|
Maratona (em femininos) e Conforlimpa (em masculinos) triunfaram.
Foi uma tarde de emoções na pista das Açoteias, em Albufeira, que recebeu o Nacional de Corta-Mato e o Cross das Amendoeiras em Flor em paralelo.
Disputou-se hoje, na aldeia das Açoteias (Albufeira), o Campeonato Nacional de Corta Mato Longo em conjunto com o 33º Cross das Amendoeiras em Flor. Dulce Félix em femininos confirmou o favoritismo e Yousef el Kalai campeão em masculinos foi a surpresa da tarde.
Quando tudo previa que a chuva iria marcar presença na pista das Açoteia, dificultando a tarefa dos atletas com um piso mais "pesado", o sol acabou por brilhar entre as nuvens carregadas. Dulce Félix (SC Braga) foi a grande protagonista na competição feminina. A vitória no Campeonato Nacional bem como do Cross das Amendoeiras em Flor, foi desenhada a meio da competição, quando decidiu atacar e aumentar o ritmo o que consequentemente alongou o grupo de atletas que seguia na sua perseguição. A partir daí as classicações praticamente nunca mais se alteraram até à meta e a bracarense venceu com o tempo de 26.09 minutos à frente de Sara Moreira (Maratona) e Ana Dias (CB Faro). A destacar ainda a presença de Fernanda Ribeiro no 6º lugar e da triatleta Vanessa Fernandes no 8º lugar do Campeonato Nacional e a notar as ausências de Jéssica Augusto e Inês Monteiro.
No final Dulce Félix afirmava: "Treinei para melhorar o meu 5º posto conquistado no ano passado e estou muito contente com a vitória. Agora o meu objectivo é o Campeonato do Mundo na Polónia. Espero fazer igual ou melhorar o meu 15º lugar conquistado em Aman".
Colectivamente o Maratona Clube de Portugal venceu à frente do SC Braga e da Adercus.

A prova do lado masculino foi emocionante e inesperada. Desde o tiro de partida a equipa da Conforlimpa trazia a lição bem estudada e Alberto Chaiça imprimiu um ritmo demasiado forte causando muitas mazelas no grupo da frente. Depois da desistência do mesmo foi a vez de Hélder Ornelas impor o ritmo no grupo e alongar por completo o pelotão, bem como a equipa do Maratona clube de Portugal. Yousef el Kalai foi o único a acompanhar o seu companheiro de equipa, numa altura em que o queniano Mark Bett já seguia bem na frente para a vitória do Cross das Amendoeiras em Flor. Os lugares do pódio foram apenas definidos na última volta com o ataque do recente naturalizado Kalai (ex-marroquino) deixando nos restantes lugares do pódio Helder Ornelas e Manuel Damião.
Yousef el Kalai, no final, não acreditava no seu título: "Quero agradecer a todas as pessoas que me ajudaram no meu percurso até aqui, sem esquecer o Carlos Silva. Ainda não acredito no que aconteceu. Se não fosse a Conforlimpa isto não seria possível! Neste momento sou um profissional do atletismo."
Colectivamente a equipa das limpezas (Conforlimpa) dominou por completo com a pontuação mínima (10 pontos), em segundo lugar o Maratona Clube de Portugal com 56 pontos (curiosamente os quatro atletas que fecharam a equipa são todos de Viana do Castelo e do mesmo grupo de treino) e em 3º lugar ficou o Maia Atlético Clube, que quase surpreendeu a equipa do Maratona Clube de Portugal.
 Youssef el Kalai beijando o chão como recompensa pela sua vitória individual neste Nacional de Corta-Mato.
Nos escalões de mais jovens vitória de Ana Queiroz Alves (Juv. Vidigalense) e de José Santos (SFRAA) em Juvenis e de Débora Santos (ADERCUS) e Rui Pinto (UD Várzea) em Juniores. O escalão de Juniores, tal como o de Seniores, foi hoje alvo de observação por parte do seleccionador nacional, para a escolha das equipas portuguesas que irão comparecer no Mundial de Corta-Mato, no final do mês.
RESULTADOS CAMPEONATO NACIONAL DE CORTA-MATO LONGO:
Juniores Fem:
1. Débora Santos (ADERCUS) - 22.28
2. Diana Soares (SLB) - 22.52
3. Susana Godinho (SLB) - 23.04
Juniores Masc:
1. Rui Pinto (UDV) - 25.19
2. José Costa (FCP) - 25.40
3. Miguel Moreira (AAPGL) - 25.43
Seniores Fem:
1. Dulce Félix (SCB) - 26.09
2. Sara Moreira (MCP) - 26.42
3. Ana Dias (CBF) - 26.50
4. Mónica Rosa (MCP) - 27.12
5. Anália Rosa (MCP) - 27.21
Seniores Masc:
1. Youssef el Kalai (GDRC) - 35.37
2. Helder Ornelas (GDRC) - 35.41
3. Manuel Damião (GDRC) - 35.45
4. Licínio Pimentel (GDRC) - 35.51
5. Fernando Silva (MCP) - 35.55
 Pódio colectivo masculino, com a Conforlimpa em grande destaque.
Enviado Especial : Bruno Araújo (fotos)
|
Quando se escrevem noticias desportivas acho k se deve estar por dentro do assunto e não deixar passar certos aspectos k a meu ver tb sao de "destacar"
Ana Oliveira e Teresa Carvalho no comprimento com 5.50 e 5.41 respectivamente.
Joel Pereira nos 60mt B com 8.46.
Rafaela Vitorino nos 60mt B com o tempo de 9.10.
Ana Oliveira mostra cada vez mais o seu potencial, estou curioso para ver que resultados vai ela conseguir fazer este ano no salto em Altura que penso ser a sua disciplina favorita.
Parabéns a todos e continuação de excelentes resultados.
Todos estes resultados foram feitos em Alpiarça no Torneio Inter-Associações.
clac.pt/2010/03/noticias/novo-recorde-nacional-de-fabio-martins/
Aqui estão eles:
Seniores Masculinos
Youssef el Kalai – Grupo Desportivo e Recreativo da Conforlimpa
Licínio Pimentel – Grupo Desportivo e Recreativo da Conforlimpa
Manuel Damião – Grupo Desportivo e Recreativo da Conforlimpa
Fernando Silva – Maratona Clube de Portugal
José Rocha – Maratona Clube de Portugal
Hélder Ornelas – Grupo Desportivo e Recreativo da Conforlimpa
Seniores Femininos
Jessica Augusto – Individual
Ana Dulce Félix – Sporting Clube de Braga
Sara Moreira – Maratona Clube de Portugal
Ana Dias – Casa do Benfica de Faro
Anália Rosa – Maratona Clube de Portugal
Juniores Masculinos
Rui Pinto – União Desportiva da Várzea
José Costa – Futebol Clube do Porto
Juniores Femininos
Assim, a equipa masculina conquistou o 4º lugar e a feminina o 5º.
Tornou-se assim o CDQ o Clube algarvio com melhores posições conquistadas.