|
No Nacional de Corta-Mato Curto.
O Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto decorreu na Figueira da Foz, ainda com a disputa do Nacional Universitário e de Desporto Escolar de Corta-Mato.
Hoje na Figueira da Foz presenciou-se uma autêntica festa do atletismo, no Parque das Abadias, uma das zonas mais verdes da Figueira da Foz. Foram milhares os atletas que estiveram presentes e que ajudaram a que a festa fosse feita, logo a partir das 09:30.
Após uma prova regional, o Desporto Escolar abriu com os escalões de iniciados e juvenis, onde agrupamentos escolares de todo o país deram oportunidade a alguns dos seus alunos para competir num grande evento nacional.
Seguido ao Campeonato Nacional de Corta-Mato, para os escalões de veteranos, realizou-se o Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto, em conjunto com o Campeonato Nacional Universitário e onde os principais favoritos venceram.
Na prova feminina, Sara Moreira mostrou porque é uma das fundistas portuguesas com mais futuro, tendo ganho pelo segundo ano consecutivo esta competição, apesar de nunca ter conseguido ser campeã nacional de corta-mato longo. A vitória fez-se perto da entrar da última volta, quando a atleta do Maratona atacou para uma vitória à vontade, por quase 6 segundos, sobre a bracarense Ana Dulce Félix.
No final da competição, Sara Moreira mostrava-se bastante contente com a vitória, alegado que "É sempre mais um título!", já que é importante marcar a carreira com títulos.
A fechar o pódio terminou a veterana Fernanda Ribeiro, que na Figueira da Foz apareceu muito forte, ficando a menos de 12 segundos de Sara Moreira.Colectivamente a vitória não escapou à formação do Sporting Clube de Braga, com as classificações das atletas Ana Dulce Félix (2º), Filomena Costa (6º), Ercília Machado (10º) e Cláudia Pereira (14º).

Do lado masculino, Rui Silva (Sporting) teve de se esforçar para bater o seu colega de equipa, Mário Teixeira. O Sporting que levou a sua equipa de meio-fundo e fundo à Figueira da Foz para arrecadar o título colectivo, acabou por fazê-lo, teve em Rui Silva o principal rosto.
O medalhado de ouro no mais recente Europeu de Pista Coberta, foi assim ajudar a sua equipa e acabou mesmo por ser campeão nacional, depois de uma semana em que realizou poucos treinos. Apesar de tudo, o atleta falou por si, dizendo que esteve presente "com muito prazer e muito orgulho por tentar a vitória por equipas". Contudo o atleta declarou no final, que o corta-mato não é para si um objectivo, seja na versão longa ou curta, apesar de esta ter sido a quinta vitória em campeonatos nacionais de corta-mato curto.
A fechar o pódio individual esteve Sérgio Silva (Maia AC), que apareceu novamente bem, depois de um excelente mês de Novembro, ficando a pouco mais de dois segundos da discussão da vitória individual. Colectivamente vitória, também ela indiscutível, da equipa do Sporting, com a classificação de Rui Silva (1º), Mário Teixeira (2º), Túlio António (4º) e Ricardo Mateus (12º).
Ao nível do campeonato universitário, foram campeões nacionais Sara Moreira e Pedro Ribeiro, ambos a correrem pelo seu clube e pelo Instituto Politécnico do Porto.
Resultados Individuais:
Femininos (4000 metros):
1. Sara Moreira (Maratona CP) - 13.13
2. Ana Dulce Félix (SC Braga) - 13.19
3. Fernanda Ribeiro (Individual) - 13.25
4. Sandra Teixeira (Sporting CP) - 13.33
5. Lilian Silva (FC Porto) - 13.40
6. Filomena Costa (SC Braga) - 13.48
7. Carla Salomé Rocha (FC Vizela) - 13.56
8. Carla Martinho (ADERCUS) - 13.58
9. Solange Jesus (ADERCUS) - 14.00
10.Ercília Machado (SC Braga) - 14.02
Masculinos (4000 metros):
1. Rui Silva (Sporting CP) - 11.40
2. Mário Teixeira (Sporting CP) - 11.41
3. Sérgio Silva (Maia AC) - 11.43
4. Túlio António (Sporting CP) - 11.45
5. Bruno Jesus (NA Joane) - 11.46
6. Pedro Ribeiro (Maia AC) - 11.47
7. Alberto Paulo (SC Marítimo) - 11.47
8. Hélder Santos (Cyclones) - 11.49
9. Manuel Magalhães (NA Joane) - 11.51
10.José Moreira (Cyclones) - 11.54
Resultados Colectivos:
Femininos:
1. SC Braga - 32
2. ADERCUS - 60
3. FC Porto - 61
Masculinos:
1. Sporting CP - 19 pontos
2. NA Joane - 38
3. Cyclones - 64
Em breve, mais de um milhar de fotografias deste evento.
Enviados Especiais: Edgar Barreira, Filipe Oliveira (Foto) e Telmo Rocha
|
E achei que o Rui e a Sara foram fantásticos. A Sara rodou a uma passada incrivil e o Rui mais uma vez a resolver a corrida nos últimos metros... os últimos 500 metros foram de cortar a respiração com sucessivos ataques...
Fantástico. : )