[DOHA10] Estados Unidos dominadores

Domingo, 14 Março 2010
[DOHA10] Estados Unidos dominadores

Continente europeu, o mais medalhado.

No resumo destes campeonatos, a tabela de medalhas dá uma clara vitória aos Estados Unidos da América, contrastando com o insucesso da selecção russa. 

Os Mundiais de Pista Coberta trouxeram alguns bons resultados e uma disputa interessante, mas aqui a Jamaica (oitava classificada) não tinha qualquer hipótese de bater os Estados Unidos da América, já que a Pista Coberta contém muito menos eventos de velocidade e assim restava a Rússia para fazer a oposição à hegemonia norte-americana. Isso acabou por não acontecer, com a Rússia a deixar cair medalhas de Ouro em provas em que habitualmente tem vencido (Vara e 4x400 metros femininos são exemplos) não tendo ido além da terceira posição colectiva.

A segunda posição colectiva ficou assim para a Etiópia, que com três medalhas de Ouro, bateu as duas alcançadas pela Rússia, mas muito longe das oito alcançadas pelos Estados Unidos da América que foram magistralmente vencedores no Qatar, país que curiosamente não teve qualquer medalhado. Os Estados Unidos da América conquistaram assim 17 medalhas (8 de Ouro, 3 de Prata e 6 de Bronze), tendo também vencido com clareza a Tabela de Lugares (que contempla os oito primeiros classificados). A selecção norte-americana conquistou 165 pontos, contra os 106 da Rússia e os 47 de Cuba, país que teve uma prestação de elevado nível.

Portugal conquistou o 19º lugar ao nível da tabela de medalhas e o 20º lugar ao nível da tabela de lugares, com uma comitiva pequena e que teve em Naide Gomes o grande sucesso, mantendo acesa a chama de um bom nível actual do atletismo português. Portugal teve ainda as boas prestações de Sara Moreira (6ª) e Jéssica Augusto (8ª) na prova de 3000 metros femininos.

Na disputa entre continentes, o norte-americano claramente foi o líder das medalhas, muito por causa das 8 medalhas de Ouro dos Estados Unidos da América, a que se juntam mais quatro medalhas de Ouro de outros países da América do Norte. A Europa aparece como a segunda potência continental, com sete medalhas de Ouro, mas acabou por ser o continente com mais medalhas alcançadas (30 medalhas europeias, contra as 27 medalhas norte-americanas). Já distante, o terceiro continente classificado em tabela de medalhas foi o de África, que com os sucessos dos meio-fundistas e fundistas, alcançou 4 medalhas de Ouro, no total.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2