FC Porto reforçou-se no mercado de leste

Terça, 27 Janeiro 2009
FC Porto reforçou-se no mercado de leste

Três atletas contratadas...

A eslovena Sonja Roman, a letã Natalija Cakova e a estoina Ksenija Balta foram as mais recentes contratações da equipa do Porto, a pensar no Campeonato Nacional de Clubes... 

Numa operação relâmpago, os responsáveis portistas adquiram três atletas a pensar no Nacional de Clubes, onde a grande aposta deverá ser a luta pelo 2º lugar, depois da saída de algumas pedras fundamentais do clube do norte, rumo à equipa rival, o Sporting.

As atletas que foram contratadas são atletas de grande nível nos seus países e apesar de nenhuma delas ter obtido qualquer grande resultado internacional, estarão em condições de disputarem os melhores lugares com as atletas portuguesas, no Nacional de Clubes, quer de pista coberta, quer ao ar livre.

Sonja Roman encontra-se radiante com a sua chegada ao Porto, onde considerou que "esta é uma boa oportunidade para estar presente em mais competições e o facto de vir para um grande clube pode ajudar-me a alcançar melhores resultados". A atleta eslovena, de 29 anos, tem-se dedicado aos 800 e 1500 metros, apesar dos 1500 metros serem a grande aposta da atleta, depois de no ano passado ter obtido 4.07,80, apesar de ter uma marca inferior em pista coberta.

Já para Natalija Cakova os objectivos deverão ser outros, já que além de campeã nacional da Letónia, no salto em altura, a atleta possui um recorde pessoal de 1.89 metro, sendo muito regular acima dos 1.80 metros, o que torna muito complicada a tarefa de uma atleta portuguesa conseguir batê-la num Nacional de Clubes.

Por fim, Ksenija Balta, uma jovem atleta de 22 anos, muito promissora diga-se, pode ser uma surpresa, já que ao se estar a preparar para o Mundial de Ar Livre, deverá ter uma época bastante forte, com a progressão que tem vindo a conseguir. Sendo uma referência no seu país, em provas como 60 metros, 200 metros e salto em comprimento, a atleta é muito versátil noutras disciplinas, já que compete ao mais alto nível em provas combinadas, o que poderá ajudar bastante a equipa feminina que competir no Nacional de Clubes.

Assim parece evidente a grande probabilidade de alcançar o 2º lugar nos Nacionais de Clubes, por parte do Futebol Clube do Porto, sem contudo ter facilidade de alcançar a equipa leonina.

Foto: FC Porto

Download:

| Mais


Comentarios (36)add feed
Nacional de Clubes : Ana Catarina
Se formos a ver metade dos atletas dos clubes não são portugueses mas sim estrangeiros smilies/undecided.gif
Janeiro 27, 2009
gandas burros : Carcará Sanguinolento
contratam e ainda fazem publicidade.
como é que querem ganhar?
ganhar ao sporting? só há duas maneiras:
ter mais dinheiro que eles. (não me parece o caso)
apanhá-los distraidos. e isso já não vai acontecer.

gandas burros
Janeiro 27, 2009
... : Carlos
E cá estão as regras de estrangeiros a começar a surtir efeito...
Quando é preciso apostar no crescimento da modalidade a nivel interno para nao ser preciso recorrer a estrangeiros no campeonato,nem mesmo a federaçao trabalha para protejer os nacionais.
Janeiro 27, 2009
oh pahhhh : Dauto Faquira
se os portugueses nao correm siga pá estrangeirada,acho mt bem. no futebol tb é assim e nao é por isso que os portugueses jogadores tb estao em crise. os nossos tb vao pra fora ganhar dinheiro,estes tb têm direito.
Ganha o porto de caras
Janeiro 27, 2009
... : Carlos
Sim...mas no futebol existem academias e toda uma base de formaçao bem organizada (pelo menos nos clubes mais importantes,nao apenas os 3 grandes),de modo que os nossos futebolistas nao podem queixar-se de falta de oportunidades.É muito injusto atletas treinarem durante anos em mas condiçoes (sejamos honestos) e assim sem mais verem-se passados da perna com atletas estrangeiros que nao tem qualquer ligaçao com qualquer realidade do atletismo portugues,nem pais,nada...apenas uma prova.Muito rasca!
Janeiro 27, 2009
desinquietante : thunderboy
E realmente triste esta situaçao, ja que, para tentar ganhar se recorra ao estrangeiro. Quando se podia apostar no "produto nacional", procurando novas "vedetas" com vista ao desenvolvimento do atletismo em Portugal. smilies/undecided.gif

