|
Crosse das Amendoeiras aposta nas mulheres
A 32ª edição da prova algarvia aposta forte nas atletas femininas para a competição de 2009, a disputar no domingo. "Será o melhor naipe de atletas de sempre", diz Lara Ramos.
A russa Guinara Samitova, medalha de ouro nos 3 mil metros obstáculos em Pequim2008, e a queniana Eunice Jepkorir, bronze, abrilhantam a 32ª edição do Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor, a disputar domingo, em Albufeira, Faro.
“Estávamos na dúvida se apostaríamos mais em masculinos ou femininos, mas optámos pelas mulheres. Vamos ter o melhor naipe de atletas de sempre”, disse hoje o presidente da Associação de Atletismo do Algarve (AAA), Lara Ramos, durante a apresentação da prova, em sessão realizada na Câmara Municipal de Albufeira.
Entre as atletas que vão estar presentes, realce para Guinara Samitova e Eunice Jepkorir, bem como para a húngara Aniko Kalovics (já venceu dois crosses importantes em 2009) e para a letã Yelena Prokopchuka (vencedora do crosse algarvio em 2006 e 2007).
Entre as portuguesas, Jéssica Augusto e Inês Monteiro vão estar ausentes devido a outros compromissos.
Em masculinos, o vencedor de 2008, Kiprono Menjo, volta para defender o título, tendo como principais adversários o russo Serguei Ivanov e o português Rui Pedro Silva.
Além destes nomes, as provas vão contar com a presença de outros atletas, cujas selecções se encontram a estagiar “em todo o Algarve”, revelou Lara Ramos, que gere um orçamento de 70 mil euros para este crosse.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Silva, salientou que existe “retorno” para o município desde que a prova voltou à pista das Açoteias, depois de um interregno de alguns anos.
O autarca lembrou que, em Março de 2010, o Campeonato da Europa de Corta-Mato de Selecções terá lugar na mesma pista: “A promoção de Albufeira faz-se com estes eventos”.
O 32º Crosse das Amendoeiras não se resume às provas de seniores, abrangendo outras corridas (provas regionais e corta-mato para deficientes), as quais juntarão nas Açoteias durante o fim-de-semana mais de 2.500 pessoas.
Fonte: Observatório do Algarve (www.observatoriodoalgarve.com)
|