Portugal presente em duas finais.
No último dia de competições em Kaunas, Portugal conseguiu estar em duas finais e saiu de Kaunas cumprindo, mas não deslumbrando.
Marcos Caldeira, que no dia anterior tinha obtido uma boa passagem à final da prova de Triplo Salto, não esteve ao nível da qualificação. Com 15.46 metros, Caldeira não teve acesso aos últimos três ensaios e saiu de Kaunas com um 12º lugar. Caso tivesse conseguido uma marca na ordem de grandeza do dia anterior, Marcos Caldeira teria direito aos últimos três ensaios.
Solange Jesus participou na prova de 3000 metros obstáculos, obtendo um novo recorde pessoal, agora fixado em 10.31,98 minutos, tendo terminado em 9º lugar, mas longe da vencedora.
A estafeta de 4x100 metros encerraram a participação portuguesa em Kaunas. Constituída pelos atletas Ivo Vital, Marcos Chuva, Edi Sousa e Bruno Gualberto, a estafeta portuguesa conseguiu uma passagem à final, depois de nas eliminatórias ter concluído com o registo de 40,21 segundos. Na final, Portugal não conseguiu o sucesso de 2007, quando arrecadou a medalha de prata nesta competição, tendo hoje concluindo a sua prestação em 8º lugar, com um tempo inferior ao das eliminatórias (40,36 segundos).
E foi esta a prestação portuguesa neste Europeu de Sub-23, onde o melhor resultado foi conquistado por Patrícia Mamona (5ª no triplo salto). Em termos de classificação geral, sem medalhas, Portugal concluiu no 30º lugar na tabela classificada por lugares. Em termos europeus, a vitória colectiva sorriu à Rússia, com a Grã-Bretanha muito perto, no segundo lugar. Em terceiro lugar conclui a selecção alemã.
|