Janeiro 27, 2009
a FEDERAÇAO DE ATLETISMO PORTUGESA E UMA VERGONHA DEIXA KORRER ATLETAS EM NACIONAIS SEM TER MINIMOS : sanchez
ond e k ja s vio algem korrer um nacional sem minimos kem diz um nacional diz outra prova qualker ond isista uma marka estabelecida em lado nenhum nem o rui silva fui aos jogos a pekim e tinha sido medalha d bronze em atenas. mas pronto o k eu kero dizer e k fui uma vergonha o a (FEDERAÇAO DE ATLETISMO PORTUGESA) ter deixado o atleta jose costa correr os nacionais de jun d pista coberta na prova de 1.500m para isso nao establesem minimos s a atletas sem os ter e correm o k e k esse atleta e mais k os outros??? E UMA VERGONHA A (FPA) DEVIA ERA TER VERGONHA
Janeiro 27, 2009
igualmente : Dauto Faquira
tb a estes atletas nao sao dadas condiçoes,e eles correm.
No quenia nem se fala em condiçoes, porque nao existem e no entanto eles correm.
Nos nao temos talentos esse é que é o problema temos 1 de tempos em tempos.
Janeiro 27, 2009
O problema... : Amaral
...é que não se tratam de atletas que vêm para o porto mas sim de MERCENÁRIOS que vêm representar um clube que não é aquele onde estarão o resto da época (penso eu, se não for o caso peço desculpas).

Como amante do Atletismo, tomara ver atletas deste nível a representar clubes nacionais. Mas a representar a 100%. Que os pudéssemos ver em acção muitas vezes, que os nossos jovens pudessem treinar junto deles e que os seus treinadores contribuíssem também para a discussão e implementação de outros métodos de treino.

Assim, de certeza que o atletismo evoluiria. “Junta-te aos bons e serás melhor do que eles”.

As imposições têm de vir de cima e, neste caso, parece-me que a solução não estará propriamente na FPA mas sim na IAAF que tem de acabar com as regras administrativas que permitem esta múltipla inscrição em vários clubes de diferentes federações nacionais.
Janeiro 28, 2009
igualmente : Dauto Faquira
E quando é que vemos o nelson evora a naide gomes o francis o rui silva, a correr em portugal sem ser nestas provas de clubes? é raro correrem sem ser na 1a divisão ou nunca correm.
Janeiro 28, 2009
de....formação de jovens atletas : Carcará Sanguinolento
porque não fazem como o Benfica? apostem na formação. não digo a formação verdadeira. aquela que descobre jovens talentos nas escolas e os transforma em atletas ao longo de muitos anos de trabalho. mas sim aquela que não falha. mais fácil, de resultado rápido. retirando os jovens talentos dos seus clubes originais e assim apregoar aos sete ventos que se aposta na formação. a aposta é na contratação de talentos já existentes. que serão bons atletas quer estejam no benfica ou noutro clube qualquer. para formar há que descobrir, ensinar. quem ensina no benfica? as dezenas de atletas? pior é que quem está de fora pensa que está em curso um grande trabalho de uma organizadissima equipa técnica e afinal é só fast food e a equipa é só um.
bibo benfica carago
Janeiro 28, 2009
invenja : rica
Depois de ler alguns comentários na minha opinião, muito infelizes, é ignorancia e inveja.
A final a nossa grande atleta Fernanda Ribeiro não está num clube espanhol.
No tempo do Lopes, Mamede, e podia estar aqui a inumerar muitos mais que foram campeõs que ainda hoje as marcas deles estão nos rankins,poucas pistas havia nem estradas havia, e se portugal é reconhecido lá fora foram eles, que sem grandes condições e apoios.
Agora há apoios a mais.

