Irina Simagina obteve melhor marca do ano na prova de Salto em Comprimento na prova sueca.
Os atletas eram de luxo, e os 10500 espectadores abrilhantaram ainda mais este evento.
Um dos grandes despiques ocorreu no concurso de Salto em Comprimento Feminino, onde esteve presente a portuguesa Naide Gomes (na foto). A vencedora foi Irina Simagina (Rússia) que estabeleceu a melhor marca mundial do ano com um excelente salto a 6.96 metros. Foi esta a marca que destronou Naide Gomes, que liderou grande parte do concurso, e que no derradeiro ensaio quase bateu Irina Simagina com o salto que lhe deu o 2º lugar (6.93 metros). Este salto foi recorde nacional de Pista Coberta, o mesmo acontecendo com o salto executado pela sul africana Karin Mey, que também melhorou o seu recorde nacional para 6.85 metros. Prevê-se assim uma grande final nos Mundiais de Pista Coberta, onde a portuguesa Naide Gomes encontra-se em grande forma para obter medalha.
Boa prova foi também a de 60 metros Barreiras, onde Susana Kallur venceu com 7.74 segundos, a 6 centésimos do recorde do Mundo. Esta marca é mais valiosa ainda, se atendermos que a 2ª classificada acabou com a marca de 7.91 segundos.
De resto marcas de bom nível, mas sem mais melhores marcas mundiais, neste que foi um ensaio geral para alguns atletas, e a obtenção de mínimos para outros, entre eles a portuguesa Sandra Texeira, que conseguiu mínimos na prova de 1500 metros, ao ter terminado em 8º lugar com a marca de 4.14,72 minutos.
Assim Stefan Holm (Suécia) venceu, mas não convenceu na prova de Salto em Altura onde venceu com 2.33 metros. A moçambicana Maria de Lourdes Mutola mostrou porque é favorita a medalhas em Valência, e venceu os 800 metros com uma marca abaixo dos 2 minutos (1.59,82).Johan Wissman (46.30 - 400m M), Wilfred Bungei (1.47,16 - 800m M), Maryam Jamal (4.04,30 - 1500m F), Antonietta Di Martino (1.97 - Altura F) e Yevgeniy Lukyanenko e Tim Lobinger (4.81 - Vara M) foram outros dos vencedores, onde se acrescenta ainda Dayron Robles que venceu os 60 metros Barreiras masculinos com a marca de 7.44 segundos.
Foto: IAAF
|