Vera Santos dominou em Rio Maior

Domingo, 11 Abril 2010
Vera Santos dominou em Rio Maior

A portuguesa triunfou na primeira etapa do circuito Mundial de marcha.

Ontem realizou-se em Rio Maior a primeira prova de marcha pertencente ao Circuito Mundial e logo com vitória indiscutível da portuguesa Vera Santos. 

Em Rio Maior fez-se disputar a 19ª edição do Grande Prémio de Marcha de Rio Maior, uma prova internacional e que trouxe novamente alguns dos grandes especialistas mundiais para as estradas da região.

VERA SANTOS COM MELHOR MARCA DE 2010

A prova feminina de 20 quilómetros, teve a presença de algumas atletas internacionais e entre as presentes a portuguesa Vera Santos era claramente uma das candidatas à vitória e assumiu esse estatuto desde início. Até aos 10 quilómetros a portuguesa foi acompanhada pelas atletas Yanfei Li (China) e Melanie Seeger (Alemanha). Aos 12 quilómetros a portuguesa seguia só com a chinesa no encalce e não demorou muito a ficar sozinha na frente, onde acabou por finalizar com uma espetacular vitória, conseguida em 1:29.16 hora, cerca de um minuto de vantagem sobre Melanie Seeger (1:30.11) e Julia Takacs (1:30.20). A marca alcançada é a sua melhor marca deste ano e subiu a sétima melhor marca mundial do ano.

“Senti-me em boa forma e senti que estava no meu dia e forcei o ritmo atéfinal”, disse a portuguesa no final, que foi a segunda portuguesa a conseguir vitória no historial desta competição, prova onde a ausente Susana Feitor já triunfou por nove ocasiões (1992, 1992, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999 e 2001). Curiosamente foi de Susana Feitor que Vera Santos recebeu a medalha.

As restantes portuguesas estiveram a um nível aceitável, neste momento da época, com Ana Cabecinha a terminar no 5º lugar, com a sua melhor marca desde 2008 (1:31,14) e Inês Henriques no 7º lugar (1:32.19).

PEDRO ISIDRO MELHOR PORTUGUÊS, ONDE O VENCEDOR FOI ERIK TYSSE

O interesse para as cores nacionais era bem menor do lado masculino e esse contraste aumentou quando João Vieira não alinhou à partida, devido a lesão e com o seu irmão, Sérgio Vieira, acabando por desistir da referida competição, também ela com extensão de 20 quilómetros.

A vitória sorriu para o norueguês Erik Tysse, que teve de suar para conseguir cortar a meta no primeiro posto, com o registo de 1:20.08 hora. Apenas 15 segundos depois cortava a meta o francês Yohan Diniz (1:20.23) e a fechar o pódio masculino terminou o chinês Zhen Wang (1:20.42 hora), sendo apenas estes os únicos marchadores a terminar na casa da 1:20 hora.

O melhor português foi mesmo o benfiquista Pedro Isidro, que marchou os 20 quilómetros em 1:26.11 hora, terminando no 17º lugar, beneficiando da ausência de João Vieira e da desistência de Sérgio Vieira.

PORTUGUESES IRÃO PREPARAR TAÇA DO MUNDO NA ALTITUDE

Com a Taça do Mundo de Marcha Atlética já no mês de Maio, disputa-se a 15 e 16 de Maio em Chihuahua (México), os melhores marchadores nacionais irão entrar em estágio de altitude. Vera Santos, e presumivelmente João Vieira, deverão preparar-se na Serra Nevada, culimando em Sesto San Giovanni (Itália), altura em que deve fazer um importante teste para a Taça do Mundo. Já Ana Cabecinha, Inês Henriques e Susana Feitor deverão estagiar no Arizona (Estados Unidos da América), junto de outros marchadores mundiais, entre eles o vencedor masculino de ontem, Erik Tysse.

A selecção portuguesa que estará no México deverá ser anunciada amanhã, conforme os Critérios de Selecção divulgados pela Federação Portuguesa de Atletismo.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2