 |
As principais transferencias...
Terminou no passado dia 15 o período permitido para transferências de atletas, havendo poucas novidades, além das já publicadas neste portal...
|
Como é habitual, esta é sempre uma altura movimentada, já que os clubes reforçam as suas equipas e firmam objectivos para uma época longa.
Fazendo as contas, ao nível da pista, o Sporting foi o que mais se reforçou, tendo em vista a Taça dos Clubes Campeões Europeus, enquanto que o Porto apostou numa equipa feminina mais reforçada, para garantir de novo o 2º lugar no Campeonato Nacional de Clubes, embora tenha descurado da equipa masculina. Quanto ao Benfica, os reforços deram-se ao nível das camadas jovens, tendo mantido os seus principais atletas. Novamente o JOMA perdeu algumas das suas unidades, quebrando algum do investimento realizado ao longo de alguns anos. Tal desinvestimento parece ter ocorrido nos clubes madeirenses de onde saíram alguns atletas, sem grandes entradas de nomes fortes.
Quanto a clubes de estrada ou corta-mato, o Maratona Clube de Portugal não esteve "investidor", embora tenha perdido algumas peças importantes, como Jéssica Augusto (agora patrocinada pela Nike) e Manuel Damião. O Conforlimpa aproveitou para se reforçar, embora com alguma perda de unidades, sendo que tanto o Maratona como o Conforlimpa foram obrigados a contratar atletas jovens. Ambos os clubes fizeram praticamente uma "compra" directa de escalões de equipas de referência. No caso do Conforlimpa, os melhores juniores do AA Pego Longo (clube liderado por Luís Jesus) transferiram-se para a "equipa das limpezas", enquanto que o Maratona transferiu, além de outras equipas, as melhores juniores do AC Braga.
Em Lisboa, destaque para o grande número de contratações por parte do Belenenses, que assim parece querer investir novamente na modalidade, embora a maioria das contratações ocorram no sector jovem. Ainda assim, o Belenenses contará com atletas como Damião Freitas (ex-CP Alcanena), Nuno Santos (ex-Benfica), Neide Dias (ex-Benfica), entre outros.
No Porto, a equipa de referencia continua a ser o Futebol Clube do Porto, embora nesta época duas equipas de fundo se tenham apetrechado de bons valores. São os casos da reactivação do núcleo do Maia AC e ainda a criação de uma nova equipa, a Sportzone Running Team, constituída por alguns dos bons fundistas do norte, migrando a maioria da equipa da Açoreana Seguros.
Da região de Leiria saíram algumas das referências do atletismo regional, como foram os casos de Vânia Silva, Irina Rodrigues, Ruben Braz e Leslie Delgado (todos provenientes da Juv. Vidigalense) e ainda jovens promessas como Kevin Wilson (ex-Bº Anjos) e Bruno Ferreira (ex-Arneirense).
Em Santarém poucas novidades, a não ser a transferência de Paulo Ferreira (ex-Benfica) para o Clube de Natação de Rio Maior e ainda uma mudança em peso do GDF Entroncamento para o CLAC.
Apenas 4 transferências ocorreram no distrito de Portalegre, contrastando com o maior número de trasnferências da época passada.
Em Aveiro, alguns clubes investiram em novas unidades para as suas equipas, nomeadamente o GRECAS, o NA Cucujães, o FCC Lourousa e ainda o CC São João da Madeira.
Entre clubes madeirenses, o investimento foi quase todo com atletas da Região Autónoma da Madeira, sendo que além dos habituais clubes do Marítimo e GD Estreito, clubes como ACS S. João e ACD Jardim da Serra foram quem mais contrataram.
Pelo meio, ainda algumas contratações não concretizadas, como é o caso de Youssef el Kalai, que foi dado certo como reforço do Benfica, mas que acabou por não assinar pelo clube de Lisboa, continuando assim no Futebol Clube do Porto.
