A portuguesa triunfou na primeira etapa do circuito Mundial de marcha.
Ontem realizou-se em Rio Maior a primeira prova de marcha pertencente ao Circuito Mundial e logo com vitória indiscutível da portuguesa Vera Santos.
Em Rio Maior fez-se disputar a 19ª edição do Grande Prémio de Marcha de Rio Maior, uma prova internacional e que trouxe novamente alguns dos grandes especialistas mundiais para as estradas da região.
VERA SANTOS COM MELHOR MARCA DE 2010
A prova feminina de 20 quilómetros, teve a presença de algumas atletas internacionais e entre as presentes a portuguesa Vera Santos era claramente uma das candidatas à vitória e assumiu esse estatuto desde início. Até aos 10 quilómetros a portuguesa foi acompanhada pelas atletas Yanfei Li (China) e Melanie Seeger (Alemanha). Aos 12 quilómetros a portuguesa seguia só com a chinesa no encalce e não demorou muito a ficar sozinha na frente, onde acabou por finalizar com uma espetacular vitória, conseguida em 1:29.16 hora, cerca de um minuto de vantagem sobre Melanie Seeger (1:30.11) e Julia Takacs (1:30.20). A marca alcançada é a sua melhor marca deste ano e subiu a sétima melhor marca mundial do ano.
“Senti-me em boa forma e senti que estava no meu dia e forcei o ritmo atéfinal”, disse a portuguesa no final, que foi a segunda portuguesa a conseguir vitória no historial desta competição, prova onde a ausente Susana Feitor já triunfou por nove ocasiões (1992, 1992, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999 e 2001). Curiosamente foi de Susana Feitor que Vera Santos recebeu a medalha.
As restantes portuguesas estiveram a um nível aceitável, neste momento da época, com Ana Cabecinha a terminar no 5º lugar, com a sua melhor marca desde 2008 (1:31,14) e Inês Henriques no 7º lugar (1:32.19).
PEDRO ISIDRO MELHOR PORTUGUÊS, ONDE O VENCEDOR FOI ERIK TYSSE
O interesse para as cores nacionais era bem menor do lado masculino e esse contraste aumentou quando João Vieira não alinhou à partida, devido a lesão e com o seu irmão, Sérgio Vieira, acabando por desistir da referida competição, também ela com extensão de 20 quilómetros.
A vitória sorriu para o norueguês Erik Tysse, que teve de suar para conseguir cortar a meta no primeiro posto, com o registo de 1:20.08 hora. Apenas 15 segundos depois cortava a meta o francês Yohan Diniz (1:20.23) e a fechar o pódio masculino terminou o chinês Zhen Wang (1:20.42 hora), sendo apenas estes os únicos marchadores a terminar na casa da 1:20 hora.
O melhor português foi mesmo o benfiquista Pedro Isidro, que marchou os 20 quilómetros em 1:26.11 hora, terminando no 17º lugar, beneficiando da ausência de João Vieira e da desistência de Sérgio Vieira.
PORTUGUESES IRÃO PREPARAR TAÇA DO MUNDO NA ALTITUDE
Com a Taça do Mundo de Marcha Atlética já no mês de Maio, disputa-se a 15 e 16 de Maio em Chihuahua (México), os melhores marchadores nacionais irão entrar em estágio de altitude. Vera Santos, e presumivelmente João Vieira, deverão preparar-se na Serra Nevada, culimando em Sesto San Giovanni (Itália), altura em que deve fazer um importante teste para a Taça do Mundo. Já Ana Cabecinha, Inês Henriques e Susana Feitor deverão estagiar no Arizona (Estados Unidos da América), junto de outros marchadores mundiais, entre eles o vencedor masculino de ontem, Erik Tysse.
A selecção portuguesa que estará no México deverá ser anunciada amanhã, conforme os Critérios de Selecção divulgados pela Federação Portuguesa de Atletismo.
|