Velocista português divide vida entre Lisboa e Madrid.
Recentemente convocado para o estágio do sector de Velocidade e Estafetas, Obikwelu será um elemento fundamental na preparação dos velocistas portugueses.
Francis Obikwelu tem um extenso currículo de sucessos e continua a ser o único atleta de nacionalidade portuguesa a ter corrido os 100 metros abaixo dos 10 segundos (9,86 segundos), um feito que já começa a ser habitual em vários cantos do Mundo, mas ainda pouco frequente entre atletas europeus.
Esta época deixou Albufeira, onde passou a época passada e onde tem a sua Fundação, para vir para Lisboa treinar com alguns dos melhores velocistas nacionais. Num esforço conjunto com a Federação Portuguesa de Atletismo, Obikwelu está assim integrado no grupo de treino da Prof. Anabela Leite, a coordenadora nacional do sector de Velocidade e Estafetas, grupo onde treinam atletas como Arnaldo Abrantes ou João Ferreira. E é entre Portugal e Espanha que Obikwelu fará a sua preparação, já que em Madrid terá a orientação do espanhol Manuel Pascua, em determinados momentos.
“Se eu for a Barcelona eu irei para desfrutar da competição. Agora tomo o Atletismo de forma diferente e não coloco nem pressões em cima de mim ou falo acerca de possibilidades. Ficarei satisfeito se eu me qualificar para a final”, disse recentemente Obikwelu acerca dos seus objectivos para esta época, embora não se escuse a pensar no pódio e até, quem sabe, baixar dos 10 segundos.
A missão de Obikwelu será mais alargada que meramente representar Portugal nos Europeus de Ar Livre, na prova de 100 metros, já que deverá ser um elemento fundamental para a estafeta de 4x100 metros e para os desafios europeus do Sporting Clube de Portugal, clube que representa há alguns anos. Pelo meio a participação no Campeonato Europeu das Nações, onde pode ser fundamental para uma eventual subida de Portugal à divisão principal do atletismo europeu e permitir a melhoria de alguns dos velocistas portugueses, nomeadamente Arnaldo Abrantes, que tirarão vantagem ao treinar junto de Obikwelu, que será em treino uma referência para os restantes.
|