Susana Feitor será a grande ausente.
Será a 19ª edição do Grande Prémio de Marcha Atlética de Rio Maior, uma competição que há muitos anos pertence ao calendário internacional de Marcha Atlética e que conta este ano com a ausente Susana Feitor, que apesar de já ter regressado aos treinos, após um acidente de treino, não estará ainda em condições de fazer disputar esta competição, que deverá contar com boas condições climatéricas.
Apesar de ser a primeira etapa do Circuito Mundial, esta prova também pertence ao Challenge Mundial de Marcha Atlética, que já passou este ano por Portugal, no passado mês de Fevereiro, em Olhão. Aliás, Portugal é o único país mundial com duas provas a contar para o Challenge Mundial de Marcha Atlética.
Entre as inscritas, Vera Santos é mesmo a grande favorita no sector feminino, prova que contará ainda com as restantes habituais seleccionadas para os grandes eventos, como Ana Cabecinha ou Inês Henriques. Para lhes fazer frente estarão algumas atletas de valia como Yanfei Li e Li Li (China), Olive Loughnane (Irlanda), Beatriz Pascual (Espanha), Melanie Seeger (Alemanha), Kristina Saltanovic (Lituânia), entre outras.
Do lado masculino o interesse, além de conhecer o marchador vitorioso, vai para a tentativa de mínimos por parte de João Vieira e Sérgio Vieira, que deverão querer em Rio Maior arrumar com a questão da eventual presença no Europeu de Ar Livre, em Barcelona. Também esta prova terá os habituais atletas internacionais e entre eles surgem nomes como Erik Tysse (Noruega), Eder Sanchez (México) ou Yohan Diniz (França).
Rio Maior volta assim a ser palco de um grande evento internacional, que tem garantido a Portugal a presença de pelo menos um grande eventos, a par das “Meias” de Lisboa, nos principais calendários da IAAF, face a uma ausência de meetings de pista que tenham valia para integrar calendários internacionais.
Galeria Foto: No próximo Sábado irá disputar-se em Rio Maior a primeira etapa do Circuito Mundial de Marcha Atlética.
|