Oito convocados para Moncton

Terça, 06 Julho 2010
Oito convocados para Moncton

Mundial de Juniores terá oito portugueses.

A Federação Portugal de Atletismo comunicou a presença de oito juniores para o Mundial, que se disputará entre 19 e 25 de Julho em Moncton (Canadá). 

Todos os atletas que possuíam mínimos para o Mundial de Juniores tiveram chamada por parte do Seleccionador Nacional, o Prof. José Barros. O facto de terem vencidos as suas provas no recente Campeonato Nacional de Juniores não terá escapado ao seleccionador.

A comitiva presente será composta por oito atletas e quatro elementos da equipa técnica/médica.

Os convocados foram os seguintes:
Bruno Fernandes (SL Benfica) – 200 metros
Jorge Batista (ADRE Palhaça) – 800 metros
Miguel Moreira (AA Pego Longo) – 1500 metros
José Costa (FC Porto) – 5000 metros
Tiago Aperta (SL Benfica) – Dardo
Francisco Belo (Juv. Vidigalense) – Peso
Irina Rodrigues (Sporting CP) – Disco
Eva Vital (SL Benfica) – 100 metros barreiras

| Mais


Comentarios (28)add feed
sem falta de verbas... : joao carlos
convocatoria com poucos atletas mas sem verbas não se pode pedir muito...
eu teria levado:
jose costa aos 10000m, o nuno santos aos 5000m, o rui pinto aos 1500m, o diogo lourenço aos 3000m obstaculos e a dorothe evora aos 400m
Julho 06, 2010
!!! : pako
Com que minimos? Só o José Costa fez aos 5000 (nos 3.000) e 10.000?
Julho 06, 2010
minimos internacionais : joao carlos
tanto o nuno santos tanto o rui pinto fizeram minimos internacionais mas prontos... tambem podiam ter levado a susana godinho para ganhar experiencia tendo em vista o europeu do proximo ano
Julho 06, 2010
!!! : pako
Minimos aos 1500: 3.48.00
Minimos aos 5.000 m: 14.15.00
Minimos aos 800 m Fem: 2.09.00

Nenhum dos referidos fez estas marcas!!!
Julho 06, 2010
Minimos : kevin
Sim de facto não fizeram minimos, mas nao os culpo...

Nao lhes e proporcionado hipoteses, nao existe investimento, nao sao levados a meetings inteernacionais pra juniores, se forem ao calendario da iaaf ou da associacao europeia, triangulares, festas, meetings nao faltam... em vez de regionais e competirem sozinhos, proporcionem lhes essas hipoteses n me falem em falta de verbas. Pois o atletismo e quem mais pode reenvidicar verbas pelos resultaods obtidos, se nao e feito. So pode ser por falta de (...) de muita coisa.
Mas de facto axo q um ou outro poderia ter sido levado caso federacao tivesse interesse em fazer um pedido de ingresso na competicao.
Como ja ocorreu pra provas seniores em anos passados, como ocorreu nos ibero americanos de facto.
Julho 06, 2010
!!! : pako
Kevin: é melhor que te informes do que se pode ou não fazer. Não se entra nos Campeonatos do Mundo a "pedido"...
Julho 06, 2010
Mesquice : kevin
Quanto a alteracao dos minimos sinceramente e mesquice.

A realidade do atletismo já é o que é, dificultar minimos pra que? Pra n gastar verbas?

smilies/grin.gifigam logo q so levam se forem top5 mundial e que podem ganhar medalha.

smilies/grin.gifeviamos dar valor aos poucos atletas q ainda sonham por ir as provas e q lutam diaramente pra manter uma vida equilibrada.

Na minha opniao devia existir uam mudanca de mentalidades. A federacao precisa dos atletas e nao os atletas da federacao.

Boa sorte a todos que vão XD
Julho 06, 2010
... : kevin
Relembro te da pista coberta em que gaspar araujo foi sem minnimos suponho q tenha sido no europeu e da sandra teixeira nos 800m. Corrige me se tiver enganado
Julho 06, 2010
... : pako
Estás (novamente) mal informado: Para o Campeonato da Europa de pista coberta não há minimos.
Basta ler os critérios na página da FPA.
Julho 06, 2010
... : Quim artur
entao esplica-me agora ja que tas muito informado como foi o bruno albuquerque ao mundial de pista coberta sem minimos?eram minimos internacionais como tens os putos nuno santos,rui pinto,susana gudinho etc....
Julho 06, 2010
... : pako
Calma pessoal: marcas referência é bem diferente de minimos. Marcas referência são da responsabilidade da FPA e não são obrigatórias (basta ler os critérios). Minimos, são obrigatórios e definidos pela Associação Europeia ou IAAF.
Julho 06, 2010
... : kevin
OMG,

smilies/grin.gife facto n exitiam minimos internacionais mas existiam nacionais, os quais pra alguns foram aplicados e outros nao. É esta flexibildade de seleccao q q esta em discussao. Já agora se leres o inicio do documento esta escrito e destaco CRITERIOS DE SELECAO PARA PROVAS INTERNACIONAIS. Portanto existem minimos.
(Novamente) Continuas me dando ainda mais razao q inicialmente.

