|
Bruno Albuquerque e Elisabete Ansel estarão em Turim
Hoje houve emoção no primeiro dia dos Campeonatos de Portugal Absolutos e de Provas Combinadas em Pista Coberta
Na Expocentro, em Pombal, os melhores atletas nacionais estiveram em acção e com resultados bastante interessantes.
O grande destaque vai para a obtenção de mínimos para o Europeu de Pista Coberta, por parte do jovem Bruno Albuquerque e da varista Elisabete Ansel.
Bruno Albuquerque aproveitou o ritmo de Rui Silva, como se tratasse de uma "lebre" e terminou em 3.42,77 minutos, 13 centésimos abaixo da marca de referência. O atleta portista, na sua primeira época de senior, estará assim no seu primeiro grande evento Absoluto, apesar do seu principal objectivo da época ser o Campeonato da Europa de Sub-23. "Vou aproveitar este campeonato para crescer como atleta", declarou o atleta no final.
Elisabete Ansel estava neste campeonato com o grande objectivo de carimbar a presença em Turim e acabou mesmo por consegui-lo, ao conseguir transpor a fasquia a 4.25 metros. Assim a atleta fará companhia à sua irmã, Eleonor Tavares, em Turim, que alcançou a mesma marca nesta competição, apesar de ficar no segundo lugar. De fora de Turim parece ficar a outra das manas Tavares, Sandra Tavares, que não foi além de 4 metros.
De resto bons resultados por parte dos atletas que já possuíam mínimos para Turim. Inês Monteiro (4.11,87), Jéssica Augusto (4.12,94) e Sara Moreira (4.16,28) participaram nos 1500 metros, com Inês Monteiro a obter mínimo para Turim nesta prova e recorde pessoal, apesar de ter declarado no final que apostaria somente nos 3000 metros, tal como as duas restantes atletas. Apesar do esforço, Sandra Teixeira (4.15,91) ficou fora dos mínimos nesta mesma prova.
Nos 1500 metros masculinos Rui Silva foi vencedor com 3.42,09 minutos, numa prova onde terá sido mais uma "lebre" para Bruno Albuquerque, deixando os seus derradeiros objectivos para daqui a menos de uma semana, no Europeu de Pista Coberta.
Arnaldo Abrantes foi novamente bastante regular abaixo dos mínimos, ao obter 6.72 segundos na prova de 60 metros planos, tendo considerado no final da prova "um teste" para o Europeu.
Nos 400 metros esteve ausente Patrícia Lopes, que já obteve a marca de referência, apesar de ter estado Maria do Carmo Tavares em grande. Contudo a marca inicialmente obtida, 52.91 segundos, foi posteriormente anulada devido ao facto da atleta ter entrado demasiadamente cedo à corda.
Em destaque ainda a vitória de João Vieira nos 5000 metros marcha (19.23,43 - 7ª melhor marca europeia do ano), o pódio maioritariamente juvenil na prova de 60 metros planos (com Eva Vital e Sara Esteves a ocuparem as duas primeiras posições), ao duelo entre Antónia Borges e Vanda Rodrigues no Peso (ambas com 15.15 metros) e à liderança destacada de Tiago Marto no Heptatlo (com 3209 pontos ao final de 4 provas).
Comentários ao Minuto
Resultados completos - 1ª jornada



Enviados Especiais: Bruno Araújo, Filipe Oliveira e Telmo Rocha
Fotos: Filipe Oliveira / Atleta-Digital.com
|