 |
Cerca de 20 portugueses no estrangeiro...
São 10 os atletas presentes em Espanha, e a queda do recorde nacional de 4x100 metros como forte possibilidade...
|
Com a aproximação da Taça da Europa, são vários os atletas portugueses a tentarem marcar a sua posição, além de tentativas de mínimos, e quem sabe de recordes nacionais. É este o panorama que se abre para este fim-de-semana, onde mais de duas dezenas de atletas portugueses estará no estrangeiro.
**MEETING DE ZARAGOZA**
Em Zaragoza estarão 10 atletas portugueses, que lutarão para objectivo diferentes e com exigências diferentes.
Na prova de 100 metros são 3 os atletas presentes. Francis Obikwelu é o atleta que tem melhor recorde pessoal entre os participantes, embora estejam presentes valores como Samuel Franics (QAT), Ronald Pognon (FRA) ou Marcelle Scales (USA). Também presente estará Arnaldo Abrantes e João Ferreira, onde deverão tentar melhorar os seus ritmos competitivos.
No Salto em Comprimento, Nelson Évora deverá tentar mínimos para os Jogos Olímpicos, numa altura em que Gaspar Araújo se encontra a subir de forma. O campeão do mundo de Triplo Salto está a apostar na dobradinha na Taça da Europa, e assim começará a impor o seu ritmo competitivo. Também presente estará Gaspar Araújo havendo, assim, possibilidade de verificar o momento de forma de ambos. A concorrência não é das mais fortes, pelo que ambos os portugueses poderão tentar brilhar neste meeting.
Marco Fortes parece estar a recuperar e irá aparecer na prova de Lançamento do Peso, contra 4 atletas que este ano já lançaram acima dos 20 metros.
A estafeta de 4x100 metros irá ter a presença da selecção portuguesa, que depois de um estágio em Rio Maio deverá tentar recorde nacional, baixando dos 39 segundos. Mesmo que tal ocorra a marca não contará para as listas mundiais, dado que apenas a selecção espanhola também participará. De resto estarão presentes outras selecções espanholas, de escalões mais baixos, bem como equipas locais. Os atletas que poderão constituir a estafeta portuguesa serão 4 dos seguintes 5: Ricardo Pacheco, João Ferreira, Arnaldo Abrantes, Francis Obikwelu e Dany Gonçalves.
Em femininos as presenças serão menos. Maria do Carmo Tavares, nos 800 metros, tentará aproximar-se das marcas que já obteve na época de Inverno, com vista a uma boa participação na Taça da Europa.O principal nome desta prova será o da marroquina Hasna Benhassi, que poderá tentar baixar dos 2 minutos.
Nos 3000 metros será Sandra Teixeira a única representante lusa, onde vai experimentar o novo sistema proposto para as Taças da Europa. Neste sistema as atletas que passarem em último lugar à 5º, 4ª e 3ª volta serão excluídas da prova. Esta prova também deverá servir para que Sandra Teixeira ganhe ritmo de prova, até porque a atleta pode vir a enveredar nos 3000 Obstáculos.
Perto do recorde nacional poderá andar Sílvia Cruz, depois de ter ficado muito perto dele na Taça dos Clubes Campeões Europeus (59.57 metros). A atleta estará na prova de dardo a lutar contra atletas que têm todas elas recordes pessoais acima dos da atleta portuguesa. Contudo das 12 atletas presentes apenas 4 atletas têm melhores marcas esta época que Sílvia Crus. São os casos de Barbora Spotakova (64.98), Martina Ratej (63.16), Monica Stoian (61.97) e Urszula Jasinska (61.90).
Ausente estará Paulo Gonçalves, que estava inicialmente previsto para a prova de Salto em Altura, por opção técnica.
**OUTRAS PARTICIPAÇÕES PORTUGUESAS**
Também estarão em competição outros atletas portugueses, embora noutras competições estrangeiras.
No Meeting de Nnacht van de Euregio (Bélgica) estarão 4 atletas. Nas provas de 3000 Obstáculos estarão presentes Sara Moreira, Pedro Ribeiro e Alberto Paulo, enquanto que Hermano Ferreira estará na prova de 10 000 metros.
No BIG 2008, meeting disputado em Bedford (Inglaterra) estará presente o barreirista João Almeida que vai com o sentido de melhorar a sua melhor marca da época. Nesta competição João Almeida terá 4 atletas britânicos com melhor marca, o que pode ser um estímulo para o português.
No Open da Catalunha (Barcelona) serão 5 os portugueses presentes, principalmente nas disciplinas de meio-fundo. Manuel Damião e Bruno Albuquerque estarão na prova de 1500 metros, com Mário Teixeira a participar na prova de 3000 metros obstáculos. Em femininos Solange Jesus fará a sua participação na prova de 1500 metros, enquanto que Patrícia Lopes tentará um bom resultado na prova de 400 metros barreiras.
|