Apuramento do Nacional de Clubes

Terça, 27 Maio 2008
Apuramento do Nacional de Clubes

Vânia Silva esteve em destaque...

Benfica venceu o apuramento no sector masculino, vencendo o Porto o apuramento feminino.....

 

Decorreu neste fim-de-semana que passou a fase de apuramento do Nacional de Clubes, que tem a sua final marcada para os próximos dias 7 e 8 de Junho, prova que deverá ser o momento crucial para a escolha dos atletas para a Taça da Europa, e onde o Atleta-Digital.com estará presente.

Existiram alguns resultados interessantes, num fim-de-semana em que o campeão nacional (Sporting) esteve ausente por participação na Taça dos Clubes Campeões Europeus.

SETÚBAL:
Nesta prova estiveram alguns dos principais clubes da zona sul do país e ilhas, onde os resultados tiveram alguma expressão.

Os melhores resultados obtiveram-se no sector masculino, com alguns atletas do Benfica a evidenciarem alguma qualidade nesta prova. Deste clube estiveram em evidência Jorge Paula que nos 400 metros foi o melhor desta fase de apuramento com uma boa corrida em 51,96 segundos, emergindo após alguns anos de menor desenvolvimento de marcas. Paulo Bernardo, recordista nacional do Disco, parece estar a voltar a alguns dos seus melhores momentos, embora ainda longe do recorde nacional. O atleta do Benfica lançou 55.21 metros, acreditando-se que o atleta poderá lançar mais longe em Junho, por ocasião da final do Nacional de Clubes. Marcos Caldeira, no Triplo Salto, aproximou-se do recorde pessoal e mostrou-se numa prova em que Nelson Évora esteve ausente.

De resto há a realçar o excelente resultado obtido por Dany Gonçalves (Marítimo) que correu os 100 metros em 10,76 segundos, com vento contra de 2.8 m/s, mostrando que o estágio no Brasil trouxe proveitos. Rodrigo Dionísio (Estreito) também esteve em bom nível, mostrando que se pode intrometer na luta entre Rui Palma e João Almeida, numa prova de 110 metros Barreiras que correu em 14,68 segundos, com vento contra. Por fim Alberto Paulo (Marítimo) a conseguir também um bom resultado, onde teve a melhor marca dos 3000 metros Obstáculos, com uma prova realizada em 8.50,06 minutos.

Em femininos não houve marcas por aí além. De referir apenas o bom resultado de Patrícia Vieira, que nos 100 metros barreiras triunfou em 14,66 segundos, com vento contra, sendo a mais destaca atleta portuguesa da actualidade, nesta prova.

MARINHA GRANDE:
A Marinha Grande, distrito de Leiria, acolheu a prova referente aos clubes do centro do país, e em boa verdade os bons resultados ocorridos ocorreram fundamentalmente em provas femininas.

O mais destacado resultado veio de Vânia Silva (J.Vididalense), que no lançamento do Martelo realizou a marca de 66.90 metros, mostrando-se já em forma neste momento da temporada, podendo ser uma esperança de bom resultado para a Taça da Europa.

Há também que destacar a boa qualidade das jovens atletas Irina Rodrigues (J. Vidigalense) e de Eva Vital (Arneirense), que mais uma vez voltaram a brilhar. Irina Rodrigues foi a melhor atleta do apuramento, quer na prova de Salto em Altura (onde venceu com 1.63 metro), quer na prova de Lançamento do Disco (onde venceu com 51.93 metros). Eva Vital, também juvenil, apesar de não ter sido a melhor atleta nacional em nenhuma das provas em que participou, fez uma boa prova de 110 metros Barreiras e de Salto em Comprimento, mostrando-se como um dos futuros da modalidade em Portugal.

GUIMARÃES:
Em Guimarães, na Pista dos Gémeos Castro, acolheu os clubes do Norte, onde o principal clube era, obviamente o FC Porto. Porém, não houve resultados individuais de grande destaque, embora no geral eles tenham sido bons.

Youssef el Kalay, na prova de 3000 metros, protagonizou a melhor marca do apuramento, numa prova que lhe correu bem. O atleta do Porto venceu em 14.07,23 minutos, sendo um forte atleta para disputar a final do Nacional de Clubes. O outro grande resultado ocorreu por parte de Marta Godinho (Porto), que no Triplo Salto mostrou que quer estar presente na Taça da Europa, com um bom salto a 13.16 metros, ainda que tenha sofrido de vento contra a 2.1 m/s, o que perspectiva que a atleta poderá chegar-se do recorde pessoal na final do Nacional de Clubes, onde deverá ter uma disputa interessa contra Susana Costa.

E OS CLUBES APURADOS FORAM...

Posto isto os clubes apurados para a 1ª divisão foram:

MASCULINOS:
Sporting Clube de Portugal (campeão)
Sport Lisboa e Benfica - 649.5 pontos
Futebol Clube do Porto - 611.5 pontos
Clube Sport Marítimo - 610 pontos
Grupo Desportivo Estreito - 576 pontos
Juventude Vidigalense - 571 pontos
Centro de Atletismo de Seia - 558 pontos
Gira Sol / Ramos Catarino - 548.5 pontos

FEMININOS:
Sporting Clube de Portugal (campeão)
Futebol Clube do Porto - 383 pontos
Sporting Clube de Braga - 369.5 pontos
Grupo Desportivo Estreito - 353 pontos
Juventude Vidigalense - 340 pontos
Centro de Atletismo Madeira - 321 pontos
Club Sport Marítimo - 302 pontos
GRECAS - Vagos - 290.5 pontos

De fora da 1ª divisão ficaram clubes como a JOMA, que ficou na 2ª divisão, e que assim perde alguma da sua tradição dos últimos anos, num projecto com outras caras este ano.

Indiscutível parece ser a vitória colectiva do Sporting quer em masculinos, quer em femininos, com o Benfica a parecer indiscutível no 2º lugar, em masculinos, e o Porto no 2º lugar em femininos.

| Mais


Comentarios (2)add feed
fraquito : PC.28
El Kalay fez a melhor marca do apuramento nos 3000 metros com 14.07,23 minutos???

Vou treinar mais um bocadito e sou capaz de lhe ganhar para a próxima semana.
Maio 28, 2008
E o Luis Sá : Pedro
Rodrigo Dionísio poderá intrometer-se na luta Rui Palma e João Almeida.
E o Luis Sá será que já não é desta luta....
Maio 28, 2008
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2