Janeiro 28, 2009
O que é demais chateia : ....
Realmente deve ter mesmo um problema esse tal de dauto faquira. Podia ao menos limitar-se a comentar a noticia, mas n, tinh de voltar a meter o nome do Miguel no meio que n tem nada a ver com isto.

VALORIZA-TE e deixa de ser criança, o Miguel nada tem a ver com esta noticia. Se tens problemas resolve os com ele, ou ele incomoda te tanto assim?Virou obsessão vires falar do Miguel para aqui? Talvez te convenha vir aqui deixar uma má imagem dele, mas quem o conhece sabe o que ele é.
Há pessoas que ainda têm de muito a crescer pra saber se pôr no seu lugar e saber que estas simples "bocas" so lhe ficam mal.

Os comentários deveriam ser relativos à noticia e não lavagem de roupa suja...

Janeiro 28, 2009
!!! : Edgar Barreira
Olá a todos,

agradeço que comentem em relação ao assunto da notícia e apelo que deixem as acusações de lado! Afinal aqui tenta-se promover atletismo, não destrui-lo!!! Obrigado!
Janeiro 28, 2009
mas a federaçao e k cria estes problemas : badoo
ao deixar korrer atletas em nacionais sem minimos. la por esse atleta ter nivel nao tem nada a ver nao tem minimos nao korre
Janeiro 28, 2009
minimos e fcp : ...
para acabar com o assunto dos minimos.. nao tem minimos simplesmente nao pode correr na competiçao! e no assunto do fcp.. acho muito bem k tragam atletas estrangeiros para correr em portugal, pk assim o nivel de provas torna.se muito mais competitivo. e a ambiçao de uns nao é a desgraça de outro.
Janeiro 29, 2009
lol : Dauto Faquira
O dauto limita-se a dar baile ao miguel.
E desta vez até tou a ser directo a falar do tema,quase nao disse nada sobre o miguel.
Janeiro 29, 2009
... : OliveiraACRC
concordo que se o jose Costa nao tem minimos nao devia ter corrido os 1500m... se assim fosse muitos atletas teriam corrido muitas provas pois tambem tinham capacidade e direito de as fazer...
kuanto a contrataçao de atletas estrangeiros pelo PORTO, na falta de melhor visto que nao se arranja atletas femininos bons com muita frequencia, e os que ha ja dificilmente saem de onde estao a nao ser que seja paara uma equipa melhor, deve recorrer aos estrangeiros desde que isto melhora a competiçao em portugal...
Janeiro 29, 2009
... : Carlos
Mas como raio pode isso melhorar a competitividade em portugal se essas atletas sao contratadas apenas para correr 2-4 provas num ano!!!Pensem um pouco!
Alguem disse aqui que se elas corressem em portugal com as demais atletas seria mais benefico.Tem razao!Nesse caso sim,a competitividade trazida por estrangeiros só melhoraria a qualidade nacional!As/os atletas nacionais teriam pessoas de grande nivel com quem poderiam treinar/competir e até ver como idolos/alvos a abater.Deste modo trata-se apenas de mercenarios (nada a dizer em relaçao a eles,no caso delas faria o mesmo,sejamos sinceros) promovidos por clubes,por razoes puramente finaceiras e que quer se queira quer não minam o atletismo portugues que ja de si nao esta muito forte!!
E,atençao,a culpa não é inteiramente da federação!!!Se lerem no record,poderão ver que a FPA nao tinha intençoes de promover este tipo de mercenarismo,foi uma directiva governamental que assim o exigiu.
Meus amigos,uma boa parte de nos comenta porque somos amantes da modalidade.Por muito que as vezes tenhamos divergencias pessoais,devemos concentrarnos naquilo que é melhor para a modalidade E se isto continuar assim,nos sabemos que vai causar serios problemas num atletismo que por si so nao floresce muito!
Janeiro 29, 2009
comentario : silva
boa tarde a todos
smilies/grin.gifepois de ler alguns comentários na minha opinião, muito infelizes, e nao comentarem a noticia em si,
em relação a noticia acho que devia de ser proibido clubes inscrever atletas so para o nacional de clubes, pois so alguns conseguem os chamados "grandes" porque tem capacidade financeira para o tal, outros não e por isso acho uma falta na verdade desportiva, pois quem tem dinheiro luta pelos lugares cimeiros, contratando atletas so para esse efeito, e nao contratando para epoca toda.
agora em relaçao aos outros comentarios e principalmente em relação aos atletas participarem em campeonatos nacionais sem minimos, e nao falam dos atletas todos mas em particular do atleta jose costa, acho que ha alguma falta de informaçao, o atleta em causa so pode participar nos 1.500 mts, pq primeiro tinha que ter marcas noutras distancias que lhe permitia participar, que era o caso, pois so recodista nacional de juvenis nos 3.000 mts de pista coberta e depois pedir a federaçao autorizaçáo para participar, que no caso lhe foi dada, e parece que a federação tinha razão pois o atleta em causa ficou em 2º lugar no campeonato nacional de juniores, o qual participava pela primeira vez, nao quero com isto ser um defensor de jose costa, mas sim do atletismo, e dos novos valores que vão aparecendo
cumprimentos a todos comentadores
luis silva
Janeiro 29, 2009
... : silva
quanto ao comentario do sr. carlos, concordo com tudo que disse, não podia estar mais, do que acordo com que comentou.
cumprimentos
luis silva

