Casaínhos teve direito a atletismo...

Domingo, 16 Novembro 2008


Decorreu hoje a primeira edição do Grande Prémio do Sporting Clube de Casaínhos, um clube que pretende reactivar a sua actividade desportiva e que se aventurou na organização de uma prova de atletismo.

Antes de mais quero dar os parabéns pela coragem de tentar organizar esta prova e eu sei dar valor a isso, porque também eu em 2005 e 2006 me aventurei quando organizei com o Infantado Futebol Clube a primeira e segundas edições da Légua do Infantado. A inexperiência e muitos detalhes organizativos fizeram com que muitas das coisas planeadas falhassem.

Hoje, em conversa com um dos responsáveis desta prova de Casaínhos, verifiquei que o mesmo se tinha passado com eles e, obviamente, tal desmotiva. Muitas vezes os atletas participantes não entendem alguns problemas organizativos, mas não entendem porque nunca passaram por esta experiência de organizar uma prova. Há, portanto, que sugerir para melhorar e nisso a organização foi exemplar, auscultando os atletas e técnicos para as melhorias a efectuar.

Quanto à prova em si, ela teve uma fraca adesão, o que é justificável pela pouca divulgação e pelo facto deste clube não estar muito dentro do atletismo, o que faz com que não tenha muitas ligações com outros clubes de atletismo, que tantas vezes fazem “o jeito” de estarem presentes. Mas este não será o facto mais importante, até porque se os atletas que estiveram presentes saíram satisfeitos, então para o ano voltarão. O percurso da prova principal, embora não tenha corrido, é muito duro e faz lembrar uma prova que decorreu no concelho de Loures há uns anos (10 Kms do Freixial). Julgo que este é um factor que deve ser aproveitado pela organização, já que Casaínhos fica localizado numa zona com altimetrias muito variáveis, um local que outrora fazia parte do Complexo Vulcânico da Região de Lisboa, onde o Cabeço de Montachique ainda hoje é expoente máximo ao nível da altitude local. É certo que subidas não são do agrado de todos os atletas, mas para quem gosta de subidas e de provas duras, esta é uma prova de grande qualidade, até pelas excelentes paisagens…

Na análise que efectuei no local, deixo as seguintes sugestões à Organização:

- Será conveniente, dada a dificuldade da prova, que exista uma ambulância permanente no final da prova.
- Dadas as condições locais, julgo que esta prova poderá ter um carisma especial, carisma esse que seria muito mais enfatizado caso no final da prova a Organização oferecesse um almoço, de grelhados, por exemplo.
- Porque não converter esta prova em prova integralmente de montanha, aproveitando os vários trilhos que possui toda esta região do concelho de Loures?

De resto, houve coisas que correram bem e outras menos bem, embora novamente as equipas do concelho de Loures e o próprio município, mais uma vez tenham mostrado que esta prova é bem-vinda e que merece ter um lugar no atletismo regional. Apelo aos organizadores que não desmotivem e que continuem a colocar de pé esta prova, que pode ser uma referência local.

Quanto aos resultados, pela pouca participação, não serão a parte mais importante. O importante é que mais um clube decidiu aderir ao atletismo e trazer para ele todo o empenho que o atletismo merece. A persistência e a melhoria da qualidade da prova trará os seus frutos em relativo pouco tempo, é uma certeza e, tal como no passado, em Loures esse reconhecimento tem sido compensador.

Em suma, Casaínhos tem matéria para ter uma prova de atletismo acima do nível médio actual das provas de atletismo de Loures e de todo o país. Apenas falta criar o carisma e esse é conseguido com empenho e com o tempo, que trará toda a experiência e força a esta prova…Parabéns aos organizadores.

Poderá visitar o site do clube em http://www.sccasainhos.pt/.

A partida da prova principal...
Partida

O vencedor masculino...
Vencedor

A vencedora feminina...
Vencedora

A entrada do Campo das Vinhas...
Casaínhos

Por: Edgar Barreira

| Mais
Comentarios (1)add feed
i trilhos casainhos : MANUEL ANTÓNIO FONSECA
BOAS

participei na prova e gostei, tirando o atraso na partida, organização acolhedora, prova dura mas montanha é sempre assim quem gosta deve ter ficado satisfeito, lembra algumas partes do ultra trail serra da freita
é de continuar mas mais divulgada
Novembro 16, 2009
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2