 |
Espanha com vitória colectiva...
Sergey Lebid (Ucrânia) sagrou-se novamente campeão europeu de corta-mato, conquistando a sua oitava vitória. Rui Pedro Silva foi o melhor português com um excelente 8º lugar...
Comentários ao minuto
|
Foi uma prova magnífica a que se assistiu em Bruxelas, já que vários atletas poderiam obter aqui uma vitória. Ao longo da prova, que se realizou num percurso já bastante lamacento, Mo Farah,Sergey Lebid, Mustafa Mohamed e até o português Rui Pedro Silva, tentaram esticar o ritmo da corrida, o que provocou naturais cortes no pelotão.
Já perto do final, Mo Farah lançou um forte ataque, a que apenas os melhores conseguiram acompanhar, passando mal, nessa altura, Sergey Lebid. Contudo este atleta acabou por conseguir recuperar e até mesmo acompanhar um novo ataque de Farah, voltando a ficar eminente a oitava vitória de Lebid, até pelo seu conhecido final de prova. E acabou mesmo por acontecer este ataque, quando na última volta desferiu um ritmo alucinante, para uma vitória de grande nível. Em segundo lugar, já a 8 segundos, ficou Mo Farah, com o sueco Mustafa Mohamed a terminar no terceiro posto.

Quanto aos portugueses, de longe, Rui Pedro Silva foi o melhor. Arisco e com garra, Rui Pedro Silva tentou sempre acompanhar os primeiros e acabou por tirar partido disso, já que terminou num honroso 8º lugar, não muito longe do espanhol Alemayehu Bezabeh, um dos apontados à vitória em Bruxelas.
Os restantes portugueses ficaram muito para trás na classificação e a surpresa veio mesmo do naturalizado Eduardo Mbengani que terminou no 38º lugar, distanciado também dos restantes atletas portugueses, que se classificaram para lá do 50º lugar. Pedro Ribeiro (51º), José Ramos (56º), Rui Teixeira (57º), Licínio Pimentel (58º) terminaram praticamente em bloco, e longe da frente.
Isto provocou que colectivamente Portugal apenas se classificasse no 8º lugar, muito longe dos seus grandes tempos. A vitória pertenceu a Espanha, com França em 2º lugar e Grã-Bretanha no 3º lugar.
RESULTADOS
1. Sergey Lebid (Ucrânia) - 30:49
2. Mo Farah (Grã-Bretanha) - 30:57
3. Mustafa Mohamed (Suécia) - 31:13
4. Ayad Lamdassem (Espanha) - 31:17
5. Pieter Desmet (Bélgica) - 31:19
...
8. Rui Pedro Silva (PORTUGAL) - 31:26
38.Eduardo Mbengani (PORTUGAL) - 32:20
51.Pedro Ribeiro (PORTUGAL) - 32:45
56.José Ramos (PORTUGAL) - 32:59
57.Rui Teixeira (PORTUGAL) - 33:04
58.Licínio Pimentel (PORTUGAL) - 33:09

Eduardo Mbengani durante a prova

José Ramos durante a prova

Pedro Ribeiro durante a prova

Rui Teixeira durante a prova
Fotos: Bruno Araújo / Atleta-Digital.com
|