|
Olhão receberá melhores marchadores nacionais.
O Campeonato Nacional de Marcha em Estrada será disputado no mesmo local que para o ano receberá a Taça da Europa.
Com os melhores atletas nacionais a garantirem presença, a grande ausente acaba por ser a de Susana Feitor, a contas com um braço partido, quando num treino há cerca de três semanas, no Parque de Monsanto, ditou uma queda.
À excepção de Susana Feitor, a prova feminina, de 20 Km, terá as principais marchadoras portuguesas (Inês Henriques, Vera Santos, Ana Cabecinha e Maribel Gonçalvez) e ainda a presença da lituana Kristina Saltanovic, também ela participante no recente Mundial de Ar Livre. Vera Santos, 5ª classificada em Berlim e com uma boa abertura de época na pista coberta, é uma das grandes favoritas, embora o título alcançado no ano passado por Inês Henriques, possa ser disputado pela mesma ou por Ana Cabecinha, ausente no ano passado.
Do lado masculino, nos 20 Km, a vitória poderá ser discutida entre os irmãos Vieira, com João Vieira, normalmente mais regular, a surgir como o principal favorito. João Vieira está também inscrito nos 50 Km Marcha, o que poderá querer dizer que o atleta do CN Rio Maior continue após os 20 Km Marcha para terminar a distância dos 50 Km Marcha, provas que abrem este Nacional de Marcha, às 8:30, a par também da prova de Juniores.
Assim, durante toda a manhã, vai-se marchar na cidade de Olhão, num teste às capacidades organizativas locais, que para o ano terão a responsabilidade de organizar a Taça da Europa de Marcha, um evento que na região está a ser visto com alguma expectativa.
|