Le o que escreveste e pensa bem. E le o que escrevi em cima... talvez xegas a uma conclusao.

Já agora se são referencias, pra q existem???
smilies/grin.gifá me uma razão plausivel.

E le o que Quim artur escreveu.

P.S Já agora a federação pode sim justificar uma convocatoria a federação internacional, desde q seja aceita pela mesma.


Julho 07, 2010
Marcas de referencia : kevin1
Marcas de referencia é uma forma bonita e hipocrata de poder manusear o poder como se queira. Não tendo q assumir responsabilidades pelas decisões tomadas anteriormente e n serem reflectidas posteriormente. Isto assim trata se de um falso documento a meu ver.
Giro, é o facto do documento 2008-2009 n conter a palavra minimos pros camp da europa d juniores e este ano estar presente a palavra MINIMOS presentes pros mundiais juniores.

"O Seleccionador Nacional, no caso de considerar tecnicamente justificável, poderá
seleccionar atletas com mínimos da IAAF;"

Se de facto os restantes atletas mencioandos pelos outros autores for verdade, ningem era justificavel??

Suponho q a palavra minimos sera a justa causa usada smilies/tongue.gif

Viva o atletismo
Julho 07, 2010
Era dificil ir atletas sem minimos, aliás penso mesmo que impossivel : luis
Talvez só se houvesse a aposta numa estafeta pudessem ir mais 3 atletas.
Boa sorte para os Mundiais, e foi pena no nacional o vento ter estragado a festa.
Julho 07, 2010
... : andre1
Deviam levar o rui pinto, pq ele e' um atleta de gande nivel, ja deu diversas povas disso, e e' nestas povas qe se ve qem sao os campeos, cmo ele provou o ano passado no foje e nu mundial de juvenis.
Julho 07, 2010
Promover atletismo : pontos_nos_i's
kevin, tudo o que disseste está correcto.
O que há é um profundo desinteresse por parte dos agentes federativos em fomentar e promover o atletismo desde os escalões base até ao Absoluto (sem querer menosprezar os escalões de Veteraos).
Concordo que a situação financeira vivida por Portugal e com certeza a da FPA, não seja a mais favorável. Daí não podermos pedir que levem todos os atletas que estejam em situação de conseguirem mínimos a competir internacionalmente, em busca dos tão ambiciados mínimos.
Contudo, isso não é desculpa para a negligência, que muitas vezes roça a falta de respeito que os dirigentes (FPA e associações regionais incluídas) têm tido para o esforço diário dos atletas.
Uma possível solução para contornar a falta de investimento vívido, seria promover algumas competições de âmbito nacional, onde os atletas que estivessem inseridos dentro do estatuto de alta competição, fossem obrigados a competir (tendo que apresentar um determinado nível competitivo), do gênero de um controle à actual forma do atleta e com isso criar um ambiente competitivo nacional saudável, que visasse desenvolver as mais variadas disciplinas do atletismo.
Volto a frisar, uma vez que não há dinheiro, tem que se encontrar soluções, para o atletismo não estagnar, porque em todas as disciplinas do atletismo, há muitos jovens com vontade de dar o seu contributo pessoal ao atletismo e muitas vezes os seus esforços saiem gorados, porque não sentem apoio de ninguém, a não ser muitas vezes o da família e amigos.
Sem me querer alongar muito mais, também acho que deve haver mais sensibilidade para a escolha das pistas e dos locais para se realizarem algumas competições de relevância nacional e para obtenção de mínimos, de modo a não criar desigualdades nas deslocações dos atletas (Norte vs. Sul). Um bom exemplo é a pista de Leiria, bem situada geograficamente e com as melhores condições para a prática do atletismo ao mais alto nível. Um exemplo contrário é a pista Carla Sacramento, que apesar de bem localizada, é bastante ventosa para se conseguir boas marcas e mesmo assim já foi palco de vários campeonatos nacionais.
Sem querer passar a ideia de ser um inveterado demagogo do atletismo, despeço-me.
Julho 07, 2010
... : joao
o rui pinto e o nuno santos nao têm minimos internacionais coisa nenhuma... aos 5000m os minimos exigidos pela IAFF para participação é 14.15 nao sei pk k estão com tretas...nao têm minimos nao vao .... qual e a duvida
Julho 07, 2010
injusto : guerreiro
ola a todos... passei por ca como ja passei noutras ocasioes p+ara ver os selecionados...
desculpem mas o rui pinto nao ir é uma vergonha...
sim na verdade o rui pinto nao fez minimos a nada ou melhor os que a federacao portuguesa de atletismo indicou como minimos...ou seja a federacao tem por norma dificultar sempre os minimos porque se fosse pelos criterios da iaaf ele tinha minimos em 2 provas 1500 e 5000. agora pergunto eu sera necessario cortar assim pla raiz um atleta com provas dadas em campeonatos internacionais que demontra imensa qualidade?????se calhar daqui a 2 anos irao precisar dele e esperemos que ele ca esteja mas como ele ha mais e sempre houveram e muitos com enorme valor ja deixaram o atletismo por coisas assim... minimos sim mas os mais acessiveis que sao os da iaaf...
agora vou ser para aqui atacado que sou amigo do rui pinto e nem gosto muito dele por pessoa mas que como atleta é muito bom é...
Julho 07, 2010
Imprecisões : Santa paciência
Que aberrações!
Pode alguém explicar-me porque motivo há gente que insiste em falar do que nem se dá ao trabalho de aprofundar?

