Corrida do Metro e Corrida do Benfica serão mesmo a 18.
No próximo dia 18 de Abril vão ocorrer na cidade de Lisboa duas corridas, após tentativa de acordo de mudança de data ter falhado.
A administração do Metropolitano de Lisboa e o Sport Lisboa e Benfica não chegaram a acordo sobre o desfasamento de datas entre as duas competições e as duas irão mesmo para a estrada a 18 de Abril, com partidas às 10:00, apenas usando diferentes percursos.
COMO SE CARACTERIZARÃO AMBAS AS PROVAS
A Corrida do Metro, existente pela décima quarta vez, é já uma prova implantada entre os atletas de pelotão, numa das melhores corridas de estrada organizadas em Lisboa e que tradicionalmente é marcada por uma forte participação. Para este ano a Organização, a cargo do CCD do Metropolitano de Lisboa e da Xistarca, como vem acontecendo há alguns anos, a limitação será de 1200 atletas, numa prova que terá saída do Campo Grande, com passagens em Entre-Campos, Areeiro, Alameda, Arroios, Anjos, Martim Moniz, Terreiro do Paço e com término na Praça do Rossio. Será um percurso de 15 quilómetros, certificado pela CNEC desde Outubro de 2009.
A Corrida do Benfica irá para a sua quinta edição, uma prova realizada muito com a comparência da massa adepta do Sport Lisboa e Benfica e que tem conquistado o interesse de muitos atletas, que têm a oportunidade de passar dentro do Estádio da Luz. A Organização é quase integralmente garantida pelo SL Benfica, depois de ter começado como um evento gerido pela Sportis, tendo no ano passado contado com apoio técnico da Xistarca, dando lugar a que a Jesus Events vá ter a responsabilidade da cronometragem eletrónica este ano. O limite de participantes foi colocado em 10 mil, com partida junto ao Hospital Lusíadas e término na Praça do Centenário (junto ao Estádio da Luz), totalizando 10 quilómetros.
AMBAS AS PARTES RECONHECEM O PREJUÍZO PARA AMBOS OS EVENTOS
O SL Benfica alegou que a data do evento havia sido divulgada em Setembro de 2009, quando foi divulgada no calendário da Associação de Atletismo de Lisboa, enquanto que a Xistarca garante que data da Corrida do Metro é conhecida desde a edição passada e entrou na CNEC (Comissão Nacional de Estrada e Corta-Mato) a Outubro de 2009, ao passo que a Corrida do Benfica só oficializada por este organismo meses mais tarde.
Para António Manuel Fernandes (Xistarca) a força da Corrida do Metro e a habitual data não forçariam a que tivesse de ser esta a mudar de data, numa altura em que a Maratona Carlos Lopes ainda não havia sido cancelada. Com a prova a ser anunciada com antecedência a CCD do Metropolitano de Lisboa não se mostrou interessada na mudança de data e a expectativa da participação é a mesma. António Manuel Fernandes não tem dúvidas, “vamos ter 1200 atletas a correr esta competição”, com ou sem Corrida do Benfica.
Já Ana Oliveira (SL Benfica) justificou a impossibilidade da mudança de data da Corrida do Benfica, por acordo com a Maratona Carlos Lopes (que entretanto renunicou à realização da prova) e também porque por motivos técnicos a competição não poderia realizar-se em fim-de-semana da equipa de futebol profissional do SL Benfica jogar em casa. A responsável pelo atletismo do Benfica garante que tentou um acordo com a CCD do Metropolitano de Lisboa, apesar de não ter ocorrido. “Lamento muito pela situação, porque sei que ambas as competições ficam a perder”, disse Ana Oliveira que garantiu, no entanto, que esta situação não ocorrerá no próximo ano, por acordo alcançado com a CCD do Metropolitano de Lisboa.
O policiamento para ambas as provas foi já aprovado, já que as provas usarão percursos diferentes e estarão disponíveis efectivos suficientes para garantir a segurança de ambas as competições.
Com esta situação, as ruas da cidade de Lisboa, na manhã de 18 de Abril, estarão severamente condicionadas, o que promete enraivecer os condutores, que assim terão mais ruas cortadas do que se fosse Dia Europeu Sem Carros, um facto que não deixa de ser estranho e que em nada beneficiará o atletismo nacional.
|