Corrida do Metro e Corrida do Benfica colocaram milhares na estrada.
Vitórias quenianas na Corrida do Benfica e conquistas lusitanas na Corrida do Metro.
Foi uma manhã com estradas muito preenchidas devido ao uso de diferentes estradas por parte da Corrida do Metro e da Corrida do Benfica, devido à ausência de acordo de data entre as duas organizações. A manhã de chuva prejudicou ambas as competições, mais ao nível organizativo, que ao nível participativo.
CORRIDA DO BENFICA SEM PRIMEIROS PLANOS
A quinta edição da Corrida do Benfica, que teve partida na Avenida Lusíada, contou com menos participantes que os anunciados, já que os oito mil atletas anunciados tenham sido repartidos pelas diferentes provas que se foram realizando no fim-de-semana em torno do Estádio da Luz. Ainda sem números oficiais, não se sabe o total de participantes. O tiro de partida foi dado pelo campeão olímpico Nelson Évora.
A prova masculina teve um domínio por completo por parte do queniano Ernets Kebenei, vencedor recentemente na Meia-Maratona de Castro Marim, que veio impor um ritmo forte na frente, que o fez obter uma vitória fácil em 29.40 minutos, num percurso de 10 quilómetros de extensão. Licínio Pimentel (Conforlimpa), o campeão nacional de estrada, viria a ser segundo classificado e melhor português em competição, 27 segundos depois do atleta queniano ter cortado a linha de meta. “Os quenianos impuseram um ritmo forte na frente. Ataquei para conseguir o segundo lugar”, disse o português que tentará mínimos para os 10000 metros, em Junho. A fechar o pódio ficou o outro queniano, Elisha Birgen.
Do lado feminino a vitória foi também queniana, por parte de Margerete Gichigua, que foi clara vencedora com quase um minuto de vantagem. A atleta que se queixou de ter tido alguns problemas na partida, estava satisfeita no final pela vitória. A segunda classificada foi Solange Jesus (ADERCUS), que terminou com o registo de 36.40 minutos. “Fiz a minha prova”, disse a portuguesa no final, que se encontra a preparar os 3000 metros Obstáculos para o Verão. A fechar o pódio ficou Liliana Teixeira (Benfica). A ausente de última hora foi Vanessa Fernandes, que esteve a comentar a prova para a Benfica TV.
Resultados (10 Km)
Masculinos
1. Ernets Kebenei (Quénia) - 29.40
2. Licínio Pimentel (Conforlimpa) - 30.07
3. Elisha Birgen (Quénia) - 30.14
4. Miguel Moreira (Pego Longo) - 31.11
5. Jorge Varela (Benfica) - 31.11
Femininos
1. Margerete Gichigua (Quénia) - 35.42
2. Solange Jesus (ADERCUS) - 36.40
3. Liliana Teixeira (Benfica) - 38.03
CORRIDA DO METRO DISPUTADA, MAS COM PERCURSO PROBLEMÁTICO
A Corrida do Metro foi muito bem disputada em ambos os sectores e não fosse o percurso, que desclassificou alguns atletas (entre eles Luís Feiteira) e não foi do total agrado dos atletas populares, teria sido uma prova com outro brilho. A prova teve partida no Campo Grande, com chegada ao Rossio, com uma extensão total de 15 quilómetros.
Do lado masculino o interesse era grande, até pela presença de atletas como Ricardo Ribas e José Ramos (Conforlimpa) e ainda Fernando Silva e Luís Feiteira (Maratona), este último com presença de última hora, depois de ter sido impossibilitado de voar para disputar uma prova na Irlanda. A vitória acabou por sorrir a Ricardo Ribas (44.34 minutos), que precisou de suar para levar a melhor sobre José Ramos (44.36) e Fernando Silva (44.40), com os três a serem claros dominadores da corrida, mesmo depois de alguns dos quenianos presentes e Luís Feiteira terem feito distância encurtada e, por isso, acabaram desclassificados.
Ana Dias (CB Faro) foi dominadora do lado feminino, com uma vitória inequívoca com mais de dois minutos de vantagem sobre a queniana Rodah Cherop, segunda classificada e quase três minutos de vantagem sobre a portuguesa Helena Sampaio (GRECAS) que fechou o pódio feminino.
Resultados (15 Km)
Masculinos:
1. Ricardo Ribas (Conforlimpa) - 44.34
2. José Ramos (Conforlimpa) - 44.36
3. Fernando Silva (Maratona) - 44.40
4. João Marques (Caxienses) - 48.09
5. Carlos Cardoso (Garmin) - 48.10
Femininos:
1. Ana Dias (CB Faro) - 51.21
2. Rodah Cherop (Quénia) - 53.52
3. Helena Sampaio (Grecas) - 54.13
4. Ana Ferreira (Estreito) - 54.35
5. Beatriz Cunha (Patameiras) - 55.28
|
Bolas!!
Então quem é que pode ser considerado um primeiro plano?
O Joaquim da Horta?