|
No segundo dia de competições, os jovens brilharam
Foram no total quatro os recordes nacionais de escalões jovens que foram atingidos, numa jornada onde se destacaram também alguns dos atletas com mínimos.
Foi um segundo dia de competições de enorme nível, até por ser o último dia em que era possível a obtenção de mínimos para o Europeu de Pista Coberta. Contudo acabaram por ser os atletas jovens a ser o grande destaque, já que foram obtidos dois recordes nacionais de juvenis e dois de juniores.
Em juniores Kevin Wilson foi construíndo o seu recorde nacional do Heptatlo desde ontem, com provas de grande nível e que o podem colocar como um futuro valor das Provas Combinadas em Portugal. O atleta benfiquista conquistou o segundo lugar, apenas atrás de Tiago Marto, com 5270 pontos, retirando o anterior recorde que era curiosamente de Tiago Marto. O vencedor conquistou 5632 pontos, novo recorde pessoal do atleta.
Também Diogo Ferreira (JOMA) foi um grande destaque, já que bateu por duas vezes o recorde nacional junior de salto com Vara, que já lhe pertencia. Terminou o concurso no segundo lugar, com 4.98 metros, o que significa uma melhoria de 11 centímetros face ao anterior recorde obtido há semanas.
Do lado juvenil, o primeiro grande destaque veio de Eva Vital (Arneirense), que mais uma vez bateu o recorde nacional de 60 metros barreiras, em juvenis. Com uma melhoria de um centésimo face ao anterior recorde, que lhe pertencia, a atleta sagrou-se campeã nacional com a marca de 8.56 segundos.
Também juvenil, Diana Soares (Valboenses) conquistou o recorde nacional de 3000 metros com o excelente registo de 9.42,91 minutos, derrubando o recorde nacional juvenil que estava na posse de Jéssica Augusto por cerca de 3 segundos.
Entre os juvenis, Rui Pinto (Várzea)também bateu um recorde nacional juvenil, desta feita de 1500 metros, com o excelente registo de 3.53,87 minutos, batendo a anterior marca com uma diferença de 4 segundos, marca que foi obtida ontem durante a 1ª jornada.
Hoje foi também uma jornada para rodagem de alguns dos atletas que já tinham assegurado mínimos para Turim. Rui Silva (Sporting) fez a dobradinha e venceu os 800 metros em agradáveis 1.49,57 minuto. Marco Fortes (Sporting) mostrou-se também em bom momento de forma ao lançar o peso a 19.52 metros, tendo revelado que se encontra confiante para Turim, no final da prova. Patrícia Lopes (Sporting) preferiu a participação nos 200 metros, que acabou por vencer com recorde pessoal, com o excelente registo de 24.34 segundos.
Além dos anteriores resultados há a destacar a tentativa de recorde nacional de Edi Maia (Sporting), no salto com vara, com o atleta a não conseguir ultrapassar a fasquia de 5.34 metros por pouco. António Vital e Silva (Benfica) esteve também bastante bem no peso, ao lançar com recorde pessoal a 19.52 metros.
Por fim dois atletas aproximaram-se dos mínimos, o que lhes deverá valer uma chamada à selecção nacional para Turim, apesar da não obtenção da marca de referência. Gaspar Araújo (Sporting), depois de uma lesão contraída no passado Nacional de Clubes, apareceu em boa forma para saltar 7.76 metros, no salto em comprimento. Já Sandra Teixeira voltou a falhar os mínimos para os 800 metros, mas com um registo mais aproximado, de 2.06,01 minutos, com uma vitória sobre Carmo Tavares.
Foi por isso uma excelente jornada de atletismo e que definiu os elementos que estarão presentes na próxima semana no Europeu de Pista Coberta, sendo expectável que sejam 12 os atletas convocados, embora a selecção definitiva só amanhã seja conhecida.
Resultados completos
Comentários ao Minuto
Recorde Nacional Juvenil de Eva Vital - 60m Barr.




Enviados Especiais: Bruno Araújo, Filipe Oliveira e Telmo Rocha
Fotos: Filipe Oliveira / Atleta-Digital.com
|