Janeiro 29, 2009
n entendo : Dauto Faquira
e entao porque nao falar da equipa africana que tem o sporting???? é só contar quantas atletas de origem africana o sporting tem. 60m/200m/400m/800m/1500m/60m b/peso/triplo/comprimento/vara,todas elas nasceram em africana ou sao filhas de africanos,vai tudo dar ao mesmo,incluindo algumas delas que somente fazem o nacional de clubes e nada mais em portugal.
E agora???????????
Janeiro 29, 2009
.... : amante do atletismo
Senhor Dauto ha-de então dizer quem são essas ou esses atletas do sporting q só fazem o nacional de clubes!! porque eu vjo muitos atltas do sporting em diversas provas de pista!! Atletas q ja estão no sporting a imenso tempo e não como o porto q contartou estas atltas e q se clhr para a proxima epoca ja as mandam embora!!
Janeiro 29, 2009
exemplos : Dauto Faquira
Naide gomes,rui silva(so agora desde que vive no porto que começou a competir em portugal,ate aqui nunca competia),francis obikwelo,elizabete tavares,yuriy belonog,tambem no slb temos o exemplo de nelson evora.
E mais uma informação,estas atletas precisam competir em portugal antes de participarem nos campeonatos,logo vao fazer mais provas em portugal que estes atletas que mencionei.
Janeiro 30, 2009
Os clubes e os seus atletas : Teresinha Noronha
Sou frequentadora assídua do Atleta.Digital, primeiro por causa das noticías, segundo gosto particularmente de ler os comentários tecidos por todos aqueles que queiram partilhar o seu ponto de vista.
Por mim, acho que a contratação de reforços só para uma prova ou 2 é prejudicial ao Atletismo Português, espero que os outros clubes não sigam o exemplo do FCP.
Quanto aos atletas que o "sr. Dauto Faquira" tinha nomeado, são todos atletas que representam Portugal "logo têm que ter nacionalidade portuguesa".
Quanto ao comentário dum sujeito qualquer contra o Benfica, acho que não passa de inveja mal contida.
Ainda bem que haja clubes que apostem nos talentos e os ajudam a crescer ainda mais. Cada um cumpre a sua função.
O jovem talento é como uma planta que cresce num vaso, de vez em quando temos que mudar de para um vaso maior para que ela possa crescer ainda mais.
Janeiro 30, 2009
Isto assim vai de mal a pior!! : Luis
Não estou a par das regras em relação à contratação de atletas estrangeiros por clubes nacionais, mas tem que haver um limite senão os clubes mais endinheirados mandam vir de fora só para as provas mais interessantes nacionais alguns atletas que a nível Internacional até nem são do topo mas que aqui dão luta aos nossos melhores e isto vai ser o caos para o Atletismo Português.
Uma Coisa é Contratar Jovens atletas estrangeiros que por cá ficam a tempo inteiro e até poderão um dia optar por representar Portugal e outra coisa é "comprá-los" já feitos.
Também não deve ser proibido fazer isto, pois irá dar mais "pica" para os nossos atletas se empenharem mais, mas tem que haver limites de atletas contratados por clube, penso que o limite deveria andar pelos 3 atletas por clube e que nas provas cada atleta só podia fazer uma prova.
Estes clubes que quase acabaram com esta modalidade, agora começam a fazer isto, só estão a mostrar o quanto fracos são na formação



