|
Prova pertence ao Challenge Mundial
Amanhã Rio Maior receberá mais uma edição desta competição com alguns dos bons marchadores mundiais.
Rio Maior é a grande cidade da marcha em Portugal, de ontem têm saído alguns dos melhores marchadores portugueses, o que justifica a existência de uma grande prova mundial de Marcha, sendo por isso integrante do Challenge Mundial.
A prova feminina será a prova mais forte, não só com a presença das melhores portuguesas, como com a presença de alguns grandes valores internacionais. O grande nome presente será a norueguesa Kjersty Plätzer, que vem de uma vitória em Santa Eulália, em Espanha, obtida na semana passada. A medalha de Prata em Pequim terá, contudo, outras atletas de valor como Tatyana Sibileva (Russia), Sabine Zimmer Krantz (Alemanha), Olive Loughnane (Irlanda), Claudia Stef e Ana Maria Groza (Roménia), Kristina Saltanovic e Sonata Milušauskaité (Letónia). Além destas atletas, grandes favoritas serão também as atletas portuguesas, com Susana Feitor, Inês Henriques, Ana Cabecinha, Vera Santos e Maribel Gonçalves a serem as destacadas atletas portuguesas e que aqui farão o primeiro "embate" para a disputa para um lugar no Mundial de Ar Livre.
Do lado masculino o grande nome presente será o do também norueguês Erik Tysse, um marchador que tanto se dá bem em provas de 20 ou 50 quilómetros marcha. O norueguês terá adversários de grande nível, como são os casos dos chineses olímpicos Hao Wang e Yafei Chu, Giorgio Rubino (Itália), Andre Höhne (Alemanha), Robert Heffernan (Irlanda), Jesus Sánchez (México), Ivan Trotski (Bielorussia) e ainda os espanhóis David Domíngez e Juan Porras. Os portugueses são também candidatos ao pódio, com João Vieira, Sérgio Vieira, António Pereira e Augusto Pereira a serem os principais.
A prova terá 20 Km, num circuito especialmente montado dentro da cidade de Rio Maior e que ajudará a definir a classificação do Challenge Mundial, onde Susana Feitor e Inês Henriques ocupam os segundo e terceiros lugares neste momento.
|