimos grupos convidados pela administração do Atleta-Digital, segundo parâmetros de imparcialidade e honestidade.
JURI “ATLETA-DIGITAL.COM”
- Edgar Barreira (Administrador)
- Filipe Oliveira (Administrador)
- Rafael Lopes (Colaborador do Dep. Conteúdos)
- Bruno Araújo (Colaborador do Dep. Conteúdos)
JURI “TREINADORES”
- Teodoro Marujo
- Joana Leal
- Prof. José Uva
- Prof. Ricardo Esteves
JURI “MEDIA”
- Carlos Viana Rodrigues (AMMA Magazine)
- António Manuel Fernandes (Revista Atletismo)
|