Rui Silva voltou aos grandes momentos de glória
Numa corrida tacticamente diferente do habitual, o multi-campeão português voltou a fazer furor nos 1500 metros e em Turim sagrou-se campeão europeu.
Foi uma final de 1500 metros muito emocionante, a que se assistiu no Oval Lingotto, com Rui Silva a adquirir estranhamente uma táctica bastante arrojada, já que cedo veio para a frente da corrida, para impedir que a corrida fosse demasiado lenta e que os espanhóis tomassem conta da corrida, já que tinha, na frente três atletas.
Esta táctica, arriscada porque no momento em que Rui Silva deixou a frente ficou ligeiramente fechado dentro do grupo, resultou na perfeição, já que na última volta Rui Silva conseguiu vir para a frente e dar tudo para não deixar escapar a vitória com o tempo de 3.44,38 minutos.
Assim Rui Silva junta ao título mundial indoor de 2001 e ao bronze olímpico de 2004, este título, que é muito significativo para a sua carreira e para o seu treinador, o Prof. João Campos.
Para mim foi bastante importante. Foi o objectivo cumprido! O que me era favorável era uma prova lançada em bases intermédias, não muito rápidas mas também não muito lentas. Quando vi a partida e comecei a ver a prova tornar-se cada vez mais lenta, senti-me na obrigação de assumir o risco de impor um ritmo que eliminasse algumas qualidades de alguns atletas fortes. Tinhas duas tácticas em mente. Ou fazia uma prova mais ou menos idêntica à de ontem ou assumir o risco e foi isso que fiz.", comentou o atleta português no final, visivelmente contente por este resultado.
Deixou agradecimentos à sua família e ao seu grupo de treino. Na hora dos agradecimentos não se esqueceu do seu colega de treino, Bruno Albuquerque (que participou na qualificação): "Foi ele que me ajudou a treinar. Nós os dois fizemos um bom Inverno e fizemos uma boa preparação para aqui. Ter um colega quase ao mesmo nível, ajudou-me bastante."
Para Berlim, no Mundial de Ar Livre, Rui Silva deverá estar nos 1500 metros novamente, mas deverá nos próximos anos subir na distância, "dado que já começam a falhar algumas coisas e não se consegue treinar a 100%."
A vitória de Rui Silva é assim o relançar da carreira do atleta português, que passou os últimos dois ano a recuperar de algumas lesões.
|
Estávamos todos a torcer por ti.
Fizeste tudo certo no momento certo.
BRAVO !!!
Que grande vitória e grande domínio de corrida!
Muitos Parabéns Rui Silva.
PARABÉNS RUI.
Parabéns (e muito bom lembrares-te do Bruno)