Objectivo será aproximação às grandes competições.
Após anos com a mesma estratégia de programa-horário, este ano existirão novidades a este nível.
Será uma novidade nesta época de 2009/2010 e segue o exemplo dos principais eventos internacionais, como o Europeu de Ar Livre, que se realiza no próximo mês de Julho, em Barcelona.
Embora ainda não tenha sido tornado público, a Federação Portuguesa de Atletismo prepara-se para criar um programa-horário ligeiramente diferente para o Campeonato de Portugal de Ar Livre, continuando a concentrar a competição num só fim-de-semana. A escolha do Estádio Dr. Magalhães Pessoa (em Leiria) não terá sido alheia, já que é das poucas pistas nacionais com reais condições de receber um evento de envergadura nacional à noite. Esta estratégia tem sido testada nas fases finais do Projecto Mega, com competições nocturnas, uma estratégia que a este nível também tem resultado.
Assim as sessões deverão ser disputadas a partir das 17:30 horas, com término por volta das 22 horas, com as provas de estafetas a finalizarem um programa-horário que deve manter mais ou menos a mesma estrutura, com excepção das provas de marcha, que passarão a ser a primeira prova do programa, que no primeiro dia começará ligeiramente mais cedo. Esta adequação permite aproximar a hora de competição às horas normais de competição de marcha em estrada, normalmente aos Sábados à tarde. O Campeonato de Portugal de Ar Livre está marcado para os dias 17 e 18 de Julho, em Leiria.
Outros eventos nacionais, na próxima época, deverão ter novidades ao nível do modelo de competição, naquilo que é uma tentativa de modernização da competição do atletismo em Portugal.
|
sim talvês para o publico local. Porque de longe nem pensar!
E para os atletas que são de longe? Do Algarve por ex.?
A que horas chegam a casa para ir para a escola ou trabalhar no outro dia?
Parece-me é uma medida para reduzir ainda mais o numero de participantes!
Ou então que se crie um novo campeonato, genero campeonato nacional elite, para os atletas que vão às grandes competições.
Normalmente o calendário vai até mais tarde ao Sábado para no Domingo terminar mais cedo, assim são nos campeonatos Internacionais.
A ver vamos se a ideia vai para a frente e se algum canal pega nas transmissões, pois é uma tristeza a RTP2 não transmitir o nosso campeonato em directo.
Pelo menos a FPA poderia transmitir via Net, outras federações estrangeiras já o fazem.
Não seria o ideal para quem vive longe, ainda mais para os atletas e treinadores das ilhas!