|
Rui Silva em Estocolmo
A menos de um mês do Campeonato da Europa de Pista Coberta, a realizar este ano na cidade italiana de Turim, são quatro os atletas portugueses inscritos em competições internacionais.
Depois de ter recebido o Campeonato do Mundo de Pista Coberta, em 2008, as portas do "Palau Velódromo Luis Puig" abrem-se novamente para acolher mais uma reunião de atletismo do circuito da IAAF. Valência contará com a presença de três atletas femininas – Jéssica Aujusto, Sara Moreira e Inês Monteiro.
Jéssica Aujusto, que inicialmente estava inscrita nos 3000m e depois de ter visto a desistência de uma das suas maiores rivais Meselech Melkamu, aparece hoje inscrita nos 1500m. Sem duvida a prova de mais interesse da categoria feminina. Se por um lado devemos estar atentos ao desempenho de Maryam Jamal, campeã do Mundo em Osaka e com a quarta melhor marca de todos os tempos, por outro a organização anunciou o assalto ao recorde de Espanha, na posse de Marta Domínguez com 4:07.69 desde 2002.
Nos 3000 metros a grande referencia é a atleta Vivian Cheruiyot, que não apresenta qualquer registo em recinto coberto, mas conta já com uma medalha de prata no mundial de Osaka e um registo aos 5000m de 14:22.51.
Os mínimos (9:02.00) estão ao alcance de Sara Moreira e Inês Monteiro, contudo a falta de mais referência e de um grupo pode dificultar a tarefa das portuguesas.
RUI SILVA EM ESTOCOLMO
Por último Rui Silva, depois de cumprir o compromisso com o clube na final do Campeonato Nacional de Clubes, a disputar este fim-de-semana, volta novamente às competições internacionais, desta feita em Estocolmo, para disputar os 1000 metros no GE Galan. Os nomes mais sonantes são: Mehdi Baala, um dos possíveis adversários em Turim, Abubaker Kaki, Tarek Boukensa e Justus Koech.
|