Albufeira receberá Europeu de Corta-Mato em 2010

Sábado, 04 Outubro 2008
Albufeira receberá Europeu de Corta-Mato em 2010

Em 2010 no Algarve...

A Associação Europeia de Atletismo anunciou ontem que Albufeira irá receber no ano de 2010 o Europeu de Corta-Mato...

 

Depois de em 1997 Portugal ter recebido um Europeu de Corta-Mato, em Oeiras, será agora a vez da cidade de Albufeira receber o mesmo evento.

Em Berlim esteve um grupo de representantes portugueses, entre eles Fernando Mota (Presidente da FPA), Desiderio Silva (Presidente da Câmara Municipal de Albufeira), Artur Lara Ramos (Presidente da AA Algarve), Carlos Silva e Sousa (Presidente da Assembleia Municipal de Albufeira) e ainda Jorge Salcedo (Secretário-Geral da FPA e ainda representante da Associação Europeia de Atletismo).

Fernando Mota considera que "foi um árduo trabalho realizado por um largo número de voluntários", tendo ficado maravilhado por Portugal ter conquistado o direito de organizar a edição de 2010 do Europeu de Corta-Mato.

Para Fernando Mota este evento, a par da realização do primeiro Campeonato Europeu das Nações em Leiria, no próximo ano, serão "uma inspiração para a próxima geração de atletas portugueses e criar um legado com estas duas competições".

O percurso que será utilizado será o das Açoteias, onde já se disputaram diversas competições de nível internacional.

Nesta reunião ficou decidia a localização deste evento para o ano de 2011. A cidade de Velenje, na Eslovénia, foi a escolhida, cidade que em 1999 acolheu o Europeu de Corta-Mato.

A história das localizações do Europeu de Corta-Mato é a seguinte:
1994 & 1995 - Alnwick (GBR), 1996 - Charleroi (BEL), 1997 - Oeiras (POR), 1998 - Ferrara (ITA), 1999 - Velenje (SLO), 2000 - Malmö (SWE), 2001 - Thun (SUI), 2002 - Medulin (CRO), 2003 - Edinburgh (GBR), 2004 - Heringsdorf (GER), 2005 - Tilburg (NED), 2006 -San Giorgio su Legnano (ITA), 2007 - Toro (ESP)

Até 2010, o Europeu de Corta-Mato passará por outras duas cidades europeias. Este ano passará por Bruxelas (BEL) e em 2009 passará pela cidade irlandesa de Dublin.

FEDERAÇÃO JÁ DEFINIU OS CRITÉRIOS DE SELECÇÃO PARA BRUXELAS 2008:

Entretanto a Federação Portuguesa de Atletismo já definiu os critérios de selecção para a edição deste ano do Europeu de Corta-Mato.

Entre 15 e 30 de Novembro os atletas seniores terão de mostrar a sua qualidade, sendo os momentos priveligiados de selecção realizados nos habituais corta-matos nacionais, nas seguintes datas :

- 15 Novembro: Corta–Mato de Oeiras;
- 23 Novembro: Corta–Mato da Amora;
- 30 Novembro: Corta–Mato de Torres Vedras;

Logo no primeiro corta-mato, em Oeiras, serão seleccionados 4 atletas para cada um dos géneros, sendo que os restantes 2 serão seleccionadas pela globalidade dos resultados obtidos.

Quanto aos escalões de juniores e sub-23, o Corta-Mato da Amora será determinante, ainda que não seja garantida a presença de equipas completas nestes escalões.

Assim José Barros, seleccionador nacional, pretende seleccionar os principais atletas cedo, de forma a que a preparação para Bruxelas seja realizada com o tempo necessário.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2