 |
França ganha colectivamente...
Numa prova ganha pelo francês Florian Carvalho, Bruno Albuquerque foi o melhor português, ao terminar num excelente 7º lugar...
|
Foi uma prova muito heterogénea ao nível da liderança da prova, já que ao contrário da prova feminina, nenhuma equipa tomou de assalto o topo do grupo, tendo por lá passado vários atletas. Contudo os atletas franceses estiveram sempre atentos ao longo da prova e Florian Carvalho (2º classificado em Toro) e Hassan Chahdi (melhor europeu no Mundial de Corta-Mato) não descolaram dos primeiros lugares.
Com a última volta, todo o grupo que seguia coeso na frente, desmembrou-se e acabou por ser Florian Carvalho o vencedor, com Chahdi a terminar no 3º lugar. Mais perto de Florian Carvalho terminou o norueguês Sondre Moen, que ficou a apenas 5 segundos.
Também atento na frente andou o português Bruno Albuquerque, que ao longo da corrida teve uma regularidade fantástica, seguindo os atletas que estavam ao seu ritmo, numa táctica perfeita. O atleta português alcançou um excelente 7º lugar, melhorando o 10º lugar obtido no ano passado em Toro e mostrando o porquê de ser considerado uma das esperanças do fundo nacional.
Mais para trás ficou Paulo Pinheiro, o segundo português, ao classificar-se em 46º lugar, fazendo uma corrida bem mais inteligente que a do ano passado, onde acabou por pagar um ritmo inicial muito elevado. Este ano Paulo Pinheiro andou sempre no top-50, cumprindo com o esperado.
Jorge Santa Cruz (56º), Pedro Vieira (68º), Paulo Lopes (78º) e Filipe Ferreira (81º) foram os restantes portugueses em prova.
Colectivamente Portugal classificou-se em 9º lugar, repetindo o lugar que tinha alcançado no ano passado, embora globalmente os resultados tenham sido inferiores.França (1º), Noruega (2º) e Grã-Bretanha (3º) lutaram pela classificação ao ponto, numa renhida luta pelas medalhas colectivas.
RESULTADOS (6000 m)
1. Florian Carvalho (França) - 18:42
2. Sondre Moen (Noruega) - 18:47
3. Hassan Chahdi (França) - 18:49
4. Alexander Hahn (Alemanha) - 18:55
5. David Forrester (Grã-Bretanha) - 18:58
...
7. Bruno Albuquerque (PORTUGAL) - 19:08
46.Paulo Pinheiro (PORTUGAL) - 19:51
56.Jorge Santa Cruz (PORTUGAL) - 19:59
68.Pedro Vieira (PORTUGAL) - 20:13
78.Paulo Lopes (PORTUGAL) - 20:33
81.Filipe Ferreira (PORTUGAL) - 20:46

Paulo Pinheiro em prova

Filipe Ferreira em prova
Fotos: Bruno Araújo / Atleta-Digital.com
|