|
Portugueses estiveram em destaque no estrangeiro
Jéssica Augusto em Gent (Bélgica), Rui Silva em Estugarda (Alemanha) e Fernando Silva e Ana Dias, em Espanha, mostraram-se em bom plano.
Foi mais um fim-de-semana com alguns dos atletas portugueses a mostrarem-se em bom nível em provas fora de Portugal.
Depois dos mínimos de Eleonor Tavares, foi a vez de Jéssica Augusto os conseguir para os 1500 metros. A atleta portuguesa, participou no Meeting de Gent, a primeira prova de pista coberta da temporada. Na prova de milha, além de Jéssica Augusto estiveram outras atletas de nível, como Natalya Yevdokimova (Rússia), Zakia Mrisho-Mohamed (Tanzânia) e England Hannah (Grã-Bretanha), atletas que alcançaram o pódio da prova. Jéssica Augusto ficou em 5º lugar, com o tempo de 4:32.48 minutos, numa prova que partiu rápida, e onde a atleta portuguesa no final declarou ter "o objectivo de ganhar ritmo e alcançar o mínimo". A passagem aos 1500 metros em 4:13:69 garantiu-lhe o mínimo para Turim, apesar do objectivo da atleta ser os 3000 metros, onde terá melhores chances de resultado.
Já Rui Silva, no Meeting de Estugarda, não teve igual sorte, neste caso nos 3000 metros. Isto porque depois de não ter podido correr os 1500 metros, prova que deverá ser aposta do atleta no Europeu de Pista Coberta, falhou os mínimos para a prova de 3000 metros por apenas 34 centésimos, fixando o seu tempo em 7:55.84 minutos, a quarta melhor marca europeia do ano.
Em Espanha estiveram Ana Dias e Fernando Silva, na Meia-Maratona de Barcelona, prova onde os dois atletas portugueses estiveram em evidência ao subirem ao pódio. Fernando Silva, que já tinha mostrado estar de volta para bons momentos no Campeonato Nacional de Estrada, completou a distância em 1:04:47 hora, que lhe deu um excelente terceiro lugar, numa prova vencida pelo queniano Alex Kirui. Já Ana Dias obteve o segundo lugar com a marca de 1:13:10 hora, apenas atrás da etíope Bergenesh Shisraw.
Foto : www.hmssports.pt
|