Taça dos Clubes Campeões Europeus este fim-de-semana

Quinta, 22 Maio 2008
Taça dos Clubes Campeões Europeus este fim-de-semana

FPA

Grupo A e B em disputa...

A prova realiza-se em Vila Real de Santo António, e estarão presentes alguns dos melhores atletas europeus, onde o Sporting será a equipa portuguesa representante...

 

Algumas das melhores equipas da última época estarão presentes, onde em masculinos o Sporting terá de lutar muito para manter o 2º lugar colectivo, e em femininos está de regresso a esta competição, num esforço que foi também financeiro.

Sporting (POR), Luch Moscovo (RUS), G.A. Fiamme Gialle (ITA) e Enka Spor Kulubu (TUR) são as equipas que estarão em disputa pelo pódio no Algarve, embora todas as equipas estejam bastante equilibradas.

Estarão no Algarve cerca de 20 atletas olímpicos, entre as 36 equipas presentes e os mais de 800 atletas em competição.

Um dos atractivos poderá ser a tentativa de bater o recorde nacional na prova de 4x100 metros, onde o Sporting tem alguns dos principais atletas da velocidade portuguesa. Três deles (Ricardo Pacheco, Arnaldo Abrantes e João Ferreira) estiveram em estágio no Brasil, onde realizaram uma das melhores estafetas de sempre, juntamente com Danny Gonçalves. Francis Obikwelu parece ser a chave de ouro desta equipa de estafeta, que assim poderá estar a um passo do recorde nacional de 4x100 metros, e melhorar a posição portuguesa ao nível das estafetas mundiais. Para os Jogos Olímpicos de Pequim, Portugal terá de estar entre as 16 melhores equipas de estafeta do mundo, sendo que neste momento ocupa a 19ª posição, sem Obikwelu...

Falando sobre a equipa do Sporting, Francis Obikwelu será a grande estrela, onde participará quer na prova de 100 e 200 metros, onde abrirá a época nestas distâncias, aquelas que correrá em Pequim, na altura dos Jogos Olímpicos. Duas provas fará também António Travassos, que uma vez mais irá dar o seu contributo nas provas de 3000 e 5000 metros. Nos 110 metros Barreiras Rui Palma doi o escolhido para representar o Sporting, relegando os restantes barreiristas sportinguistas. Para Gaspar Araújo esta pode ser a prova da confirmação da sua subida de forma, onde tentará garantir um lugar na equipa portuguesa para a Taça da Europa, na prova de Salto em Comprimento. Marco Fortes fará também uma "dobradinha", nas provas de Peso e Disco, numa altura em que o atleta está em recuperação de uma lesão. Yuri Bilonog foi assim prescindido, até porque Marco Fortes esta época tem-se apresentado muito forte. Vítor Costa, no Lançamento do Martelo, poderá tentar aproximar-se dos mínimos "B" para os Jogos Olímpicos de Pequim, tendo de realizar, para isso, uma marca acima dos 74 metros. Vladislav Shkurlatov (RUS) foi contratado pela equipa portuguesa para participar no Lançamento do Dardo, para fazer face a um atleta de boa qualidade nesta especialidade. O atleta russo tem como melhor esta época um lançamento realizado a 75.15 metros, marca que o coloca entre os melhores desta Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Em femininos a equipa turca e a equipa russa lutarão pela vitória do Grupo A. No Grupo B, onde está a equipa do Sporting, parece não haver dúvidas quanto à subida de grupo por parte das representantes portuguesas.

A equipa sportinguista em femininos é mais fraca que em masculinos, até porque as exigências são menores ao nível dos objectivos. Numa equipa onde a estrela é a portuguesa Naide Gomes, que abrirá a época de Verão com a prova do Salto em Comprimento, onde terá adversárias de boa qualidade, entre elas a russa Tatyana Lebedeva. Também da Rússia é a atleta contratada pela equipa leonina para as provas de 200 e 400 metros. Olga Shulikova tem bons recordes pessoais (24,32 e 51,16) e poderá ser uma das chaves do sucesso do Sporting no Grupo B. Outra das chaves do sucesso prende-se com a contratação da letã Jelena Prokopchuka, que terá à sua responsabilidade as provas de 3000 e 5000 metros, atleta que, contudo, está mais habituada a provas mais longas. Vera Lavrador é uma das surpresas da equipa, na prova de Salto com Vara, com Elisabete Tavares a ficar de fora da equipa portuguesa. A saltar próxima do recorde nacional poderá estar Susana Costa, na prova de Triplo Salto, e no Lançamento do Dardo poderá ser Sílvia Cruz a mostrar-se em boa forma. De resto destaque para o regresso de Antónia Borges à equipa, depois de algum tempo de paragem por maternidade.

Em Vila Real de Santo António, além de alguns dos atletas referenciados, estarão presentes os seguintes atletas:

Simone Collio (ITA), Andrea Barberi (ITA), Collins Kosgei (KEN), Andrea Bettinelli (ITA), Dimitris Valukevic (SVK), Libor Charfreitag (SVK), Nicola Vizzoni (ITA), Josephine Onyia (ESP), Ruth Beitia (ESP), Oksana Udmurtova (RUS), Barbora Spotakova (CZE), entre outros.

Tudo bons motivos para ser acolhida uma das melhores provas do ano em Portugal, e onde muitos atletas portugueses terão oportunidade de começar a mostrar o seu estado de forma, e que podem ser opções para a Taça da Europa.

| Mais


Comentarios (2)add feed
110bar : atletismo
O Atleta que irá aos 110m bar é o jovem João Almeida e não o Rui Palma.
Maio 22, 2008
Rui Palma ou João Almeida.. : Edgar Barreira
Os dados colocados são os que constam nas listas da Associação Europeia de Atletismo, logo as listas oficiais.
Maio 23, 2008
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2