Deixamos abaixo as principais contratações, dos principais clubes portugueses, segundo dados extraídos das listas de transferências de algumas associações regionais (as que já disponilizaram as listas):
SPORTING:
Joceline Monteiro (CA Olhão)
Irina Rodrigues (Juv. Vidigalense)
Vânia Silva (Juv. Vidigalense)
Túlio António (Marítimo)
Sara Pinho (CA Madeira)
Elias Leal (Porto)
Carla Tavares (Porto)
Jorge Grave (Quintanjense)
Sónia Tavares (GC Donas)
PORTO:
Bruno Albuquerque (CP Mangualde)
André Destapado (Sporting)
Leslie Delgado (Juv. Vidigalense)
Irina Sustelo (JOMA)
Lilian Silva (CA Madeira)
Carla Pinhão (GRECAS)
Vanda Rodrigues (Marítimo)
Patrícia Vieira (GD Estreito)
Mónica Silva (Açoreana Seguros)
Marco Ferreira (Gira Sol)
BENFICA:
Eleonor Tavares
Kevin Wilson (Bº Anjos)
Ruben Braz (Juv. Vidigalense)
Luís Almeida (JOMA)
Filipe Santos (NA Alcabideche)
Edgar Carrolo (CAS Manique)
Solange Fernandes (CAS Manique)
Marta Onofre (Belenenses)
Bruno Ferreira (Arneirense)
Filipa Martins (JOMA)
JOMA:
Diogo Espinha (Marítimo)
Susana Estriga (Porto)
Lecabela Quaresma (Quinta da Lomba)
Marisa Borges (NA Alcabideche)
Catarina Vidal (Sporting)
Carlos Fradão (NA Alcabideche)
Hélder Alheira (NA Alcabideche)
CONFORLIMPA:
Manuel Damião (Maratona CP)
Fábio Rebelo (AA Pego Longo)
Helder Ornelas (Maratona CP)
SPORTZONE RUNNIG TEAM:
Filipa Almeida (Braga)
Cátia Galhardo (Codessos)
Cristina Costa (Codessos)
Maria Pereira (Açoreana Seguros)
Doroteia Peixoto (Açoreana Seguros)
Maria Clara Freire (Açoreana Seguros)
Aureliana Polónia (Açoreana Seguros)
Marisa Barros (Açoreana Seguros)
Albertina Dias (Maia AC)
MAIA AC:
Sérgio Silva (Conforlimpa)
Pedro Ribeiro (Porto)
Ficheiros de transferências:
Aveiro
Beja
Braga
Coimbra
Leiria
Lisboa
Madeira
Portalegre
Porto
Santarém
Setúbal
|
1. A enchente de africanos: é tão lamentável que nem me merece comentários a não ser um apelo aos atletas portugueses para que, no próximo ano, nem sequer lá se desloquem... os organizadores e os padrinhos que corram com os africanos!!! Ahhh e o vinho distribuído junto com a água e as bebidas energéticas a cada 5 km... bem, até me envergonho só de pensar que isto aconteceu no meu país!!!!
2. O atleta José Costa, do Maceda, apareceu nas imagens a correr a meia maratona com a Fernanda Ribeiro. Ora, o atleta é JUVENIL!!!!! É legal aceitar a sua inscrição para uma meia? É de bom senso um "treinador" colocar um atleta JUVENIL a fazer uma meia??? Estará isto relacionado com a mudança para o seu novo clube????
depois queixamo-nos da crise de valores... Temos é crise de treinadores e de dirigentes... Estas pessoas deveriam ser CASTIGADAS pelo mal que fazem ao nosso atletismo, em especial, pela destruição de jovens valores.
Agora o k acontece neste pais é k s andam a criar atletas "kekes" que ñ conseguem ultrapaxar determinadas distancias, tudo por causa dos poupanços k incutem neles.
