Rui Silva campeão europeu indoor

Domingo, 08 Março 2009
Rui Silva campeão europeu indoor

Rui Silva voltou aos grandes momentos de glória

Numa corrida tacticamente diferente do habitual, o multi-campeão português voltou a fazer furor nos 1500 metros e em Turim sagrou-se campeão europeu. 

Foi uma final de 1500 metros muito emocionante, a que se assistiu no Oval Lingotto, com Rui Silva a adquirir estranhamente uma táctica bastante arrojada, já que cedo veio para a frente da corrida, para impedir que a corrida fosse demasiado lenta e que os espanhóis tomassem conta da corrida, já que tinha, na frente três atletas.

Esta táctica, arriscada porque no momento em que Rui Silva deixou a frente ficou ligeiramente fechado dentro do grupo, resultou na perfeição, já que na última volta Rui Silva conseguiu vir para a frente e dar tudo para não deixar escapar a vitória com o tempo de 3.44,38 minutos.

Assim Rui Silva junta ao título mundial indoor de 2001 e ao bronze olímpico de 2004, este título, que é muito significativo para a sua carreira e para o seu treinador, o Prof. João Campos.

Para mim foi bastante importante. Foi o objectivo cumprido! O que me era favorável era uma prova lançada em bases intermédias, não muito rápidas mas também não muito lentas. Quando vi a partida e comecei a ver a prova tornar-se cada vez mais lenta, senti-me na obrigação de assumir o risco de impor um ritmo que eliminasse algumas qualidades de alguns atletas fortes. Tinhas duas tácticas em mente. Ou fazia uma prova mais ou menos idêntica à de ontem ou assumir o risco e foi isso que fiz.", comentou o atleta português no final, visivelmente contente por este resultado.

Deixou agradecimentos à sua família e ao seu grupo de treino. Na hora dos agradecimentos não se esqueceu do seu colega de treino, Bruno Albuquerque (que participou na qualificação): "Foi ele que me ajudou a treinar. Nós os dois fizemos um bom Inverno e fizemos uma boa preparação para aqui. Ter um colega quase ao mesmo nível, ajudou-me bastante."

Para Berlim, no Mundial de Ar Livre, Rui Silva deverá estar nos 1500 metros novamente, mas deverá nos próximos anos subir na distância, "dado que já começam a falhar algumas coisas e não se consegue treinar a 100%."

A vitória de Rui Silva é assim o relançar da carreira do atleta português, que passou os últimos dois ano a recuperar de algumas lesões.

| Mais


Comentarios (6)add feed
Obrigado! : Emanuel Vital
Obrigado Rui Silva pelo espectáculo que nos ofereceste e pela medalha que conquistaste.

Estávamos todos a torcer por ti.

Fizeste tudo certo no momento certo.

BRAVO !!!
Março 08, 2009
Fiquei surpreso!! : Luis
O Rui Silva mostrou a raça de que é feito.

Que grande vitória e grande domínio de corrida!


Muitos Parabéns Rui Silva.


Março 08, 2009
Fantástico... : Miguel Ribeiro
Que garra, que força, que vontade! Hoje o Rui Silva foi Viriato, D. Nuno Álvares Pereira... Derrotou categóricamente a armada Castelhana (Espanhola)... Que hino ao espectáculo, que hino ao desporto! Viv'ó Atletismo!
PARABÉNS RUI.
Março 08, 2009
Grande Prova : Cátia Teixeira
Parabéns Rui pela excelente prova e por nos teres dado a honra de termos ouvido o nosso hino e vermos a nossa bandeira ser elevada ao ponto mais alto...!!! Foi uma medalha muito bem merecida...
Março 08, 2009
Fosga-se Rui!!!! : João
Ficares ali fechado à corda deu-me calafrios. Mas saíste muito bem! Anda cá ao Atleta-Digital lert os comentários que o pessoal gosta de ti e aprecia uma grande prova.
Parabéns (e muito bom lembrares-te do Bruno)
Março 08, 2009
humildade : vdr
parabens rui ganda prova,assim é ke se ve os campeoes nunca se pode esquecer os colegas de treino mtos parabens =)
Março 09, 2009
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2