Janeiro 30, 2009
Ignorância : antonio magalhães
De facto é lamentável ver tanta ignorância de alguns que gostam de se pronunciar sem saber daquilo que falam.
O FCP tem ganho praticamente todos os anos prémios por ser considerada a melhor escola de formação em Portugal!Todos os anos o seu principal concorrente SCP vem buscar os melhores atletas à custa ter um orçamento de luxo!
Agora condenam FCP por contratar atletas Europeias (afinal pertencemos ou não à CEE?) quando a equipa feminina do SCP é composta toda por atletas de cor, todas origem Africana, algumas ainda nem sequer tem dupla nacionalidade.
Os supostos amantes do atletismo afinal só estão agora preocupados pelo facto do FCP poder agora discutir o titulo olhos nos olhos, ou preferem mais do mesmo; o SCP competir sozinho?
Fevereiro 04, 2009
Mais do mesmo : antonio magalhães
De facto o Obwikuelo a Elizabete Tavares, Patricia Mamona, Carla Ratão, todos eles passam todo tempo a treinar em Portugal! Mentira. Só vem cá para competir nos campeonatos nacionais!
No caso da Roman, inclusivamente está e vai continuar a treinar na Maia e a competir em Portugal. Afinal qual é o problema?
Ainda recentemente aqueles que acham que o SLB é que está no caminho certo, e que de facto roubou o ceptro de campeonão nacional juniores ao FCP à custa de atletas como: Ugundi Quiwacana, Kevin wilson, vitor vilovsky, Dorothe Evora, Carrolo, etc. Parabéns porque de facto parecem ser todos origem portuguesa!
Fevereiro 04, 2009
Espaço de Diálogo : Teresinha Noronha
Graças a Deus que não precisamos de fazer avaliação de conhecimentos para poder espressar a nossa opinião se não só vamos assistir ao monólogo de Vaqueiro "Gil Vicente".
Uma coisa é opinar outra coisa é passar o atestado de ignorância a quem quer que seja.
Até agora ninguém nomeou o FCP de batoteiro nem entitular facista e racista a "ninguém".
Que eu saiba o FCP também costuma buscar atletas doutros clubes.
Se FCP já foi alguma vez galardoado por ser o clube de formação, só posso aplauir e desejar que continua porque só assim pode contribuir para o desenvolvimento de atletismo.
Fevereiro 04, 2009
Clubes a atletas : antonio magalhães
Dum total de 110 atletas inscritos pelo FCP, conforme tive oportunidade de constatar através do portal da AAP, ter 4 atletas estrangeiras e 2 dessas estarem em Portugal permanentemente a treinar,de facto tratasse dum crime lesa pátria as contratações que o FCP fez!
Quanto ao ter sido galardoado por ser o melhor clube de formação do país, basta ter o cuidado de ler os Jornais, por exemplo o de 27/11/2008, onde
o FCP foi distinguido com o «Troféu Reconhecer o Mérito – Treinadores e Clubes do Desporto Juvenil» na modalidade de atletismo, reconhecimento público promovido pelo IDP, em torno do trabalho desenvolvido pelo clube na causa da formação dos jovens praticantes desportivos da modalidade, cito.
Por isso falem à vontade, mesmo que sejam disparates até pq nem pagam imposto por isso, pelo menos para já!
Fevereiro 05, 2009
