 |
Assistiu-se a um bom espetáculo...
Finalizado este evento, onde Portugal trouxe 3 medalhas (2 individuais e 1 colectiva), é altura de balanço final. Leia o pequeno balanço do ponto de vista do nosso enviado especial...
|
Bruxelas, sede dos XV Campeonatos da Europa de Corta Mato, ficarão na história pela conquista do oitavo título de Serhiy Lebid e pelo terceiro título consecutivo de Stephanie Twell, feitos nunca conseguidos por nenhum outro atleta até ao momento.
Os campeonatos começaram com uma imagem invulgar: o Reino Unido conseguia colocar seis atletas juniores nos seis primeiros lugares. Foi um prenúncio do sucesso britânico, que acabou por vencer três dos seis títulos colectivos, mas em todos os escalões estiveram presentes no pódio. Individualmente Stephanie Twell e Mo Farah foram as estrelas da selecção mais medalhada do competição.
Outra das estrelas destes campeonatos foi o atleta ucraniano Serhiy Lebid que já colecciona 8 títulos europeus. Contudo, Lebid teve de "cavar bem fundo" para conquistar o título europeu, já que a vitoria só foi decidida a 300 metros da meta, tendo o atleta britânico sempre nos seus calcanhares.
A honra nacional acabou por ser salva nas mulheres, ao conquistar o sexto título europeu colecto, em 15 edições dos campeonatos. Para essa vitória foram essenciais os desempenhos brilhantes de Jéssica Augusto, que conquistou a prata e Inês Monteiro, o Bronze. Portugal sai de Bruxelas com 3 medalhas conquistadas.
Apesar das dificuldades económicas enumeradas na conferência de imprensa, no dia anterior à competição, Bruxelas está de parabéns pela organização do evento. Agora compete à capital da Irlanda – Dublin (www.dublin.ie), igualar ou melhorar as condições verificadas na capital belga.
Posto isto despeço-me e a certeza que para o ano estarei a dar-vos as novidades a partir de Dublin.
Bruno Araújo - enviado especial a Bruxelas
|