Votação de melhor atleta português do mês de Fevereiro.
Jéssica Augusto (23.32%) e Marco Fortes (26.48%) foram os mais fortes da votação de melhor atleta português do mês.
O forte do mês de Fevereiro foi a Pista Coberta e dos principais eventos do indoor de onde saem os vencedores para melhores atletas do mês de Fevereiro. Jéssica Augusto e Marco Fortes, ambos campeões nacionais de Pista Coberta e com recordes alcançados, foram os justos vencedores mensais.

No melhor momento de forma de sempre, Jéssica Augusto teve um mês de Fereiro de enorme qualidade, onde o principal destaque foi para a melhor marca europeia de sempre na prova de Duas Milhas (9.19,39 minutos), disputada durante o Meeting de Birmingham, onde a portuguesa se classificou num honroso 4º lugar e aí obteve mínimos para o Mundial de Pista Coberta, na especialidade de 3000 metros. Cumprindo os critérios de selecção, Jéssica Augusto competiu ainda no Campeonato de Portugal de Pista Coberta, onde nos 1500 metros foi campeã, com um novo recorde pessoal (4.07,89 minutos), ascendendo à segunda melhor portuguesa de sempre na especialidade, só batida pela marca de Carla Sacramento, obtida em 2001. Esta é a quarta vez que a atleta triunfa nesta votação, depois de o ter conseguido em Junho de 2008, Dezembro de 2008 e Novembro de 2009.

Para Marco Fortes o destaque ocorreu durante o Campeonato Nacional de Clubes, onde este ano, representando o Benfica, lançou bons 20.23 metros, novo recorde nacional em Pista Coberta e constituíram mínimos para os Mundiais de Pista Coberta. O lançador português passou, com esta marca, a constar do top-20 mundial do ano, onde muito terá contribuído o estágio de um mês que realizou nos Estados Unidos da América, aparecendo com uma apurada técnica. Foi a primeira vez que Marco Fortes venceu esta votação.
Nos restantes lugares da votação ficaram a recente recordista de Sub-23 Patrícia Mamona (15.32%) e a líder mundial Vera Santos, em femininos, e os talentosos Marcos Caldeira (16.82%) e Bruno Albuquerque (11.88%), em masculinos.
Mais uma vez é de referenciar que esta é uma votação que tem quatro grupos distintos (Público, Media, Treinadores e Atleta-Digital), sendo os três últimos grupos convidados pela administração do Atleta-Digital, segundo parâmetros de imparcialidade e honestidade.
JURI “ATLETA-DIGITAL.COM”
- Edgar Barreira (Administrador)
- Filipe Oliveira (Administrador)
- Bruno Araújo (Colaborador do Dep. Conteúdos)
- Emanuel Neves (Colaborador do Dep. Conteúdos)
JURI “TREINADORES”
- Teodoro Marújo
- Prof. José Uva
- Joana Leal
- Prof. Ricardo Esteves
JURI “MEDIA”
- Carlos Viana Rodrigues (AMMA Magazine)
- António Manuel Fernandes (Revista Atletismo)
|
Não concordo totalmente com a classificação final.
Não concordo totalmente com a classificação final.
Apesar de não apreciar muito a marcha, julgo que deveríamos reconhecer o mérito da Vera Santos que apenas teve a melhor marca mundial da distância...
Sou um viciado em estatísticas e resultados e sem querer ser arrogante penso que percebo qualquer coisinha de atletismo.
A votação foi feita e nada mais senão respeitar democraticamente.
Todos sabemos de que Portugal a inveja, intriga e maledicência é o Deporto favorito de muitos Portugueses, mas eu deste desporto abstenho-me.
Penso que talvez algum pudor em vangloriar uma Jovem atleta quando concorrendo com atletas mais velhos tenha feito com que Eva Vital nem no 3ºlugar tenha ficado este Mês.
Ora vejamos: Ela bateu o recorde nacional de 60mt B em Fevereiro com 8.37. Desde 2007 que não havia Recordes batidos em Juniores Femininos.
Não estou a dizer que ela merecesse ganhar, mas pelos menos merecia estar entre as três primeiras.
Patrícia Mamona em jovem foi e agora é uma das melhores atletas que Portugal já viu, Jessica Augusto fez um tempo muito bom, mas numa prova pouca competida e Vera Santos é líder Mundial numa lista com muito pouca concorrência.
Eva Vital já faz parte da história do nosso atletismo mesmo que desistisse amanhã "cruz canhoto" e se tudo correr bem, apesar de provavelmente se ir especializar numa prova muito técnica e sem tradição em Portugal de grandes feitos, poderá vir a ser um osso duro de roer para as principais potencias.
Resumindo ela é nas devidas proporções a melhor atleta nacional neste momento. Esperemos para ver o milagre de bater provavelmente os recordes absolutos de barreiras com menos de 20 Anos, a ver vamos. E me digam que atleta fez isso em Portugal??
Parabéns a Todos os Atletas que dão o seu esforço à causa do atletismo,
Não falarei duma atleta que em condições adversas fez algo que me conquistou e sei que também conqistou todo o público que assistiu àquele feito.
Teria de ser naturalmente muito parcial nesse exercício de opinião.
O que eu queria aqui realçar foi a magnífica corrida com que a Jéssica Augusto nos presenteou em Espinho.
Em condições também adversas, esta grande atleta mostrou-nos a sua força, a sua determinação e a sua elegância, numa palavra, a sua classe.
Foi um privilégio ter assistido àquela corrida da Jéssica.
Temos pena de sermos privados do espectáculo da Patrícia Mamona, pois teria sido também um grande momento para nós (ela que já é recordista absoluta em pista coberta).
Precisamos de uns vídeo-amadores para nos enviarem as imagens das proezas da Patrícia...
Com um leque de atletas tão boas como o Luís bem o afirmou, só nos resta dizer:
Bem-hajam estes atletas e todos os outros que não apenas fazem destes grandes, como contribuem para a vitalidade do Atletismo.
Viva o Atletismo!
e porque não divulgar a forma como as pontuações foram atribuidas?!
desta forma talves seja mais facil entender...
Penso que na votação do publico a Eva não ficou bem classificada, daí o meu comentário anterior.