Ela foi uma exceopção se estudou minimamente saberá que está totalmente errado fazer 20kms quando se tem 15anos. não seja como os do triatlo que matam os atletas e só lhes sai a vanessa,precisamos de muitos e nao de 1.
Boa noite e passe a usar o cerebro meu caro ignorante.
Com tanto k e porcarias do genero, fiquei sem saber o que quis dizer.
Além disso que tem esse assunto a ver com transferências????
vinha pedir-vos um pouco de moderação nos comentários! Não há necessidade de se andarem a ofender uns aos outros por motivos que fazem parte de uma discussão que podia até ser saudável.
Aproveito para dizer que foram adicionadas as transferências da AA Beja.
Penso que o moderador deveria agir
Mas já agora, este tópico não é sobre transferências e tudo o que a elas está associado? Então, vendo bem as coisas, isto até pode estar no local certo. O jovem mudou de clube e de treinador.... centre-se no que, de facto, é importante
O importante para si é dizer mal de tudo e todos?
Já agora se o facto de um atleta de 15 anos correr a meia maratona o incomoda tanto porque não faz queixa directa á FPA do atleta, do clube e do seu treinador dando a cara e não escondendo-se atrás do pseudonimo?
E como diz, caro "Eric", se não gosta não olhe. Não se incomode com aquilo que não lhe diz respeito. Trate antes da sua vidinha e deixe a dos outros em paz.
Acha que é capaz disso? Vá lá. Faça lá uma forcinha
Querem falar transferencias? entao falem do sr.Helder Alheira que se transferiu para o JOMA,fiquem de olho nele é um talento.
2º cabe a cada atleta sbr akilo k ker fzr, um treinador ñ obriga ninguem a fzr nada, um treinador é um mero orientador ele ñ é pai nem patrão de ninguem, s o atleta ñ ker ñ faz;
agora s tiver problemas, reclame com a federação ou reclame com a rtp k ñ tinha nada k mostrar o atleta sabendo das politicas desportivas da cá.
2- A mim não me incomoda nada que se fale desse tema. Por mim pode continuar a falar disso eternamente.
2- É da responsabilidade da FPA e em ultima instancia as Associações Regionais sim zelar pelo cumprimentos das regras.
3- Continuo a não perceber porque lhes "doi" tanto esta situação. Se o miudo correu com aval ou não do treinador, é problema deles. Ou será que há gato escondido com rabo de fora e uma valente dor de cotovelo de algum treinador ultrapassado?
Se não é parece mesmo.
A proposito desse atleta que referiram, desconheço completamente mas se é um talento, parabens para ele.
2 ponto- treinadores ultrapassados sao aqueles que se soluçoes pegam em atletas de outros e ja com algumas credenciais e tentam explora los ao maximo, e infelizmente para tais atletas n desenvolvem o desejado!! assim termino e desejo vos uma boa noite.
Outro atleta que já foi mencionado e está de volta é Helder Alheira que este ano vai passear o seu talento nas pista em portugal,e se quiserem ver ele em acçao vão ao estádio nacional sábado de manhã.
400m - 50,18 em 2005
800m - 1.50,00 em 2005 (1.52,75 em 200
1000m - 2.25,30 em 2004
1500m - 3.52,22 em 2004 (3.58,34 em 200
Os numeros não mentem. Ficamos á espera do passeio pelas pistas.
Lembram-se do Leão Carvalho, na epoca passada? Que é feito dele?
Quanto ao leão carvalho deixe tar que ele aparece á porta da sua casa e diz: TCHARÀ FRANKIE,VAMOS DANÇAR O SÀLÈ???!!!
quanto ao que o amigo ze diogo proclamou acerca do atleta tulio antonio" fara na boa 3´36" nao direi impossivel mas sim quase impossivel nao e atravez de palavras mas sim atravez de resultados, nao duvidarei do valor do atleta mas sim se estara a ser bem trabalhado,para aparecer como o amigo afirmou em grande plano nos crosses
Fiquem bem.