 |
Sílvia Cruz perto do recorde nacional...
Ao final do primeiro dia, o Sporting lidera quer em masculinos, quer em femininos...
|
A primeira jornada correu particularmente bem ao Sporting, que neste momento lidera em masculinos (Grupo A) e em femininos (Grupo B), embora sem resultados de grande relevo.
**MASCULINOS**
No sector masculino Francis Obikwelu fez uma boa corrida de 100 metros, atendendo os 2.4 m/s de vendo contra, e realizou uns bons 10,35 segundos, gerindo a vantagem sobre o italiano Simone Collio. Amanhã Francis Obikwelu terá a prestação na prova de 200 metros, onde deverá tentar uma marca abaixo dos 21 segundos.
A outra das vitórias do Sporting ocorreu na prova de 4x100 metros, que apesar das expectativas não obteve recorde nacional. Ainda assim a marca de 39,47 segundos é bastante boa, e pode perspectivar que Portugal apresente na Taça da Europa uma estafeta abaixo de 39 segundos. Nesta equipa estiveram Ricardo Pacheco, João Ferreira, Arnaldo Abrantes e Francis Obikwelu.
A terceira, e última, vitória do dia pertenceu a Gaspar Araújo, que apareceu em boa forma para triunfar na prova de salto em comprimento. O atleta português realizou um excelente salto a 7.93 metros, embora com vento em excesso.
De resto, um bom 2º lugar de Marco Fortes, no lançamento do peso, que arremessou a 18.91 metros, mostrando que aos poucos começa a estar em forma. Os terceiros lugares de António Travassos, que nos 5000 metros fez 14.10,59 minutos, e de Edivaldo Monteiro, que nos 400 metros barreiras realizou um bom teste em 51,56 segundos, ajudaram o Sporting colectivamente.
Ao final do primeiro dia, Sporting empatado na frente com o Luch Moscovo (RUS), e com apenas um ponto de vantagem sobre a equipa checa Dukla Praga. Em baixo estiveram as equipas Fiamme Gialle (IYA) e Chapin (ESP), que acabaram por desiludir em algumas provas.
**FEMININOS**
Já em femininos o Sporting parece estar praticamente apurado para o grupo A, dando mostras de muita categoria, e ainda sem a participação de Naide Gomes, que competirá no 2º dia na prova de Salto em Comprimento.
A russa Olga Shulikova, a representar o Sporting, não teve dificuldades em vencer a prova de 400 metros, onde triunfou com uma margem superior a 2 segundos (!). A atleta sportinguista venceu num "contra-relógio" de 54,04 segundos.
Também vencedora, embora com um resultado ainda fraco, Maria do Carmo Tavares venceu na prova de 800 metros, onde, sem grande oposição, acabou com a marca de 2.10,65 minutos.
Jelena Prokopchuka, atleta letã a representar o Sporting, fez também uma corrida de gestão, na prova de 3000 metros, onde acabou em 9.49,82 minutos.
Isolada esteve também Clarisse Cruz, que num bom ensaio aos 3000 metros obstáculos conseguiu terminar em 10.01,33 minutos, deixando-a com uma vantagem a rondar 1'30 para a segunda classificada.
Patrícia Lopes, a disputar os 400 metros Barreiras, teve também uma prova simples, e sem oposição de maior. A atleta leonina terminou em 59,36 segundos, com quase 2 segundos menos que a sua mais directa adversária.
Susana Costa, ainda fora da forma ideal, saltou 12.95 metros, salto que ainda assim lhe deu a vitória na prova de Triplo Salto.
Muito bem esteve Sílvia Cruz que lançou perto do recorde nacional, com um grande lançamento realizado a 59.57 metros, marca que fica apenas a 17 centímetros do seu máximo nacional. Esta marca, além de lhe ter permitido a vitória, permitiu-lhe a confirmação dos mínimos "B" para os Jogos Olímpicos de Pequim.
Por fim, vitória do Sporting na prova de 4x100 metros que, com uma equipa de saltadoras e velocistas, venceu à tangente com 46,81 segundos, numa equipa constituída por Mónica Lopes, Naide Gomes, Susana Costa e Patrícia Lopes.
Colectivamente o Sporting está com 19 pontos de avanço, pontuação que quase garantirá a subida de grupo por parte da equipa portuguesa.
|