Vitória de campeão e quase nos 18 metros...
Nelson Évora esteve muito bem no Triplo Salto e quase que conseguia ultrapassar a mítica barreiras dos 18 metros.
Foi uma prova de triplo salto muito bem disputada, a opor dois dos principais valores mundiais da actualidade, Philips Idowu (Grã-Bretanha) e Nelson Évora (Portugal).
Nelson Évora abriu de forma majestosa o concurso, com 17.47 metros, marca que o colocou, por pouco tempo, na liderança do concurso, já que o britânico Idowu, logo a seguir o bateu por somente um centímetro.
Depois de um segundo ensaio em que Nelson Évora saiu desequilibrado, após o step, Nelson Évora disparou para um excelente salto no terceiro ensaio, com 17.59 metros, marca que viria a ser a melhor do concurso.
Isto porque no último ensaio, Nelson Évora acabou por pisar a tábua e anular um ensaio que poderia ter sido perto dos 18 metros, o que seria recorde nacional, levando o atleta português ao desânimo, mas também à felicidade com o forte apoio do público presente em Leiria.
Nelson aproveitou por agradecer ao público português a maior presença de público no dia de hoje, levando o público ao rubro.
Uma nota de curiosidade para o facto de ao longo dos saltos do britânico Idowu, num gesto desportivista e sem rancor, Nelson Évora ter pedido ao público presente palmas, para aquele que foi o segundo classificado nos Jogos Olímpicos de Pequim. Idowu terminou o concurso com 17.50 metros, dando luta a Évora.
Foto: Filipe Oliveira / Atleta-Digital
|