Cinco portugueses no Mundial

Segunda, 01 Março 2010
Cinco portugueses no Mundial

Comitiva pequena presente em Doha.

A Federação Portuguesa de Atletismo divulgou hoje a lista de convocados para o Mundial de Pista Coberta, sem surpresas. 

Depois de sete portugueses terem estado no anterior Mundial de Pista Coberta, disputado em Valência (Espanha) há dois anos, este ano serão cinco os presentes em Doha (Qatar). Dos cinco, três estiveram em Valência (Naide Gomes, Jéssica Augusto e Marco Fortes), com Sara Moreira e Bruno Albuquerque a representarem as jovens esperanças do atletismo português.

O Prof. José Barros, seleccionador nacional, convoncou assim Marco Fortes (Peso), Bruno Albuquerque (1500 metros), Jéssica Augusto (1500 e 3000 metros), Sara Moreira (3000 metros) e Naide Gomes (Comprimento). Para José Barros as expectativas da participação portuguesa estão “a níveis diferentes em função daquilo que têm demonstrado”, não tendo dúvidas que Naide Gomes “voltará a ser aquela Naide que nós conhecemos”, com as duas semanas de treino que ainda lhe faltam até à presença no Mundial.

A saltadora portuguesa, que começou a sua preparação mais tarde do que é costume, devido à recuperação de lesões, tentará em Doha defender o seu título mundial de pista coberta, alcançado em Valência há dois anos, apesar de uma forte concorrência vinda da Rússia e dos Estados Unidos da América, onde a campeã mundial de Ar Livre, Brittney Reese, é a líder mundial com 6.89 metros alcançados este fim-de-semana. Uma das atletas mais perigosas poderá ser a russa Darya Klishina, que é a segunda melhor do ano e regular acima dos 6.70 metros, marca que Naide Gomes alcançou neste fim-de-semana e que a coloca como 10ª atleta mundial do ano.

Sara Moreira, 12ª do ranking mundial, mas 9ª se contarmos que cada país poderá levar apenas duas atletas, apareceu em contra-relógio no Nacional de Pista Coberta e debelados os problemas físicos poderá ser uma das surpresas da equipa portuguesa, como o foi há cerca de um ano, com a Prata alcançada no Europeu de Pista Coberta.

Jéssica Augusto, 6ª do ranking mundial, está numa das suas melhores formas de sempre e quererá em Doha mostrar que alguns problemas do passado, mais do que físicos, não se repetirão, sendo uma forte candidata a uma surpresa, tal como Sara Moreira.

Bruno Albuquerque, depois da presença há um ano no Europeu de Pista Coberta, marcará presença numa prova onde se encontra mais consistente e importante para preparação de outros grandes eventos da época. Segundo José Barros, “será muito importante para a nossa selecção em Budapeste e quem sabe em Barcelona”, referindo-se ao Campeonato da Europa das Nações e ao Campeonato da Europa de Ar Livre, onde precisa ainda de alcançar mínimos.

Por fim, Marco Fortes terá a oportunidade de mostrar que tem qualidade, numa altura da sua carreira onde tem sido mais consistente em torno dos 20 metros, onde a possibilidade da queda de um recorde nacional e presença entre os melhores é forte. Apesar de ser 19º no ranking mundial, é 12º entre os atletas presentes em Doha e bastará estar num dia mais inspirado.

A selecção nacional partirá para o Qatar a 9 de Março, a três dias do começo da competição que poderá trazer algumas surpresas para as cores nacionais.

A competição terá ainda dois juízes nacionais na função de ITOs, sendo eles Jorge Salcedo e Samuel Lopes, habituados a grandes eventos como este.

| Mais


Comentarios (1)add feed
Participação de bruno albuqueerque : Francisca Santos
Para mim este atleta é uma força da natureza o seu percurso no atletismo é invejavel, concerteza que ´continuará a deixa marcas no atletismo português e mundial!Parabens!
Março 04, 2010
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2