Nacional de Corta-Mato Curto disputou-se em Vagos.
Na manhã de hoje decorreu o Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto, com vitórias de Rui Silva (Sporting) e Dulce Félix (SC Braga).
Enquanto em Doha se disputava o Mundial de Pista Coberta, em Vagos, disputava-se o Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto, que tinha ainda em disputa outros eventos como o Campeonato Nacional do Desporto Escolar, o Campeonato Universitário de Corta-Mato e o Campeonato Nacional de Corta-Mato para Veteranos.
Foi com um percurso enlameado, num misto de relva e areia solta e muita gente a assistir, o que já vem sendo hábito, com os jovens do Desporto Escolar a assistirem, que se disputaram as provas principais do Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto.
A prova feminina foi dominada por duas atletas, Dulce Félix (SC Braga) e Anália Rosa (Maratona CP), que se descaram logo de início das suas mais directas adversárias. Para Dulce Félix a competição não foi a mais fácil, já que na primeira parte da prova a bracarense torceu o pé e acabou por correr condicionada em toda a competição. Valeu-lhe o companheirismo de Anália Rosa, que não atacou quando essa situação ocorreu e acabou por facilitar a que Dulce Félix acabasse por recolar e no final se isolasse e acabasse vencedora, tendo obtido este ano o título nacional de corta-mato na versão longa e curta: “Estou contente por ser campeã nacional”, disse Dulce Félix no final. A atleta que garante, “neste momento estou em boa forma”, irá agora preparar o Mundial de Corta-Mato, onde poderá ser uma peça-chave da selecção feminina presente.

Do lado masculino, Rui Silva (Sporting CP) renovou o título nacional de corta-mato curto, mas o domínio da prova não lhe pertenceu, já que Ricardo Ribas (Conforlimpa) esteve na frente a maioria da prova, com Rui Silva a aproximar-se do fundista na última volta e a acabar por triunfar, por uma margem curta, mas suficiente para se sagrar campeão nacional. “No final acabou por correr bem e estou bastante satisfeito”, comentou Rui Silva ao Atleta-Digital. O sportinguista falou ainda do piso : “O circuito apesar de ser plano é mais difícil do que parece”. Agora a preparação de Rui Silva, passará pelos 5000 metros, onde os primeiros desafios na distância acontecerão já no próximo mês de Maio.
Este evento teve o colorido da participação do Desporto Escolar, Universitário e Veteranos, o que lhe conferiu um verdadeiro clima de festa, num dia de Sol e onde foram testadas mais algumas evoluções tecnológicas, nomeadamente a transmissão em directo num ecrã colocado no local.
CLASSIFICAÇÕES:
Masculinos:
1. Rui Silva (Sporting) - 12.37
2. Ricardo Ribas (Conforlimpa) - 12.39
3. Mário Teixeira (Sporting) - 12.39
4. Hélder Santos (Cyclones) - 12.43
5. Bruno Jesus (NAJ) - 12.44
Femininos:
1. Dulce Félix (SC Braga) - 14.58
2. Anália Rosa (Maratona) - 15.03
3. Sandra Teixeira (Sporting) - 15.32 .
4. Salomé Rocha (FC Vizela) - 15.37
5. Carla Martinho (ADERCUS) - 15.52


Enviados Especiais : Filipe Oliveira (fotos) e Pedro Moreira
|