Os mínimos impostos pela FPA são EXACTAMENTE os mesmos que foram impostos pela IAAF, nas corridas de 800, 1500 e 5000m.
Basta que façam copy/ paste do seguinte link:

http://www.iaaf.org/statistics/standards/newsid=54580.html

Já está?! Agora comparem com a lista da FPA, que consta nos critérios de selecção, divulgada a devido tempo.
Julho 07, 2010
... : Santa paciência
Quanto ao resto que por aqui se diz, concordo com 2 ou 3 pontos.
1- Deveria realmente haver mais cuidado na escolha de pistas potencialmente menos ventosas, para Nacionais.
2- Em Portugal, o desporto não é levado a sério e, como tal, não tem os devidos apoios. Tudo porque é visto como um passatempo. Tal como jogar às cartas no café. Excepção feita ao futebol (profissional e semi-profissional).
3- Deveria haver a preocupação de levar os melhores atletas a competições internacionais, antes de grandes campeonatos europeus ou mundiais. Mas isso, é uma consequência do ponto 2, que faz com que as Federações tenham as pernas cortadas, e não tenham verbas para o fazer.

Mas não atirem a toalha ao chão. Sucessos para todos
Julho 07, 2010
... : =/
Uma ultima mensagem da minha parte.
smilies/grin.gife facto o unico atleta com minimos tendo em conta as estatisticas q estao desactuailzadas, e o jose costa, marca dos 3000m possibilita a ida aos 5000m.

Mas tenho pena q n se leia com atencao os devidos comentarios e o que de facto esta em causa no futuro. A questao de quem tem minimons e quem nao tem sao efeitos digamos secundarios.

Boa sorte a todos os atletas XD
Julho 07, 2010
minimos : joao
e pronto eles nem minimos da iaaf têm mas voces marram...os minimos exigidos pela iaaf aos 5000 sao 14.15 pah....leigos
Julho 08, 2010
lol : joao carlos
quero ver na proxima epoca o rui pinto ganhar uma medalha e calar a boca a mtos de vcs smilies/cheesy.gif
Julho 08, 2010
Mínimos de Nuno Santos e Rui Pinto : João Perfeito
Nenhum atleta pode participar sem os mínimos da IAAF. A Federação podia ter levá-los ao estrangeiro a meetings. Mas eu pergunto se o José Costa fez 8.13 em Portugal porque razão o Pinto não foi a essa prova, aproveitar a boleia. Se bem se recordam nos nacionais o Pinto (8.51) ganhou ao José Costa (8.53). Já tentei pesquisar quais os motivos para o Pinto falhar os mundiais, mas não encontrei. Na verdade tanto nos 1500 como nos 5000 o Pinto só não fez os mínimos porque não quis, pois teve provas em Portugal para o fazer. Não sei se se passa alguma coisa com ele, mas de facto na internet não há informação sobre isso.
Julho 08, 2010
... : re: j carlos
se as medalhas se comprassem na feira..... heheh
Julho 08, 2010
memoria curta : joao carlos
devem ter memoria curta e sao se lembram do foje, rui pinto ganhou os 1500, em portugal ja ganhou tudo como junior era merecido ter idu
Julho 08, 2010
minimos : ...
Atletas sem mínimos = não convocatória para competições internacionais. ainda não perceberam? sempre a bater no ceguinho... nao se trata de merecer ou nao, trata se de fazer as marcas estipuladas. nao é dar premios por o que ja fez um dia ou deixou de fazer
Julho 08, 2010
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2