Resumo do Dia 1
O primeiro dia de competições teve alguns pontos altos e algumas decepções, colocando alguns dos principais atletas fora da competição.
A primeira decepção foi o líder europeu do ano de Triplo Salto, Teddy Tamgho (FRA), que foi vítima da sua deficiente técnica e da sua inexperiência, com o jovem atleta a apenas fazer um salto válido, a somente 15.94 metros.
Também de fora da final ficou o irlandês David Gillick que tropeçou durante uma das meia-finais de 400 metros e não estará assim entre os melhores desta competição durante o dia de amanhã.
Nos 3000 metros, o ucraniano Serhiy Lebid, multi-campeão europeu de corta-mato esteve novamente mal, não terminando a prova sequer.
Decorreram hoje as três primeiras finais da competição, nomeadamente os 60 metros barreiras (masculino e feminino) e o lançamento do peso feminino. Decorreram ainda as provas de Pentatlo, que tiveram o seu final hoje.
No Pentatlo, a vencedora já era esperada, com Anna Bogdanova (Rússia) a liderar desde muito cedo e a ser bastante superior às suas adversárias, com as ausências de Carolina Kluft ou de Sotherton. Com 4761 pontos, a vitória de Bogdanova foi por mais de cem pontos sobre Jolanda Keizer (Holanda) e Antoinette Djimou (França).
No lançamento do peso, Petra Lammert (Alemanha) lutou “taco a taco” com a sua congénere Denise Hinrichs, com a vitória a fazer-se com expressivos 19.66 metros, a melhor marca mundial do ano.
Apenas com menos três centímetros, Hinrichs obteve o seu recorde pessoal e no último lugar do pódio classificou-se Anca Heltne (Roménia), já a quase um metro da primeira.
Na final dos 60 metros barreiras, tanto em masculinos, como em femininos assistiram-se a despiques muito renhidos. Em femininos Eline Berings (Bélgica) foi a campeã europeia, com uma vitória em 7.92 segundos, novo recorde nacional. Também com recorde nacional Lucie Skrobáková (Rep. Checa) e ainda Derval O’Rourke (Irlanda) classificaram-se nos lugares seguintes, numa final onde a desilusão foi a britância Sarah Claxton, que na meia-final tinha corrido com novo recorde nacional em 7.96 segundos. Em masculinos a decisão da vitória só se fez no photofinish já que Ladji Doucouré (França) e Gregory Sedoc (Holanda) terminaram com o mesmo tempo (7.55 segundos). No terceiro posto, já longe dos primeiros, ficou Petr Svodoba (Rep. Checa).
Fotos: Filipe Oliveira / Atleta-Digital
|