Lisboa triunfa no Olímpico Jovem Nacional

Segunda, 19 Maio 2008
Lisboa triunfa no Olímpico Jovem Nacional

Lisboa derrotou hegemonia leiriense...

Disputada em Leiria, a final do Olímpico Jovem Nacional não teve resultados de enorme destaque, mas sim com muito equilíbrio...

 

Neste fim-de-semana foi disputada uma das competições juvenis mais importantes em Portugal, competição esta que acolhe o carinho do Comité Olímpico Internacional.

O resultado mais interessante das duas jornadas foi o de João Frias (Madeira), que além de um atleta bastante completo (ficou em 2º lugar no Atleta Completo disputado há 2 semanas), mostrou-se um grande especialista na prova de Triplo Salto. O atleta juvenil realizou um excelente salto de 14.55 metros, marca que por pouco não foi homologada, dado que nesse momento o vento soprava a 2.1 m/s . Caso a marca tivesse sido homologada o atleta teria ficado a apenas 9 centímetros do recorde nacional, que pertence a Mário Aníbal, atleta que curiosamente também se destacou mais tarde nas provas combinadas.

De resto há a destacar três atletas que obtiveram duas vitórias individuais. Foram os casos da iniciada Andreia Crespo (Guarda), e das juvenis Irina Rodrigues (Leiria) e Diana Soares (Porto). Andreia Crespo (Guarda) mostrou a sua velocidade e a sua técnica, vencendo os 80 metros (10,41) e os 80 metros barreiras (14,40). Já Irina Rodrigues (Leiria) mostrou porque está no percurso de Alta Competição e triunfou naquelas que são as suas especialidades de eleição - o Salto em Altura (1.68) e o Lançamento do Peso (14.02). Por último Diana Soares (Porto) mostrou-se bastante completa entre disciplinas de Meio-Fundo e Fundo. A atleta triunfou nos 800 metros (2.15,08) e nos 3000 metros (10.56,07), não conseguindo evitar a ausência do pódio da selecção do Porto.

Colectivamente as vitórias individuais pertenceram em maior número à selecção de Leiria (11 vitórias), mas com uma equipa mais homogénea, Lisboa (com 7 vitórias individuais) acabou por triunfar, muito por causa de uma equipa mais fraca em Juvenis Masculinos, por parte da selecção leiriense.

Assim ficaram no pódio as selecções de Lisboa (663 pontos), Leiria (650 pontos) e de Aveiro (597.5 pontos), relegando a selecção do Porto para a 4ª posição colectiva.

Entre os diversos sectores da modalidade, considerando os sectores de Velocidade, Meio-fundo e Fundo, Marcha, Saltos, Lançamentos, Barreiras e Estafetas, houve um grande equilíbrio. A excepção é nas Estafetas, onde Leiria dominou por completo, perdendo apenas uma das provas de Estafetas, para o Porto.

Foi assim mais uma edição desta prova, que tem sido um dos principais "trampolins" para alguns atletas que fazem a sua passagem para o escalão de Juniores, logo com maior interesse das equipas que disputam o Campeonato Nacional de Clubes.

Os resultados poderão ser consultados no site da Federação Portuguesa de Atletismo.

| Mais


Comentarios (6)add feed
Por acaso quem escreveu esse comentário é de leiria? : jose da cruz rolo martins
Sinceramente, pensava que Vªs Ex.ªs percebiam mais de atletismo? Então as marcas dos Juvenis tanto masculinos como femininos, não foram de enaltecer?
É que por exemplo a marca das juvenis é só uma das melhores marcas nacionais do ano... uma marca de alta competição! por favor enaltecam quem merece e Há mais..
Maio 19, 2008
... : ...
concordo com o comentario acima
houve muitas marcas que merecem destaque
Maio 19, 2008
Resposta.... : Edgar Barreira
Boa noite,

compreendo as vossas queixas, mas o critério utilizado foi menos abrangente que o costume. Não porque esta prova não o mereça, não porque queiramos esconder os bons resultados obtidos, mas sim porque o portal atravessa uma fase de incremento de capacidade, e como tal nem sempre é possível dar o mesmo pormenor noticioso em todos os momentos, pedindo desculpa por tal.

Contudo não deixámos de querer noticiar este evento, porque o mesmo merece, e considerámos que não noticiar é que era errado.

E quanto a quem escreveu ser de Leiria, talvez preferisse nem comentar!Mas... Ainda que essa fosse a situação, pode o Sr. "jose da cruz rolo martins" ter a certeza que não seria isso que iria alterar o texto, porque promovemos a imparcialidade, logo agradeço que respeite o nosso trabalho, porque ele é feito com respeito para todos vós!!! E isso é fácil de ver...quem escreveu até é de Lisboa...

Penso não ser necessário estender este diálogo, e como tal deixo encerrada a questão!

Agradeço, porém, o vosso sentido crítico.
Maio 19, 2008
Boas marcas no Olímpico Jovem : Emanuel Vital
Contributos positivos:

Estou a recordar-me:
- do lançamento do martelo que é melhor marca do ano de Júniores e foi obtida por uma juvenil a Ana Rita Henriques;
- do lançamento do peso, idem idem, obtida pela Irina Rodrigues;
- e dos 100 metros planos, uma corrida fantástica da Filipa Martins, que lhe dá entrada na alta competição.

Parabéns a todos, e que venham mais notas positivas se se lembrarem.
Maio 19, 2008
... : jose da cruz rolo martins
Caro Senhor!
Agradeço a explicação dada, no entanto mantenho o que disse visto que permanece o meu espírito crítico, também não pretendo polémica, visto não ser da minha índole, apenas um pouco céptico a esta modalidade que pretendo mais evolutiva, no sentido de que os miúdos necessitam que os enalteçam, para no futuro, serem grandes atletas. Esta é uma das permissas que pretendo para esta geração que acho muito boa e poderá dar grandes resultados
à posteriori. No entanto. aqui ficam as minhas desculpas. se fui tb um pouco severo de mais. Continuação de um bom trabalho. Atenta e Atenciosamente.

JM
Maio 20, 2008
... : ...
Leiria não tinha uma equipa de estafeta fraca apenas houve uma ma transmissão que impossibilitou uma boa estafeta e se Leiria não tivesse sido desqualificada tinha ganho a Lisboa!

Acontecimentos como estes acontece aos melhores!
Maio 22, 2008
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2