|
Derrocadas na Madeira invadiram o Centro Desportivo.
A Pista da Ribeira Brava receberá em Junho a 2ª divisão da Taça da Europa de Provas Combinadas.
Após as fortes chuvadas que atingiram a Madeira nos últimos dias, o perigo de fortes derrocadas afectou a Ribeira Brava, com parte da encosta instável. As torrentes acabaram por levar lama e pedra para dentro do Centro Desportivo da Madeira e neste momento o local encontra-se com dificuldades de acesso e completamente inutilizável, tendo cancelado uma competição de atletismo regional, a Taça de Juvenis.
Ao Diário de Notícias, Paulo Sousa, presidente da Sociedade de Desenvolvimento da Ponta Oeste (SDPO) calcula danos materiais “enormes” e reconhece que “levará ainda algum tempo para que tudo volte à normalidade”, relativamente ao uso do Centro Desportivo para eventos.
O mesmo Paulo Sousa tranquilizou, porém, os responsáveis do atletismo regional e nacional, já que “até lá tudo já estará em pleno funcionamento, pelo que não irá impedir a realização da prova”, referindo-se à Taça da Europa de Provas Combinadas, que terá realização da 2ª divisão, onde participa Portugal, precisamente na Ribeira Brava.
Recentemente o esloveno Janez Aljancic (Delegado do Conselho) e o italiano Luca Verrascina (Delegado Técnico) haviam visitado a pista para verificar as condições para o acolher da competição europeia. Verrascina estava mesmo optimista com o local da competição: "Acho o enquadramento paisagístico do estádio
espectacular, com muito verde. Julgo que é o melhor ambiente
para realizar uma prova deste género, porque os praticantes das
provas combinadas são como uma grande família e é esse
espírito familiar que este local transmite." Aguardava-se que no final de Abril algumas correcções ao nível da zona de salto em comprimento e salto com vara estivessem concretizadas, mas a recuperação de alguns dos estragos poderá fazer "resvalar" a data de conclusão das correcções sugeridas pela EAA.
Certa parece ser a mudança de local de realização de algumas competições regionais, como a Taça de Infantis e Iniciados e também a de Benjamins. Competições mais importantes como o Mega Sprinter regional ou o Olímpico Jovem regional, no mês de Abril, são ainda incertas, já que a prioridade é acudir a população e só quando a situação estiver normalizada, se procederá às reparações no Centro Desportivo da Madeira.

Visita de elementos da Associação Europeia de Atletismo há 10 dias atrás (Foto:AARAM)
|
Força Madeira!