 |
Sporting dominou...
Com a 1ª e 2ª divisões a serem disputadas na nova pista de Faro, e 3ª divisão na pista de Beja, Sporting dominou por completo, com alguns resultados individuais interessantes...
Em breve cerca de 500 fotografias na zona de "Fotografia Digital"
|
**Dia 1**
No primeiro dia de competições o domínio era já sportinguista, tanto em masculinos como em femininos.
No sector feminino ocorreram alguns resultados interessantes, com um deles a ser a melhor marca do ano em Portugal. Foi o caso do resultado obtido por Patrícia Lopes (Sporting), que triunfou nos 400 metros barreiras em 59,35 segundos. De resto resultados com qualidade como sendo o de Carla Tavares (Porto), com triunfo em 11,87 segundos na prova de 100 metros, de Sandra Travares (Porto) que veio de propósito a Portugal vencer em 4.15 metros no salto com vara, e por fim um resultado destacado de Naide Gomes (Sporting) que venceu a prova de Salto em Comprimento com um salto razoável a 6.68 metros. O Sporting venceu 7 das 12 competições individuais, forçando logo a sua supremacia sobre o Futebol Clube do Porto.
Em masculinos houve também espaço a bons resultados, e entre eles há que destacar o surpreendente Jorge Paula (Benfica) que bateu Edivaldo Monteiro (Sporting) na prova de 400 metros Barreiras. A marca obtida pelo atleta benfiquista é, neste momento, a melhor do ano em Portugal, agora cifrada em 51,29 segundos. Interessante foi também o despique entre Nelson Évora (Benfica) e Gaspar Araújo (Sporting), que disputaram entre si a presença na Taça da Europa, com os dois atletas a ficarem muito perto dos mínimos olímpicos. Nelson Évora acabou por vencer com 7.99 metros, apenas mais 3 centímetros que Gaspar Araújo. Destacar ainda a presença de Francis Obikwelu (Sporting), que por motivo de opção técnica prescindiu a sua presença no "Nike Prefontaine Classic", um dos melhores meetings deste fim-de-semana, tendo participado na prova de 100 e 4x100 metros. Nos 100 metros limitou-se a gerir a vantagem, terminando com um tempo muito fraco (10,64). No que toca aos 4x100 metros, participou com Ricardo Pacheco, João Ferreira e Arnaldo Abrantes, terminando com o bom tempo de 39,45 segundos, ainda assim longe das pretensões para esta estafeta, que pretende estar nos Jogos Olímpicos de Pequim. O Sporting venceu 8 das 11 provas em que pariticipou, conseguindo destacar-se do Benfica e do Porto.
**Dia 2**
Em femininos o maior destaque foi para Sílvia Cruz (Sporting), que novamente lançou o dardo muito perto do recorde nacional. O dardo foi arremessado a 59.44 metros, numa prova ganha com distinção. Uma grande prova foi também a de Marta Godinho (Porto) que parece ter garantido um lugar na Taça da Europa, na prova de Triplo Salto. A atleta do Porto venceu sobre Susana Costa (Sporting) com uma marca de grande nível (13.79 metros), embora com vento ligeiramente superior ao regulamentar. De resto há a destacar outras boas marcas como o de Patrícia Vieira (Estreito) com 14,27 segundos, Marisa Anselmo (Sporting) com um salto feito a 1.77 metro e ainda Ana Dulce Félix que na prova de 3000 metros triunfou em 9.18,38 minutos.
Uma grande surpresa estava reservada no sector masculino, com Marcos Chuva (Benfica) a vencer na prova de 110 metros Barreiras, sobre adversários que eram apontados como favoritos. O atleta benfiquista fez a melhor marca nacional do ano, terminando a prova em 14,46 segundos. Cauteloso esteve Nelson Évora (Benfica), que venceu o Triplo Salto com ventosos 17.21 metros, apenas com 3 ensaios realizados. Edi Maia (Sporting) tentou aumentar o recorde nacional de Sub-23 do Salto com Vara, mas acabou por não conseguir saltar 5.37 metros. Ficou-se assim pelos 5.15 metros, com uma vitória destacada. Por fim um excelente resultado de Arnaldo Abrantes (Sporting), que na prova de 200 metros triunfou em 21,19 segundos, com vento contra a 2.4 metros por segundo.
Colectivamente vitória para o Sporting, quer em femininos, quer em masculinos, com uma vantagem confortável. Na 2ª divisão os vencedores foram GRECAS (em femininos) e CCD Ribeirão (em masculinos). Na 3ª Divisão, disputada em Beja, venceram colectivamente JD Neves (em femininos) e CIA Ilha Azul (em masculinos).
Classificação colectiva:
-->Femininos:
1. SCP - Sporting Clube Portugal 153,0
2. FCP - Futebol Clube do Porto 125,0
3. JOMA - Juv. Operária Monte Abrão 92,0
4. GDE - Grupo Desportivo Estreito 89,0
5. SCB - Sporting Clube de Braga 88,0
6. JV - Juventude Vidigalense 80,0
7. CAM - Centro Atletismo Madeira 76,0
8. CSM - Club Sport Marítimo 46,0
-->Masculinos:
1. SCP - Sporting Clube Portugal 153,0
2. SLB - Sport Lisboa Benfica 138,5
3. FCP - Futebol Clube do Porto 101,0
4. CSM - Club Sport Marítimo 94,5
5. CAS - Centro de atletimo de Seia 70,5
6. GS-RC - Gira Sol/Ramos Catarino 64,5
7. JV - Juventude Vidigalense 64,0
8. Grupo Desportivo do Estreito 61,0
|