 |
Pistorius já pode participar nas grandes competições ...
Oscar Pistorius, o sul-africano que há meses luta por uma presença nas principais competições, sendo ele considerado atleta paralímpico, ganhou o recurso...
|
Depois de uma enorme "novela" em torno deste caso, em que existiam estudos a favor e contra, e depois da IAAF ter rejeitado a presença do atleta em algumas das principais competições (como por exemplo campeonatos do mundo), o atleta sul-africano ganhou o recurso no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).
Assim, o atleta poderá estar nas principais competições internacionais já a partir do próximo fim-de-semana, embora o atleta não tenha neste momento mínimos para os Jogos Olímpicos de Pequim. Para tal o atleta terá de correr os 400 metros planos abaixo de 45,95 segundos (mínimo "B"), embora o atleta só tenha neste momento a marca de 46,46 segundos. Contudo Pisturius não desiste, e mesmo que não consiga estar nos Jogos Olímpicos de Pequim, tentará a presença nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, sem antes passar pelas provas de paralímpicos.
O sul-africano pode assim fazer história, sendo o primeiro atleta de sempre a correr uma prova dos Jogos Olímpicos com próteses, as mesmas que foram dadas como dando uma capacidade de impulso para a frente maior.
Lamine Diack, presidente da IAAF, respondeu a esta situação, congratulando o atleta pelo que tinha feito, chegando mesmo a dizer que "Pistorius é um homem inspirador, admirando os seus sucessos futuros".
|