Duas lideranças mundiais e dois recordes nacionais.
O primeiro dia de competições do Campeonato Europeu das Nações, em Leiria, teve um bom nível competitivo.
Com a presença dos melhores atletas europeus, alguns líderes mundiais ou europeus do ano estiveram em acção no Estádio Dr. Magalhães Pessoa.
Duas lideranças mundiais foram conquistas durante a tarde, como o caso de Christina Obergfoll (Alemanha), que bateu a recordista europeia Barbora Spotakova (Rep. Checa), que no lançamento do dardo arremessou o engenho a 68.59 metros.
A outra liderança mundial foi conseguida na prova de 800 metros femininos, uma das mais fortes da tarde com quatro atletas a baixarem dos dois minutos. A vitória e liderança mundial, foi obtida pela ucraniana Yuliya Krevsun, que correu a distância em 1.58,62 minuto, melhorando o seu máximo mundial do ano.
Em termos portugueses o destaque vai para os recordes nacional de 4x100 metros, tanto em masculinos (39.02 segundos), como em femininos (44.70 segundos). A marca obtida em 4x100 metros masculinos constitui também mínimos para o Mundial de Ar Livre, uma marca histórica e que levar alguns dos melhores velocistas nacionais a Berlim.
O público esteve activo, embora longe das 20 mil pessoas que estavam anunciadas, numa tarde óptima para a prática do atletismo. Os segundos lugares de Francis Obikwelu e de Nelson Évora e os recordes nacionais foram os momentos em que o público português mais se manifestou, num evento desportivo que está a ser grandioso, não só pela emoção, como pelos resultados atingidos.
Colectivamente a selecção portuguesa encontra-se em zona de despromoção, embora continue a lutar com a Grécia, Espanha e Rep. Checa para a fugida à descida. Na frente segue a Grã-Bretanha, seguida de muito perto pela Rússia e pela França.
CLASS. COLECTIVA (AO FINAL DO DIA 1):
1. Grã-Bretanha - 165 pontos
2. Rússia - 164
3. França - 159.5
4. Alemanha - 158.5
5. Ucrânia - 155
6. Polónia - 153
7. Itália - 140
8. Rep. Checa - 123
9. Espanha - 117
10. Grécia - 112
11. PORTUGAL - 111
12. Suécia - 72
Foto: Edgar Barreira / Atleta-Digital
|
Os Juízes devem estar mais atentos, pois infelizmente não consegui gravar as provas pois o meu PC estava a dar erro, para agora verificar melhor mas ao vivo vi pelo menos o Inglês que venceu os 400mt a pisar a linha na curva e nos 400mt barreiras uma atleta que deveria ser a Sueca a correr na pista de fora a saltar com uma perna fora da barreira.
Pois, desclassificar uma Portuguesa é bem mais fácil!!!
Parabéns a todos e força para o dia de hoje.
Por favor quem de direito que revejam as imagens para confirmar e protestem, isto é por pontos e todos os pontos podem valer oiro.
Apesar da embrulhada que foi os 3000mt Femininos, como foi a primeira prova com estas regras é desculpável, pois irão ver que com o tempo estas regras são muito dinâmicas, vivas e irão dar frutos.
As regras são para todos e todos têm que se adaptar a elas.