Portuguesa conquistou a Prata com justiça.
Mais uma medalha para Naide Gomes, que teve uma prestação de boa qualidade, numa prova emocionante até final. 6.67 metros foi a marca da portuguesa.
Foi um concurso emocionante de início ao fim, já que nenhuma atleta se destacou verdadeiramente. Apesar da emoção, o pódio feminino ficou decidido ao primeiro ensaio, mas com as seis primeiras classificadas separadas por 9 centímetros, com vários saltos intermédios, que foram "arrepiando" as atletas presentes.
Naide Gomes abriu o concurso muito bem, com os 6.67 metros, apesar da norte-americana Britney Reese ter realizado um primeiro ensaio a 6.70 metros, marca que acabaria por manter ao longo de todo o concurso, onde foi pouco regular. Na disputa pelo terceiro lugar, a campeã europeia de pista coberta, Ksenija Balta (Estónia) que já representou o Futebol Clube do Porto, acabou por perder o terceiro lugar para a brasileira Keila Costa, que no último ensaio, ao fazer 6.63 metros, voltou ao terceiro lugar, para arrecadar a medalha de Bronze.
Para Naide Gomes ficou o amargo do seu melhor ensaio, acima dos 6.70 metros de Reese, ter sido anulado, sem que a portuguesa tivesse concordado no momento. Acabou mesmo por ser anulado (o salto era de 6.74 metros), além de outros dois saltos, também anulado, que levaram a que tivesse realizado três ensaios válidos, todos eles acima dos 6.60 metros, o que mostra a regularidade que Naide Gomes habitualmente apresenta.
Foi assim a primeira e única medalha para Portugal, nestes Mundiais de Pista Coberta, que se disputam em Doha (Qatar) e representa a quarta medalha em Mundiais de Pista Coberta para Naide Gomes, já que foi medalha de Ouro no Pentatlo, em Budapeste (2004), medalha de Bronze no salto em comprimento, em Moscovo (2006) e medalha de Ouro no salto em comprimento, em Valência (2008).
"Foi uma final emocionante! Pensei que 6,67m não seria o suficiente. Não estava a contar vir aqui a Doha mas o meu treinador achou que era importante. Já que aqui estava queria ganhar o ouro, como já ganhei anteriormente, e foi pelo titulo que lutei até ao final. Não foi possível, mas estou feliz! Agora vou treinar para os Campeonatos da Europa e vão voltar a ver-me acima dos 7 metros.", disse Naide Gomes ao site oficial da FPA.
|
Acho incrível é como é que neste campeonato com tão bons registos em tantas provas e especialmente no triplo e como é que no comprimento tanto homens como mulheres foi o que se viu, estanho!!!