Nos 3000 metros Sara Moreira esteve a grande nível.
Sara Moreira geriu muito bem a corrida e nunca largou o grupo da frente e conquistou a medalha de prata com o registo de 8.48,18 minutos, novo recorde pessoal.
Na final da prova de 3000 metros tudo estava em aberto e a prova correu lenta, sem jogo de equipa de nenhuma das selecções presentes. Desde início que Inês Monteiro se resguardou na cauda do grupo acabando por descolar e terminar no último lugar desta final, com o resgisto de 9:14.34 minutos.
Jéssica Augusto e Sara Moreira foram as duas atletas portuguesas que conseguiram aguentar até cerca de metade o ritmo da frente da corrida, com Sara Moreira a liderar uma parte do tempo. Ao contrário do que é normal, Jéssica Augusto não veio para a frente e acabou mesmo por descolar do grupo da frente acabando no 10º lugar com o tempo de 9.04,48 minutos.
Sara Moreira acabou por se aguentar na frente e impôs a sua velocidade na última volta, onde tudo se decidiu e chegou à prata com uma ponta final muito forte que demonstrou a sua capacidade triunfadora, apenas sendo batida pela turca Almitu Bekele. O tempo final da atleta portuguesa foi de 8.48,18 minutos, melhorando mais de 5 segundos ao seu anterior recorde pessoal. Bekele terminou com o tempo de 8.46,50 minutos, novo recorde nacional turco.
"Estava à espera de uma final bem mais forte e como tal não estava à espera de acelerar da mesma forma que consegui. Estou bastante satisfeita, claro, mas também bastante surpresa. Acho que ainda não reflecti sobre o feito que consegui e estou bastante feliz.", comentou a atleta no final da competição.
A atleta que confessou que durante a noite tinha sonhado com uma medalhada, aproveitou para agradecer ao seu namorado e treinador, Pedro Ribeiro e ainda à família e amigas. Por fim, não esqueceu o seu clube, o Maratona Clube de Portugal, que lhe permitiu preparar esta competição e que a partir de Abril deixará a atleta preparar o Mundial de Ar Livre.
Já Jéssica Augusto encontrava-se naturalmente muito triste pelo desaire, concluíndo que o "corpo não reagiu, não sei o que é que se passou.". O seu treinador, o Prof. João Campos, comentou este desaire e depois de ter conversado ontem com a atleta: "tive a sensação que ela não se ia apresentar hoje nas melhores condições e foram por questões de ordem psicológica, não por questões de ordem técnica ou física. Não a senti estimulada, não a senti concentrada, não a senti responsável."
O Atleta-Digital como partner de Sara Moreira, aproveita para dar os parabéns por esta medalha.
Download:
|
Não de sanimem jéssicae ines :s
Grande corrida com 3 mulheres portuguesas!
E grande Sara !!!
A tua alegria foi a nossa alegria.
A tua satisfação foi a nossa satisffação.
O teu suor foi o Teu suor!
Mereceste a medalha e a nossa admiração.
Obrigado pelos momentos de felicidade que nos ofereceste.
beijo grande
Outras Medalhas virão.