Ranking Jovens e Recordes Nacionais Jovens : Teresinha Noronha
Os atletas de FCP que estão nos top 10 tanto masculino como feminino não chega a uma dúzia.
Não tenho nenhuma preferência de clubes e só falo daquilo que constacto.
Todos querem o desenvolvimento do atletismo e FCP conseguem fazer mais e melhor que os outros, ainda bem! Neste mundo global todos são cidadãos do mundo, quem avalia o valor dum atleta pela sua cor da pele, pela sua naturalidade e da sua ascendência é que é uma grande asneira!
Fevereiro 05, 2009
Para os detratores : antonio magalhães
Essa de no top 10 ter cerca de uma dúzia de atletas? Isso é fenomenal!
Bom para os detratores do FCP que acham estar a prejudicar as atletas portuguesas, a resposta foi dada mais este fim de semana ode acaba de vencer por equipas femininas no escalão sub23 (só portuguesas)!
Mas enfim, eles ladram mas a caravana vai passando. Viva o Atletismo!
Fevereiro 08, 2009
Sub-23 : Teresinha Noronha
Para já não sabia que o FCP só formam os que já são maiores e vacinados! Pensei a escola de formação é para os benjamins, iniciados e juvenis.
smilies/grin.gifepois só ganhou a equipa feminina porque o SLB tinha a Ungudi doente e depois tinha algumas atletas juvenis que não podiam competir.
Por isso vangloriar o quê?
Fevereiro 09, 2009
Tanta ignorância! : antonio magalhães
É última vez que volto a responder a tanta ignorância! Bastava consultar os atletas inscritos para estes Campeonatos e se ao SLB faltou a portuguesissima Ungudi, ao FCP faltaram e só falo em duas juniores Carla Pinhão com 12,10 no triplo e 5,26 no comprimento (ganhava uma prova e ficaria nas primeiras 3 na outra) e a Teresa Ribeiro que com 2,95 em altura ficaria em segundo. Agora contabiliza os pontos da UNGUDI e vê se alteravaalguma coisa? Para além disso a tal Ungudi nem sequer podia ser camepeã nacional por uma simples razão, é que não é PORTUGUESA!
Fevereiro 10, 2009
Arrogante e pouco polido : Teresinha Noronha
Ninguem disse que a Ungudi é portuguesa, mas sabemos que não precisa de ser atleta portuguesa para poder contribuir os pontos para o clube para ganhar. Os pontos que a Ungudi poderia ter ganho, chega e sobeja para destronar FCP. 5,26 m em salto em comprimento, não passa duma marca medíocre e porque não falou nos 60m e nos 200m?
Vai ensinar para Porto que lá infelizmente tem muitos como você, que só tem olhos para o próprio umbigo.
Vou esclarecer uma coisa. Não estou aqui para atacar ninguem nem passar atestado de ignorância, só acho que o facto de arranjar reforços estrangeiros para competir somente para uma competição é prejudicial ao atletismo português.
Mas pode ter a certeza que não me ia baixar de nível por causa da sua forma de comunicar.
Fevereiro 12, 2009
Ola boa noite. : João Carlos Pinto Beato
Ola sou o joao eu ando no atletismo sou bom atleta sera que alguem me concegue arranjar o contacto do fcp de atletismo se sim contactem me 937619783 obrigado. os meus abraços.
Junho 05, 2010
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2