Única medalha para Irina Rodrigues.
A Taça da Europa de Lançamentos não confirmou de todo um momento melhor dos lançamentos nacionais, há cerca de uma semana, à excepção de Antónia Borges (recorde pessoal) e Irina Rodrigues (medalhada).
A Taça da Europa de Lançamentos, que se disputou durante este fim-de-semana em Arles (França), não trouxe resultados de grande valia para Portugal, com raras excepções.
Irina Rodrigues acabou por ser o grande destaque da comitiva, já que conquistou o segundo lugar no lançamento do disco para Sub-23 e assim melhora a medalha de Bronze que havia alcançado há cerca de um ano nesta mesma competição. Os 55.29 metros foram assim suficientes para esta medalha e só uma super-Irina permitiria a chegada ao Ouro, já que a vencedora Sandra Perkovic (Croácia) lançou 61.93 metros.
O outro destaque acabou por ser Antónia Borges, que está num crescendo de forma e obteve o recorde pessoal no lançamento do peso, ao lançar bons 16.25 metros, alcançados na última tentativa, naquele que foi um dos melhores concursos desta competição, com vitória da campeã do mundo, em pista coberta, Nadzeya Ostapchuk (Bielorrúsia). A marca da portuguesa é a segunda melhor de sempre em Portugal, somente batida pela mítica Teresa Machado (17.26 metros).
O melhor atleta português, com maior pontuação na tabela internacional, acabou por ser Marco Fortes, que no lançamento do peso lançou 19.85 metros, ficando a 22 centímetros daquilo que seria um dos seus objectivos, a medalha. Concluiu assim no 4º lugar, com 1111 pontos na tabela internacional de pontuação, embora deva ter sabido a pouco ao atleta, que em Doha havia afirmado que quereria em Arles tentar salvar a época de Inverno.
De resto uma prestação sem demasiado brilho, apesar de algumas aproximações, ainda que ao largo, a recordes pessoais.
RESULTADOS:
Femininos
Peso (Senior) – Antónia Borges (10º) – 16.25
Martelo (Senior) – Vânia Silva (11º) – 65.16
Disco (Senior) – Liliana Cá (7º) – 57.04
Disco (Sub-23) – Irina Rodrigues (2º) – 55.29
Masculinos
Peso (Senior) – Marco Fortes (4º) – 19.85
Disco (Senior) – Marco Fortes (23º) – 53.47
Dardo (Senior) – Luís Almeida (18º) – 67.32
Martelo (Senior) – Dário Manso (19º) – 67.56
Dardo (Sub-23) – Tiago Aperta (12º) – 63.18
|
Esperemos que a malta nova deste sector venha dar outro relevo nos próximos anos.
A Irina e o Tiago são dois nomes que irão de certo ultrapassar a fasquia da Competitividade Internacional.