 |
Jamor, Maia e Luso com renovados centros de treino...
O vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo acalenta esperanças para uma grande prestação na Taça da Europa...
|
Na edição de ontem do jornal "Metro" Luís Leite falou sobre o atletismo em Portugal, desde as expectativas para Pequim, passando pela Taça da Europa e também pelos centros de alto rendimento.
Jogos Olímpicos de Pequim
Optimista para Pequim, Luís Leite considera que existem possibilidades de bons resultados nos Jogos Olímpicos de Pequim, naquele que é o desporto em Portugal com mais atletas apurados. Com o sentido de "evitar eventuais erros que terão sido cometidos no Campeonato do Mundo de Osaca", os atletas portugueses deverão chegar a Pequim ou a uma cidade coreana "com pelo menos oito dias de antecedência", anunciou Luís Leite, abrindo assim possibilidade aos atletas para poderem estagiar no clima oriental, minimizando o jet-lag.
Taça da Europa
Quanto à Taça da Europa o optimismo de Luís Leite é também ele evidente, chegando mesmo a dizer que "se tudo correr muito bem, é subir à Superliga", referindo-se ao objectivo principal da selecção portuguesa, que em Junho disputará a 1ª liga da Taça da Europa em Leiria. Para isso, Portugal terá de estar entre as 12 melhores selecções no fim-de-semana de 21 e 22 de Junho, sendo de esperar uma grande afluência de público. Em 2005 estiveram cerca de 17 mil pessoas no Estádio Magalhães Pessoa, que agora se veste novamente de vermelho e verde.
Meio-Fundo e Fundo português
Mais apto para as disciplinas técnicas, tendência que Luís Leite considera normal visto que Portugal tem desenvolvido ao nível económico-social, Luís Leite afirmou que a FPA está a fazer o possível para detectar jovens talentos para o meio-fundo e fundo português. Contudo afirma que existe dificuldade para tal, até porque "o meio-fundo e o fundo permitiram que indivíduos de nível social mais baixo se afirmassem", tendência menos verificada em Portugal, e não só...
Centros de Alto Rendimento reformulados
Quanto ao centro de alto rendimento do Jamor, Luís Leite está optimista, considerando que poderá ser utilizado ainda para a preparação dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Para desenvolvimento das condições de treino de atletismo estão previstas as seguintes melhorias:
->JAMOR :
- recuperação da pista nº1, no Estádio Nacional, com condições para provas internacionais ;
- novos balneários, salas de apoio à pista, arrecadações e departamento médico;
->MAIA:
. recuperação da pista do Estádio da Maia ;
->LUSO:
- melhoria das actuais condições, para um centro de treino jovem.
|